EDITAL DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 004/2025 FUNDAÇÃO ESCOLA
EDITAL
A FUNDAÇÃO ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA E QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS (CNPJ sob o nº 46.404.076/0001 -83) e a
Secretaria de Orçamento e Finanças (SEFIN) tornam público para conhecimento dos interessados que selecionará Estagiário do Departamento de Gestão Tributária. O processo seletivo se embasará na Lei Municipal 2714, de 13 de dezembro de 2022.
1.DO OBJETIVO:
Selecionar Estagiário do Departamento de Gestão Tributária da Secretaria de Orçamento de Finanças.
2.JUSTIFICATIVA:
O Departamento de Gestão Tributária, da Prefeitura de Tauá, é incumbido da demanda por atualização cadastral de imóveis. O município observa um crescimento populacional significativo, impulsionado pela expansão de loteamentos e pela construção de novas residências. Essa dinâmica exige a constante atualização da base de dados cadastrais, assegurando a precisão das informações e a justiça fiscal.
A seleção de estagiários para o Departamento de Gestão Tributária representa uma valiosa oportunidade de aprendizagem para estudantes das áreas de gestão pública, infraestrutura e tecnologia da informação. Os estagiários terão a chance de vivenciar o dia a dia da administração pública, aprimorando seus conhecimentos teóricos e desenvolvendo habilidades práticas essenciais para suas futuras carreiras.
A seleção de estagiários encontra amparo legal na Lei Municipal 2714, de 13 de dezembro de 2022, que institui o programa de estágio municipal. Através dessa iniciativa, a Prefeitura de Tauá demonstra seu compromisso com a educação e o desenvolviment o profissional de jovens talentos, fomentando a formação de cidadãos engajados na construção de um futuro promissor para o município.
3.DA COMISSÃO ESPECIAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO/BOLSISTA:
3.1- Para subsidiar os trabalhos de seleção, a comissão especial poderá solicitar assessoramento técnico e jurídico de profissionais especialistas.
3.2- A comissão especial de seleção de estagiários/bolsistas, poderá realizar, a qualquer tempo, diligências para verificar a autenticidade das informações e documentos apresentados pelos interessados ou para esclarecer dúvidas e omissões. Em qualquer situação, devem ser observados os princípios da isonomia, da impessoalidade e da transparência.
3.3.A comissão especial dos estagiários/bolsistas pra atuação é composta por 02(dois) secretários da Fundação Escola e SEFIN, (1) uma Assessora Jurídica da SEFIN, 1(um) técnico da SEFIN e 1 (um) Gerente de Departamento de Qualificação de Pessoas da Fundação Escola.
3.4.A comissão especial estagiários/bolsistas é responsável por julgar e deliberar situações não contempladas nesse edital ou atípicas ocorridas no certame.
4.DAS VAGAS/ DA CARGA HORÁRIA / DA REMUNERAÇÃO
4.1- Estão sendo disponibilizadas 04 (quatro) vagas imediatas e 04 (quatro) vagas para cadastro de reserva no âmbito municipal para estudantes regularmente matriculados e frequentes em cursos de graduação superior, elencados a seguir, em instituições públicas ou privadas, nas modalidades presencial ou a distância, no município de Tauá.
4.2.A carga horária do bolsista que prestará serviços ao projeto, conforme o disposto neste Edital, será de até 6 (seis) horas diárias ou então correspondendo a 30 (trinta) horas semanais. O cumprimento das atividades podendo ser contínuo de horas.
4.3.A remuneração do bolsista será no valor mensal de R$ 600,00 (seiscentos reais) , conforme jornada de trabalho de 30h/s (trinta) horas semanais, de acordo com a Lei Municipal N° 2714/2022 (Lei Municipal de Estágio Profissional). Desta feita, os candidatos obviamente deverão estar regularmente matriculados em cursos de nível superior (graduação), em funcionamento do municipio de Tauá.
5.PLANILHA DE CUSTO CONSOLIDADA:
CARGO / FUNÇÃO
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO SEMANAL
VALOR MENSA L
QTD. VAGA S
TOTAL MENSAL
TEMPO ESTIMADO
DESPESA ESTIMADA
Estagiário do Departamento de Gestão Tributária/Cadastro Imobiliário.30hCADASTRO RESERVAATÉ UM ANOTOTAL GLOBAL5.1.CADASTRO DE RESERVA: Além dos 04 estagiários/bolsistas aprovados, serão habilitados, até 04 candidados como classificáveis, que poderão, eventualmente, ser aproveitados no decorrer do estágio para substituições ou ampliação das ações.
5.2.DESPESA ESTIMADA GLOBAL: R$14.400,00 (quatorze mil reais e quatrocentos reais ).
5.3.DA PRORROGAÇÃO: Em caso de necessidade para cumprimento dos objetivos do projeto, será possível á prorrogação, por mais 1 ano.
6.0. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO / DA INSCRIÇÃO
6.1- A participação nesta seleção implica na aceitação plena e irrevogável das normas constantes deste instrumento e de toda legislação a que este se subordina.
6.2- As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente pelo candidato, no periodo e horário previsto no cronograma (anexo 2), cabendo a ele o preenchimento da ficha de inscrição e apresentação da cópia dos documentos abaixo:
a.RG, fotocópia da cédula de identidade do candidato;
b.CPF;
c.Título de Eleitor;
d.Comprovante de residência;
e.Comprovante de vescolaridade;
f.Número do PIS/PASEP;
g.Dados bancários de conta corrente ou salário do Banco do Brasil;
h.AUTO DECLARANTE DE COR E RAÇA
i.Comprovante de Matrícula (observar os itens 4.1 e 4.2).
6.3- O interessado deverá requerê -lo através de inscrição junto à Fundação Escola de Gestão Pública e Qualificação de Pessoas (endereço Rua Isaias Setubal da Paixão, nº 6 Planaldo dos Colibris Tauá/Ceará Palácio Quinamuiú ), declarando conhecer e concordar com os termos do Edital.
7.0 DO PROCESSO SELETIVO
7.1- A seleção constará de uma prova escrita que abordará os assuntos listados abaixo, compostos em três blocos de questões:
a.Informática (planilha eletrônica, e -mail, Google Drive, navegação na internet) 10 questões;
b.Matemática básica do Ensino Médio (proposições e conectivos lógicos, cálculos de área, perimetro, regra de três) - 05 questões;
c.Regimento do Código Tributário do Municipio de Tauá - Lei 1768/2010, capítulo III do Cadastro Imobiliário - 05 questões.
7.1.1 O material resumo para estudar da Lei 1768/2010 (Cadastro), estão disponíveis no link: bit.ly/material -sefintaua
7.2- A prova será aplicada na data e horário estipulado pelo cronograma (Anexo 2);
7.3- A prova escrita será coordenada pela banca avaliadora composta por 20 (quinze) perguntas objetivas, com 4 (quatro) alternativas, sendo apenas uma alternativa correta. Cada pergunta assinalada corretamente equivale a 1 (um) ponto;
7.4- Em havendo empates, o desempate ocorrerá, pela maior nota no bloco de questões do Regimento do Código Tributário; em persistindo o empate, usa -se a maior pontuação nas questões de Informática; e, por último prevalece primeiramente o candidato com maior idade;
7.5- A prova escrita ocorrerá em data e horário previsto no cronograma (anexo 2), com divulgação do gabarito, na recepção da sede do Palácio Quinamuiu, no perfil oficial do município (@tauaoficial) e no diário oficial do munícipio, caberá recurso sob re as questõesdaprova,nadataprevistanocronograma(Anexo2),quepodemsersolicitadopeloemail: icfundacaoescola-taua@gmail.com
7.6- O resultado final do processo seletivo será divulgado no site oficial da Prefeitura Municipal de Tauá. 7.7- A ausência na prova escrita implicará na imediata eliminação do candidato.
8.0- DA FORMA DE OFERTA DO ESTÁGIO E REMUNERAÇÃO :
8.1- O custeio das bolsas será realizado pela Secretaria de Orçamento e Finanças, obedecendo aos parametros definidos na Lei Municipal 2.714 de 13 de dezembro de 2022.
8.2- Os bolsistas assinarão termo de compromisso que estabelecerá a relação de direitos e deveres inerentes ao estágio na forma da Lei Municipal 2.714 de 13 de dezembro de 2022.
9.0 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
9.1- É de inteira responsabilidade de o candidato atentar -se aos prazos e compromissos descritos no edital e no cronograma (anexo 2);
9.2 Todas as tratativas, como impugnação de edital, recursos administrativos ou/e informações, podem ser solicitadas pelo email: dtc.fundacaoescola@gmail.com
9.3-A aprovação nessa seleção gera apenas a expectativa de concessão da bolsa que fica condicionada a disponibiliodade de recursos financeiros e execução do projeto. A comissão especial deliberará sobre situações atípicas ou não previstas neste edital
10.0- DOS ANEXOS DO EDITAL:
ANEXO l- CRONOGRAMA;
ANEXO lI FICHA DE INSCRIÇÃO
Tauá-CE, 08 de outubro de 2025 .
ALEXCIANO DE SOUSA MARTINS
Superintendente da Fundação Escola de Gestão Pública e Qualificação de Pessoas de Tauá
MARIA REGINA MARCELINO GONCALVES
Secretário Municipal de Orçamento e Finanças