NOTÍCIAS

23-JUN-2026

JARDIM ZOOBOTÂNICO DA CAATINGA É INAUGURADO EM TAUÁ E MARCA NOVO CAPÍTULO PARA A REGIÃO DOS INHAMUNS

Por Murilo Feitosa 23/06/2026 #jardimzoobotânicodacaatinga

Um importante passo para a preservação ambiental, a educação e o desenvolvimento regional foi dado no último dia 17/06, com a inauguração do Jardim Zoobotânico da Caatinga, em Tauá. O novo equipamento público surge como um espaço dedicado à valorização do único bioma exclusivamente brasileiro, fortalecendo ações de pesquisa, cultura, turismo e conscientização ambiental em toda a região dos Inhamuns.

Idealizado para promover conhecimento e aproximar a população das riquezas naturais da Caatinga, o Jardim Zoobotânico reúne uma estrutura moderna e multifuncional. Entre os principais atrativos estão os Museus da Flora e da Fauna, que apresentam a diversidade de espécies características do bioma, além de um museu interativo, projetado para proporcionar experiências educativas e imersivas aos visitantes.

O espaço conta ainda com salas de capacitação, destinadas à realização de cursos, oficinas e atividades formativas, além de um auditório preparado para eventos, palestras, encontros científicos e ações voltadas à educação ambiental.

O equipamento foi criado com o objetivo de valorizar e preservar a Caatinga, reconhecida por sua resistência, biodiversidade e importância para a identidade cultural e econômica do sertão nordestino. A iniciativa também busca incentivar o turismo sustentável e ampliar as oportunidades de pesquisa científica sobre o bioma.

A expectativa é que o Jardim Zoobotânico se torne um centro de referência para estudantes, educadores, pesquisadores e visitantes, promovendo a integração entre conhecimento, preservação ambiental e desenvolvimento regional.

Por meio de parcerias com instituições de ensino, universidades e pesquisadores, o espaço deverá fortalecer projetos de educação ambiental e sustentabilidade, contribuindo para a formação de novas gerações mais conscientes sobre a importância da conservação dos recursos naturais.

Com a inauguração do Jardim Zoobotânico da Caatinga, Tauá reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e com a construção de um futuro mais sustentável para toda a região dos Inhamuns, transformando conhecimento, conscientização e preservação em um legado para as próximas gerações.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024
SELO
Selo ATRICON Ouro 2024Selo UNICEF 2021-2024Selo Município Verde - 2023