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SECRETARIA DE SAÚDE

SAYONARA MOURA DE OLIVEIRA CIDADE
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Fisioterapeuta pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública e Gestão dos Sistemas Locais de Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Atuou como assessora técnica da Secretaria de Saúde de Crato (1996 a 1999). Atuou como facilitadora da implantação da microrregional de Iguatu (2000-2001); assessora técnica e gerente microrregional da 19º CRES-Brejo Santo (2001-2005) e presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Microrregional (2001-2005). Coordeno [...]

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 11.393.992/0001-80

Telefone(s): (88) 9.8108-1916

E-MAIL: saude@taua.ce.gov.br

Horário: DE SEG. A QUI. DE 7H -11H00 DE 13H - 17H | SEX. 7H- 11H E DE 13H - 16H

Endereço: AV. ODILON AGUIAR, Nº 177 - CENTRO - CEP: 63.660-000

Mais informações do orgão
Apresentação
Todas as nossas Equipes de Saúde são compostas por:
Médico
Enfermeiro
Odontólogo
Assistente Social
Psicólogo
Educador Físico
Fisioterapeuta
Nutricionista
Fonoaudiólogo
Terapeuta Ocupacional
Auxiliar de Enfermagem
Técnico de Enfermagem
Técnico de Saúde Bucal
Auxiliar de Farmácia
Auxiliar Administrativo
Digitador
Auxiliar de Serviços Gerais
Vigia
   
Missão
Garantir um serviço de saúde de qualidade à população, com acesso integral e resolutivo em todos os níveis de atenção, assegurando uma gestão eficiente das políticas públicas de saúde. Fazer uma gestão eficiente e humanizada para todos e todas.
   
Visão
Será referencia em gestão de saúde e alcançar exelencia até 2028
   
Valores
Competência
compromisso
Credibilidade
etica
Inovação
Transparência
   
Atribuições da Secretaria
I - gerenciar, formular, executar e avaliar a política municipal de saúde, em consonância com as normas e diretrizes gerais do Sistema Único de Saúde - SUS;
II - estruturar, manter e gerenciar o Sistema Municipal de Saúde, integrado em rede pública de serviços, que disponibilize à população serviços de saúde na atenção primária, secundária e especializada;
III - formular, coordenar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Saúde, observadas as diretrizes dos planos nacional e estadual e as normas do Sistema Único de Saúde - SUS;
IV - desenvolver e executar ações de vigilância à saúde, assegurando o cumprimento da legislação sanitária em vigor;
V - promover e supervisionar, em articulação com os órgãos afins, programas e ações de qualificação e valorização dos servidores e profissionais da área de saúde do Município;
VI - promover a produção e difusão de pesquisas cientifica e tecnológica para o desenvolvimento do Sistema Municipal de Saúde, em articulação com órgãos de pesquisa, intuições públicas, empresas privadas e organizações não governamentais;
VIII - administrar o funcionamento, manutenção e qualidade da infraestrutura física e unidades que compõem o Sistema Municipal de Saúde;
IX - coordenar a execução de programas municipais de saúde, decorrentes de contratos e convênios com entes consorciais e órgãos estaduais e federais;
X - propor, no âmbito do Município, contratos de gestão, termos de parcerias, convênios, termos de cooperação e fomento com entidades civis e prestadoras de serviços da rede privada de saúde, cabendo-lhe o controle e a avaliação de sua execução;
XI - dispor sobre a normatização complementar das ações e dos serviços públicos de saúde, no âmbito de sua competência legal;
XII - controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde, no âmbito municipal;
XIII - administrar os recursos do Fundo Municipal de Saúde;
XIV - fiscalizar o cumprimento das posturas municipais no que se refere às ações de vigilância sanitária, exercendo o poder de polícia aplicado à higiene pública;
XV - desenvolver ações de controle e combate aos diversos tipos de zoonoses, vetores e agravos que provoquem doenças;
XVI - instituir e manter atualizado em meio digital, o Sistema de Informações de Saúde, de modo a instruir programas, projetos e ações da política municipal de saúde pública;
XVII - articular-se com as demais Secretarias Municipais para o planejamento, a execução e a avaliação de programas, projetos, ações e atividades transversais que necessitem de coordenação interinstitucional, para assegurar a eficácia e a economia dos recursos públicos municipais;
XVIII - promover campanhas públicas de vacinações e cuidados necessários para evitar epidemias de saúde pública;
XIX - monitorar os serviços de saúde prestados por organizações civis, fundações, entidades sem fins lucrativos, empresas com responsabilidade social, dentre outras;
XX - formalizar o processo de qualificação das pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como organizações sociais, organizações da sociedade civil e demais entidades não-governamentais, nos termos da legislação federal e municipal específicas;
XXI - desempenhar outras atividades que lhes sejam atribuídas por ato regulamentar da Chefe do Poder Executivo Municipal.
   
Atribuições do Gestor
gerenciar, formular, executar e avaliar a política municipal de saúde, em consonância com as normas e diretrizes gerais do Sistema Único de Saúde - SUS;
estruturar, manter e gerenciar o Sistema Municipal de Saúde, integrado em rede pública de serviços, que disponibilize à população serviços de saúde na atenção primária, secundária e especializada;
formular, coordenar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Saúde, observadas as diretrizes dos planos nacional e estadual e as normas do Sistema Único de Saúde - SUS;
desempenhar outras atividades que lhes sejam atribuídas por ato regulamentar da Chefe do Poder Executivo Municipal.
   
Nome Data início Data fim
Mais
GLAI JONES ALVES FEITOSA 01/07/2021 31/12/2024
Nome Data início Data fim
Mais
ELISANGELA VIEIRA FELIX 01/07/2021
Setor Contatos Ramal E-mail
Mais
ALMOXARIFADO SAÚDE saude@taua.ce.gov.br
ATENÇÃO SECUNDÁRIA saude@taua.ce.gov.br
CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO - CAF saude@taua.ce.gov.br
CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA saude@taua.ce.gov.br
COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA aps.taua2021@gmail.com
ENGENHARIA
EPIDEMIOLOGIA saude@taua.ce.gov.br
EQUIPE MULTIPROFISSIONAIL - NASF saude@taua.ce.gov.br
OUVIDORIA (88) 99846-2086
saude@taua.ce.gov.br
RH saude@taua.ce.gov.br
SAÚDE BUCAL saude@taua.ce.gov
SAÚDE DA MULHER saude@taua.ce.gov.br
SAÚDE DO TRABALHADOR saude@taua.ce.gov.br
SERVIÇO SOCIAL saude@taua.ce.gov.br
SISTEMA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - BOLSA FAMILIA
TI saude@taua.ce.gov.br
TRANSPORTE saude@taua.ce.gov.br
VIGILÂNCIA SANITARIA saude@taua.ce.gov.br
Descrição Sigla Mais
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TAUÁ CMS

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO: 4/2025

A Programação Anual de Saúde – PAS de 2025, no município de Tauá, reflete as ações e serviços contidos no Plano Municipal de Saúde – PMS para o período de 2022 a 2025 e a Lei Orçamentária Anual - LOA de 2025. A PAS contém para o exercício de 2025, as Diretrizes, Objetivos, Metas e Ações, que irão nortear o seu monitoramento. Para a obtenção dos resultados esperados nas ações planejadas, destaca-se a importância de um modelo descentralizado de saúde, que busca a atuação conjunta e articulada entre os principais níveis da gestão municipal (Administrativo, Local e Distrital). Vale ressaltar, que as metas apresentadas possuem prazos para seus alcances e enseijam a Programação para o quadriênio 2026-2029. Os recursos financeiros destinados à execução das ações e serviços do SUS são movimentados através do Fundo Municipal de Saúde – FMS, por meio de transferências municipal, estadual e federal. A previsão orçamentária do FMS foi definida no Plano Plurianual – PPA. O monitoramento e a avaliação se darão de acordo com os relatórios quadrimestrais e a avaliação final deverá ocorrer no início de 2026, integrando, portanto, o Relatório Anual de Gestão (RAG/2025). A PAS tem a missão de desenvolver no município de Tauá um sistema de saúde humanizado, coerente com os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo uma tenção integral a saúde a todos os cidadãos residentes, bem como, o de contribuir com a regionalização solidária e cooperativa pactuando e consorciando-se com os demais gestores da Região Descentralizada de Saúde e Macrorregião.

02/01/2025

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO: 3/2024

A Programação Anual de Saúde – PAS de 2024, no município de Tauá, reflete as ações e serviços contidos no Plano Municipal de Saúde – PMS para o período de 2022 a 2025 e a Lei Orçamentária Anual - LOA de 2024. A PAS contém para o exercício de 2024, as Diretrizes, Objetivos, Metas e Ações, que irão nortear o seu monitoramento. Para a obtenção dos resultados esperados nas ações planejadas, destaca-se a importância de um modelo descentralizado de saúde, que busca a atuação conjunta e articulada entre os principais níveis da gestão municipal (Administrativo, Local e Distrital). Vale ressaltar, que as metas apresentadas possuem prazos para seus alcances e enseijam a Programação para o quadriênio 2026-2029. Os recursos financeiros destinados à execução das ações e serviços do SUS são movimentados através do Fundo Municipal de Saúde – FMS, por meio de transferências municipal, estadual e federal. A previsão orçamentária do FMS foi definida no Plano Plurianual – PPA. O monitoramento e a avaliação se darão de acordo com os relatórios quadrimestrais e a avaliação final deverá ocorrer no início de 2026, integrando, portanto, o Relatório Anual de Gestão (RAG/2024). A PAS tem a missão de desenvolver no município de Tauá um sistema de saúde humanizado, coerente com os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo uma atenção integral a saúde a todos os cidadãos residentes, bem como, o de contribuir com a regionalização solidária e cooperativa pactuando e consorciando-se com os demais gestores da Região Descentralizada de Saúde e Macrorregião.

30/12/2024

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO: 2/2023

A Programação Anual de Saúde – PAS de 2023, no município de Tauá, reflete as ações e serviços contidos no Plano Municipal de Saúde – PMS para o período de 2022 a 2025 e a Lei Orçamentária Anual - LOA de 2023. A PAS contém para o exercício de 2023, as Diretrizes, Objetivos, Metas e Ações, que irão nortear o seu monitoramento. Para a obtenção dos resultados esperados nas ações planejadas, destaca-se a importância de um modelo descentralizado de saúde, que busca a atuação conjunta e articulada entre os principais níveis da gestão municipal (Administrativo, Local e Distrital). Vale ressaltar, que as metas apresentadas possuem prazos para seus alcances. Os recursos financeiros destinados à execução das ações e serviços do SUS são movimentados através do Fundo Municipal de Saúde – FMS, por meio de transferências municipal, estadual e federal. A previsão orçamentária do FMS foi definida no Plano Plurianual – PPA. O monitoramento e a avaliação se darão de acordo com os relatórios quadrimestrais e a avaliação final deverá ocorrer no início de 2024, integrando, portanto, o Relatório Anual de Gestão (RAG/2024). A PAS tem a missão de desenvolver no município de Tauá um sistema de saúde humanizado, coerente com os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde - SUS, que garanta atenção integral a saúde a todos os cidadãos residentes, bem como, o de contribuir com a regionalização solidária e cooperativa pactuando e consorciando-se com os demais gestores da Região Descentralizada de Saúde e Macrorregião.

05/01/2023

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO: 1/2022

O Plano Municipal de Saúde referente ao quadriênio 2022-2025, é um instrumento que tem a finalidade de garantir os processos de saúde, na perspectiva de modernizar o preceito constitucional: “saúde direito de todos e dever do Estado”. O PMS tem a missão de desenvolver no município de Tauá um Sistema de saúde humanizado, coerente com os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde - SUS, que garanta atenção integral à saúde a todos os cidadãos residentes, bem como, o de contribuir com a regionalização solidária e cooperativa pactuando e consorciando-se com os demais gestores da Região Descentralizada de Saúde e Macrorregião. Neste sentido e, cumprindo as demandas dos compromissos com o planejamento em saúde enquanto instrumento de gestão, apresentamos o “nosso Plano”, que servirá de referencial orientador da região. Ele é a expressão concreta do nosso “querer fazer” e, deste modo, garantir a integralidade da atenção e a eleição de medidas necessárias à execução e a efetivação dos compromissos assumidos. A construção deste plano não é resultado de um esforço meramente técnico, porém, uma busca à luz de uma análise situacional, com bases nos indicadores e determinantes de saúde e doenças e pela análise da viabilidade política das ações de governo e da sua capacidade de gestão. Deste modo, o PMS (2022-2025) foi construido com base nas análises dos indicadores de saúde, e se deu a partir das relações com a gestão, à atenção em saúde, o financiamento e o Controle Social, na expectativa de construir linhas de ações capazes de promover mudanças, significativas, na vida dos cidadãos tauaenses. E, por ter sido construído de forma participativa, espera-se que seja exequível, sirva de subsídio nas discussões e reflexões das demais Políticas Sociais, conjugando a capacidade de monitoramento e avaliação das ações estratégicas, com a proposta do Governo Municipal às necessidades da sociedade. Sendo assim, o PMS é o demonstrativo dos esforços de toda equipe de gestão, para melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados pelo município de Tauá, aos seus usuários locais e regionais. Glai Jones Alves Feitosa Secretário Municipal de Saúde

05/01/2022

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO: 1/2022

A Programação Anual de Saúde – PAS de 2022, no município de Tauá, reflete as ações e serviços contidos no Plano Municipal de Saúde – PMS para o período de 2022 a 2025 e a Lei Orçamentária Anual - LOA de 2022. A PAS contém para o exercício de 2022, as Diretrizes, Objetivos, Metas e ações, que irão nortear o seu monitoramento. Para a obtenção dos resultados esperados nas ações planejadas, destaca-se a importância de um modelo descentralizado de saúde, que busca a atuação conjunta e articulada entre os principais níveis da gestão municipal (Administrativo, Local e Distrital). Vale ressaltar, que as metas apresentadas possuem prazos para seus alcances. Os recursos financeiros destinados à execução das ações e serviços do SUS são movimentados através do Fundo Municipal de Saúde – FMS, por meio de transferências municipal, estadual e federal. A previsão orçamentária do FMS foi definida no Plano Plurianual – PPA. O monitoramento e a avaliação se darão de acordo com os relatórios quadrimestrais e a avaliação final deverá ocorrer no início de 2023, integrando, portanto, o Relatório Anual de Gestão (RAG/2023). A PAS tem a missão de desenvolver no município de Tauá um sistema de saúde humanizado, coerente com os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde - SUS, que garanta atenção integral a saúde a todos os cidadãos residentes, bem como, o de contribuir com a regionalização solidária e cooperativa pactuando e consorciando-se com os demais gestores da Região Descentralizada de Saúde e Macrorregião.

05/01/2022

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO: 2/2018

São inegáveis os avanços alcançados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que repercutem de forma significativa na saúde da população. A expansão da Atenção Básica (AB), a eliminação e controle de doenças de grande impacto sobre a saúde da população e a redução da mortalidade infantil são exemplos que comprovam as conquistas já registradas. Há, no entanto, enormes desafios que requerem medidas estruturantes, capazes de assegurar a continuidade dessas conquistas e permitir o enfrentamento de desafios como o envelhecimento da população e as causas externas de morbidade e mortalidade, decorrente, sobretudo, dos acidentes de trânsito e da violência interpessoal. Da mesma forma, Tauá apresentou grandes conquistas para a Saúde Pública nos últimos anos, das quais pode-se destacar, entre outras, a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS), ampliação e estruturação do Hospital municipal através de convênio firmado com a Fundação São Camilo, manutenção da Policlínica com oferta de exames especializados, manutenção de serviços de urgência e emergência através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), reestruturação e fortalecimento da Central de Marcação e Regulação com a implantação do Sistema Nacional de Regulação - SISREG, implantação do Sistema e-SUS e internet em todas as Unidades Básicas de Saúde na sede do município, 100% de cobertura do Cartão Nacional de Saúde – CADSUS, qualificação da Assistência Farmacêutica com a implantação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – HÓRUS, o projeto QualificaAPSUS e o Viva Bem no Sertão, na perspectiva de estratificação das doenças crônicas com o objetivo de fortalecer a APS e reorganizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no município. Sendo assim, este relatório é o demonstrativo dos esforços de toda equipe de gestão para melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados pelo município de Tauá aos seus usuários locais e regionais. José Silvério do N. Júnior Secretário Adjunto de Saúde

05/01/2022

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO: 0/2021

A Programação Anual de Saúde (PAS) de 2021, no município de Tauá, reflete as ações e serviços contidos no Plano Municipal de Saúde (PMS) para o período de 2018 a 2021 e a Lei Orçamentária (LOA) de 2021. A PAS de 2021 contém as metas especificas para o exercício em questão, com suas Diretrizes, Objetivos e Metas que irão nortear o seu monitoramento. Para a obtenção dos resultados esperados nas ações planejadas, destaca-se a importância de um modelo descentralizado de saúde, que busca a atuação conjunta e articulada entre os principais níveis da gestão municipal (Administrativo, Local e Distrital). Vale ressaltar, que as metas apresentadas possuem prazos para seus alcances. Os recursos financeiros destinados à execução das ações e serviços do SUS são movimentados através do Fundo Municipal de Saúde (FMS), por meio de transferências municipal, estadual e federal. Ressalta-se, ainda, que às ações relacionadas as SARGCOV-2 foram inclusas na PAS 2020 a partir do mês de agosto e, consequentemente, em 2021. A previsão orçamentária do FMS foi definida no Plano Plurianual (PPA) de 2018-2021, considerando Programas, Metas e as Subfunção. O monitoramento terá como base a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A PAS de 2021 será monitorada, internamente, de forma quadrimestral e a avaliação final deverá ocorrer no início de 2022, integrando, portanto, o Relatório Anual de Gestão (RAG/2021).

06/01/2021
Notícias do órgão

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