
A Prefeitura de Tauá, através do programa Agro Tauá Produtivo, enviou três profissionais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Tauá para participarem de uma capacitação sobre o Programa de auto controle no município de Aracati, com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre o funcionamento de unidades de beneficiamento de pescado registradas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).
A atividade foi realizada em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), que promoveu uma capacitação voltada para os procedimentos de inspeção e para a aplicação dos Programas de Autocontrole dentro das empresas do setor. A orientação técnica foi conduzida pelo médico veterinário Célio Rocha, especialista na área de produtos de pescado.
Durante a capacitação, o grupo visitou a empresa Costamar, unidade que trabalha com o beneficiamento de camarões e possui registro no SISBI, sistema que permite a comercialização de produtos de origem animal em todo o território nacional, desde que atendidos rigorosos padrões sanitários.
Participaram da visita técnica os veterinários Aldair Almeida e Marcos Marcelino, ambos integrantes do Serviço de Inspeção Municipal, além do advogado Lincoln Holanda, que também acompanhou as atividades.
A iniciativa busca fortalecer o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Municipal de Tauá, permitindo que os profissionais levem novas experiências e conhecimentos para aprimorar as ações de fiscalização e orientação aos produtores locais.
A capacitação integra as ações de fortalecimento do Programa Agro Tauá Produtivo, que tem atuado no desenvolvimento das cadeias produtivas do município, incentivando boas práticas, qualidade sanitária e maior competitividade para os produtos de origem animal da região.
Essa é a Prefeitura de Tauá trabalhando pelo o homem do campo!