PORTARIA Nº 0929001/2025-SME
APROVA O PLANO DE TRABALHO ANUAL (PTA) DE ALFABETIZAÇÃO, DO MUNICÍPIO DE TAUÁ – CEARÁ
O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TAUÁ-CE, JOÃO ÁLCIMO VIANA LIMA, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com a Lei Municipal nº 2595, de 14 de junho de 2021; e
CONSIDERANDO que o Plano de Trabalho Anual – PTA é um importante instrumento de apoio e planejamento de ações e estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
CONSIDERANDO o Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com o objetivo de apoiar, técnica e financeiramente, a Política de Alfabetização elaborada por estados e municípios.
CONSIDERANDO o Plano de Trabalho Anual (PTA) de Alfabetização do Município de Tauá/Ceará está alinhado com os objetivos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com o Planejamento Estratégico Participativo (2021-2024 e 2025-2028) e com os Planos de Ação (2021-2024 e 2025-2028) da Secretaria da Educação de Tauá.
RESOLVE:
Art. 1°. Aprovar o Plano de Trabalho Anual (PTA) de Alfabetização do Município de Tauá/Ceará, edição revisada e atualizada, com indicadores municipais, metas de alfabetização (2024/2025) e metas e ações educacionais para o período de 2024/2027, nos termos do Anexo Único desta Portaria.
Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a partir de 03 de fevereiro de 2025, revogadas as disposições em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE, CUMPRA-SE.
PAÇO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE TAUÁ-CE, 29 de setembro de 2025.
Prof. João Álcimo Viana Lima
Secretário Municipal da Educação de Tauá
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Plano de Trabalho Anual de Alfabetização do Município de Tauá
(Edição revisada e atualizada)
Tauá/Ceará
2025
Prefeita de Tauá-CE
Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar
Vice-Prefeita
Maria de Fátima Veloso Soares Mota Bastos
Secretário da Educação
João Álcimo Viana Lima
Secretário-Executivo Administrativo
José Eronilson Alexandrino Souza
Secretário-Executivo da Gestão Escolar Pedagógica
Antônia Leidiane Barbosa Marques
Assessora Técnica Educacional
Nívia Scarcela Soares Andrade
Coordenador da Assessoria Jurídica
Carlos Augusto Custódio Lima
Coordenadora de Articulação Pedagógica
Marta Valéria Lima Mota
Coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem
Lucilene Alves da Silva
Coordenadora da Gestão Administrativa
Antônia Bezerra Gomes
Coordenadora da Gestão Escolar Pedagógica
Jaqueline Ávila Mesquita
Coordenador da Gestão do Transporte Educacional
Bruno Rafael Abreu Pereira
Coordenadora de Inovação e Tecnologias Educacionais
Maria Rangeliane Bezerra de Oliveira
Coordenadora de Planejamento e Articulação Interinstitucional
Cláudia Rodrigues Machado de Medeiros
Coordenadora de Procedimentos Administrativos
Matilde Gomes Cavalcante
Revisão
Domingas Pedrosa de Oliveira
Precisamos olhar desde a primeira infância, que é a fase mais importante da vida das pessoas. Todas as evidências mostram que, quando uma criança aprende a ler e escrever na idade certa, o rendimento, o histórico curricular acadêmico dela ao longo dos anos melhora, além de diminuir a evasão, a reprovação e o abandono.”
(Ministro Camilo Santana)
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.
2.INDICADORES MUNICIPAIS.
3.METAS DE ALFABETIZAÇÃO - 2024/2025.
4.METAS E AÇÕES EDUCACIONAIS PARA O PERÍODO 2024-2027.
5.DOCUMENTOS E SÍTIOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS.
1.INTRODUÇÃO
As metas de alfabetização e o Plano de Trabalho Anual (PTA) do Município de Tauá/Ceará estão alinhados com os objetivos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com o Planejamento Estratégico Participativo (2021-2024 e 2025-2028) e com os Planos de Ação (2021-2024 e 2025-2028) da Secretaria da Educação de Tauá.
Este documento, destarte, está ancorado na legitimidade (sintonia com outros planos da gestão municipal), na participação (representação democrática na definição estratégica) e no compromisso (definição de metas, sob a égide do binômio reflexão/ação).
Na contextura do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556 e lançado pelo Governo Federal em 2023, suas ações propostas revelam o objetivo de apoiar, técnica e financeiramente, a Política de Alfabetização elaborada por estados e municípios. Destarte, espera-se que de forma colaborativa com as instâncias governamentais todas as crianças tenham assegurado o seu direito à alfabetização na idade certa.
Destaca-se que é compromisso deste ente federativo garantir que 100% das crianças sejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, além de assegurar a recomposição das aprendizagens de 100% dos alunos matriculados no 3°, 4° e 5° ano afetados pela pandemia da covid-19. Este PTA corrobora, portanto, essa pactuação coletiva, tendo como ponto de partida os indicadores educacionais locais.
A estrutura deste plano contém: indicadores municipais (com foco para os dados educacionais); metas para alfabetização (2024); metas e ações educacionais para o período o quadriênio 2024-2027. As metas estão organizadas em cinco eixos:
1.GOVERNANÇA E GESTÃO;
2.FORMAÇÃO;
3.INFRAESTRUTURA;
4.AVALIAÇÃO;
5.BOAS PRÁTICAS.
É relevante ressaltar que os eixos dialogam entre si, de modo que há casos de convergência de ações entre eles. Outro aspecto a ser destacado é que embora se trate de um plano de trabalho para a alfabetização, o texto coaduna-se com a visão de totalidade institucional, sendo perceptível, com efeito, que várias metas e ações tenham em sua abrangência todos os níveis e modalidades de ensino da rede municipal.
No segmento 3 deste trabalho, as 10 (dez) metas selecionadas como prioritárias, concebidas a um período ampliado para os próximos três anos, têm seus desdobramentos apresentados nas ações específicas, nos indicadores para acompanhamento, no período de realização e na identificação dos órgãos municipais responsáveis por suas execuções. A este respeito, na maioria das citações, constam os nomes da Secretaria Municipal da Educação (SME) e de suas coordenadorias técnicas, a seguir mencionadas: Coordenadoria de Articulação da Aprendizagem (CAPED), Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem (CODEA), Coordenadoria da Gestão Escolar Pedagógica (COGEP), Coordenaria da Gestão Administrativa (CAD), Coordenadoria da Gestão do Transporte Educacional (COGETE), Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (CITE), Coordenadoria de Planejamento e Articulação Interinstitucional (COPLAI) e Coordenadoria de Procedimentos Administrativos (COPAD).
Essa estrutura administrativa está integrada com as 44 (quarenta e quatro) escolas regulares integrantes da rede municipal de ensino, nas quais as ações/estratégias de alfabetização se desenvolvem para a consecução das metas.
Ressalta-se, contudo, que, além das metas e estratégias deliberadas previamente, no processo de execução de um planejamento, podem surgir as que são classificadas de “emergentes”, oriundas da dinâmica da ambiência institucional e de novas circunstâncias que se processam nas relações exógenas e endógenas. Com efeito, este PTA poderá, no decorrer de sua execução, ser influenciado e impactado por ideias emergentes.
Destaca-se, ainda, a compreensão do caráter processual do qual se reveste o planejamento de uma instituição pública, bem como a necessária intersetorialidade (na ambiência interna e externa). A propósito, espera-se que o regime de colaboração anunciado no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada seja reverberado na sua concretude e em avanços significativos nas políticas e nos resultados de alfabetização.
Secretaria Municipal da Educação de Tauá/CE
2.INDICADORES MUNICIPAIS
Tabela 1: População do Município de 6 a 14 anos (2022) e Taxa de Escolarização do Ensino Fundamental.
MUNICÍPIOPOPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE 6 A 14 ANOSTAXA DE ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTALHomens MulheresTotalBrutaLíquidaTAUÁ3.6453.5877.23298,9.Sem informação recente.FONTES: IBGE (2022).
Tabela 2: População e Matrícula de 0-3 e 4-5 anos – Censo Escolar 2024.
MUNICÍPIOPOPULAÇÃOMATRÍCULA0-34-5CrechePré-escolaTotal0-3Total4-5TAUÁ3.1281.5971.2451.291Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 2 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
FONTES: IBGE (2022); MEC/INEP (2024).
Tabela 3: População e Matrícula de 0-3 e 4-5 anos - Censo Escolar 2025.
MUNICÍPIOPOPULAÇÃOMATRÍCULA0-34-5CrechePré-escolaTotal0-3Total4-5TAUÁ3.1281.5971.2671.206Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 3 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
FONTES: IBGE (2022); MEC/INEP (2025); TAUÁ/SME (2025).
Tabela 4: População, Matrícula (2024), Taxa de Abandono (2024) e Taxa de Distorção (2024).
MUNICÍPIOPOPULAÇÃOMATRÍCULA – ANO 2024TAXA DE ABANDONO – ANO 2024TAXA DE DISTORÇÃO – ANO 2024TAUÁ6-10 anos1º ao 5º ano1º ao 5º ano1º ao 5º ano3.9612.9730,0%1,5%Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 4 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
FONTES: IBGE (2022); MEC/INEP (2024).
Tabela 5: População, Matrícula (2025), Taxa de Abandono (2025) e Taxa de Distorção (2025).
MUNICÍPIOPOPULAÇÃOMATRÍCULA – ANO 2025TAXA DE ABANDONO – ANO 2025TAXA DE DISTORÇÃO – ANO 2025TAUÁ6-10 anos1º ao 5º ano1º ao 5º ano1º ao 5º ano3.9612.9870%0,73%Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 5 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
FONTES: IBGE (2022); MEC/INEP (2025); TAUÁ/SME (2025).
Tabela 6.1: Resultados das Avaliações Externas – 2º ano.
MUNICÍPIO20232024INDICADOR CRIANÇA ALFABETIZADAAvaliação Estadual (SPAECE)INDICADOR CRIANÇA ALFABETIZADAAvaliação Estadual (SPAECE) – LP/LeituraAvaliação Estadual (SPAECE) – LP/EscritaAvaliação Estadual (SPAECE) – Matemá-ticaTAUÁ87,2%23892,01%758750650FONTES: MEC/INEP (2024; 2025); CEARÁ/SEDUC (2024; 2025).
Tabela 6.2: Resultados das Avaliações Externas – 5º ano.
MUNICÍPIO20232024IDEBAvaliação Estadual (SPAECE)-Avaliação Estadual (SPAECE)TAUÁ6,2Língua Port.Matemática-Língua Port.Matemática255273265288FONTES: MEC/INEP (2024); CEARÁ/SEDUC (2024; 2025).
Tabela 7.1: Dados quantitativos da Educação Infantil – Censo Escolar 2024.
MUNICÍPIOEDUCAÇÃO INFANTILCRECHE: 0 a 3 ANOSPRÉ-ESCOLA: 4 e 5 ANOSMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMTINTMTINTTAUÁ1.245963905231.29282291212Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 7.1 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
Legendas: M (MANHÃ); T (TARDE); INT (TEMPO INTEGRAL).
FONTES: MEC/INEP (2024); TAUÁ/SME (2024).
Tabela 7.2: Dados quantitativos da Educação Infantil – Censo Escolar 2025.
MUNICÍPIOEDUCAÇÃO INFANTILCRECHE: 0 a 3 ANOSPRÉ-ESCOLA: 4 e 5 ANOSMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMTINTMTINTTAUÁ1.267953105231.20691341212Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 7.2 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
Legendas: M (MANHÃ); T (TARDE); INT (TEMPO INTEGRAL).
FONTES: MEC/INEP (2025); TAUÁ/SME (2025).
Tabela 7.3: Dados quantitativos dos anos iniciais do Ensino Fundamental – Censo Escolar 2024.
MUNICÍPIOENSINO FUNDAMENTAL1º ANO2º ANOMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMTINTMTINTTAUÁ5724310070558641100705Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 7.3 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
Legendas: M (MANHÃ); T (TARDE); INT (TEMPO INTEGRAL).
FONTES: MEC/INEP (2024); TAUÁ/SME (2024).
Tabela 7.4: Dados quantitativos dos anos iniciais do Ensino Fundamental – Censo Escolar 2025.
MUNICÍPIOENSINO FUNDAMENTAL1º ANO2º ANOMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMTINTMTINTTAUÁ6264218071056246150710Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 7.4 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
Legendas: M (MANHÃ); T (TARDE); INT (TEMPO INTEGRAL).
FONTES: MEC/INEP (2025); TAUÁ/SME (2025).
Tabela 7.5: Dados quantitativos dos anos iniciais do Ensino Fundamental – Censo Escolar 2024.
MUNICÍPIOENSINO FUNDAMENTAL3º ANO4º ANO5º ANOMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMTINTMTINTMTTOTTAUÁ62354146461350127457951795Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 7.3 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
Legendas: M (MANHÃ); T (TARDE); INT (TEMPO INTEGRAL).
FONTES: MEC/INEP (2024); TAUÁ/SME (2024).
Tabela 7.6: Dados quantitativos dos anos iniciais do Ensino Fundamental – Censo Escolar 2025.
MUNICÍPIOENSINO FUNDAMENTAL3º ANO4º ANO5º ANOMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMatr.Nº de Prof.Nº de turmasMTINTMTINTMTTOTTAUÁ5754115711625461581159943121013Obs.: Os dados de matrícula informados na tabela 7.6 referem-se aos alunos da rede municipal de ensino, não contabilizando os alunos de outras redes.
Legendas: M (MANHÃ); T (TARDE); INT (TEMPO INTEGRAL).
FONTES: MEC/INEP (2025); TAUÁ/SME (2025).
Tabela 8: Quantitativo de escolas da rede municipal de ensino.
MUNICÍPIOEDUCAÇÃO INFANTILEDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTALENSINO FUNDAMENTALCrecheCreche e Pré-escolaPré-escolaEI e EF de 1º ao 5º anoEI e EF de 1º ao 9º anoEF de 1º ao 5º anoEF de 1º ao 9º anoEF com turmas multis-seriadas de 1º ao 5º anoTAUÁ0129-2012060112FONTES: MEC/INEP (2025); TAUÁ/SME (2025).
3.METAS DE ALFABETIZAÇÃO – 2024/2025
METAS PARA 2024/20253.1 GOVERNANÇA E GESTÃOElevar em 10% o número de matrículas de Educação Infantil da rede municipal de ensino.Ampliar em 30% o número de escolas de tempo integral e em 10% a matrícula de tempo integral, contemplando outras 6 unidades escolares e cerca de outros 210 alunos.Alfabetizar 100% dos alunos do 2º ano nos níveis de proficiência suficiente e desejável do Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).Elevar Tauá para os 20 melhores desempenhos de aprendizagens, no âmbito do SPAECE Alfa; progredir os indicadores de aprendizagem para 289 pontos em Língua Portuguesa e 308 pontos em Matemática no 5º ano do SPAECE; elevar Tauá para o nível ADEQUADO em Língua Portuguesa e Matemática no 9º ano do SPAECE.Reduzir para 0,0% a taxa de abandono escolar até 2024.Decrescer em 50% a taxa de distorção idade/ano, reduzindo-lhe para menos de 2% no contexto geral.Ampliar para 100% a taxa de aprovação nos anos iniciais do ensino fundamental.Assegurar a recomposição das aprendizagens a 100% dos alunos diagnosticados com defasagens no processo de alfabetização. Promover a equidade educacional, considerados aspectos locais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.Implantar os novos currículos da educação municipal, adequados à BNCC e às especificidades locais.Implementar 100% dos módulos da plataforma digital integrada da gestão educacional (Ponto iD Techonology).Distribuir novos uniformes escolares a 100% dos estudantes da rede municipal de ensino.Universalizar o atendimento especializado para os alunos com deficiência, com a ampliação do número de salas de recursos multifuncionais.Consolidar o cardápio regionalizado na alimentação escolar, assegurando 100% das receitas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) na aquisição de gêneros da agricultura familiar.Revisar e implantar o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério (PCCRM).Realizar nova seleção e posse dos gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) de 100% das escolas públicas municipais.Revisar os critérios de seleção dos gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) de 100% das escolas públicas municipais.Implantar a política de avaliação da gestão escolar.Formalizar, por meio de lei municipal, e fortalecer o Núcleo de Mediação Socioescolar e a equipe multiprofissional.Fortalecer o conceito e a prática da Escola Pacífica, em consonância com o Decreto Municipal nº 0157002/2023. Implantar o Projeto de Educação Socioemocional em 100% das escolas de Ensino Fundamental. Consolidar o Programa de Monitores do Transporte Escolar.Implantar o Programa de Monitores de Aprendizagem Escolar.Assegurar o funcionamento de 100% do Projeto Rotas do Saber, garantindo o transporte escolar com segurança e conforto para os estudantes municipais.Cumprir 100% dos dias letivos.Realizar acompanhamento pedagógico contínuo em 100% das escolas da rede municipal.Implantar as superintendências pedagógica e administrativa.METAS PARA 2024/20253.2 FORMAÇÃOFortalecer as ações de Formação Continuada e em Serviço dos Profissionais da Educação, incluindo 100% dos professores e servidores de suporte direto à docência, administrativos e operacionais.Implantar o Programa de Formação dos Gestores Escolares de Tauá (PROGET).METAS PARA 2024/20253.3 INFRAESTRUTURAAssegurar a estrutura de tecnologias digitais para 100% das escolas municipais e requalificar os laboratórios tecnológicos, incluindo a aquisição de 100 lousas digitais interativas, 600 tablets e outros 150 computadores.Assegurar a universalização do acesso à internet em banda larga de alta velocidade em 100% das escolas municipais, promovendo a utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação.Adquirir livros didáticos para 100% das escolas de Educação Infantil e livros de literatura para 100% das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, fortalecendo as ações pedagógicas de leitura, escrita e produção literária, por intermédio do Projeto Tauá, Ler e Crescer.Consolidar a utilização do Sistema Adaptativo de Fortalecimento da Aprendizagem (SAFA) no 5º e 9º anos e expandi-lo para 100% das turmas do ciclo de alfabetização. Universalizar a climatização das salas de aula das escolas municipais.Universalizar a energia solar fotovoltaica em 100% das escolas municipais. Realizar a manutenção contínua das estações compactas de tratamento e purificação da água nas escolas da rede municipal de ensino, através do Projeto PurÁgua.Construir 7 novos prédios escolares, no padrão MEC/FNDE.Fazer a coberta nas brinquedocreches implantadas nas escolas como instrumento pedagógico.Realizar manutenção de 100% das escolas, incluindo reparos nas redes hidráulica e elétrica, telhado, pintura, poda de árvores.Implementar os cantinhos de leitura em 100% das salas de aula da pré-escola 4 e 5 anos e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.METAS PARA 2024/20253.4 AVALIAÇÃOAplicar a avaliação externa do SPAECE em regime de colaboração com o Governo do Estado.Realizar avaliações diagnósticas periódicas (de Língua Portuguesa e de Matemática), por meio do Sistema de Avaliação Municipal da Educação de Tauá (AMET), da Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e da Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação do Ceará (Avalie CE).Fortalecer o AMET com três avaliações anuais censitárias, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.METAS PARA 2024/20253.5 BOAS PRÁTICASConsolidar a cultura MAKER em 100% das Escolas de Ensino Fundamental e na Educação Infantil (pré-escola), por meio do Projeto e-LABorar. Ampliar e consolidar a política de premiação pelo mérito para profissionais, com fundamento na Lei Municipal nº 2.692, de 4 de julho de 2022.Ampliar e consolidar a política de premiação pelo mérito para alunos, com fundamento na Lei Municipal nº 2.770, de 30 de maio de 2022.Fortalecer o Projeto Tauá, Ler e Crescer, no âmbito de 100% das escolas de Ensino Fundamental e da pré-escola.Instituir a política de cooperação interescolar, pela qual as escolas de experiências reconhecidamente exitosas e os professores alfabetizadores e gestores escolares premiados desenvolvam ações, de cooperação técnico-pedagógica, com as unidades escolares que obtiverem os menores resultados de alfabetização, no âmbito da rede municipal de ensino.
4.METAS E AÇÕES EDUCACIONAIS PARA O PERÍODO 2024-2027
Obs.: As 10 (dez) metas relacionadas a seguir foram selecionadas como prioritárias para o quadriênio 2024-2027.
4.1 METAS DO EIXO GOVERNANÇA E GESTÃO
META 1 – Elevar gradativamente os indicadores de aprendizagem do 2º ano mensurados pelas avaliações externas e alfabetizar 100% das crianças no 2º ano.
2024202520262027272 pontos299 pontosAcima de 300 pontosAcima de 300 pontos100% de alfabetização100% de alfabetização100% de alfabetização100% de alfabetizaçãoObs.: A pontuação tem como referência a escala de proficiência do SPAECE de 2024.
AÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALFortalecimento das ações do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic Integral).Termos de convênio celebrados entre Governo do Estado e Prefeitura de Tauá.
Ações pactuadas executadas.2024-2027Gabinete da Prefeita.
Secretaria Municipal da Educação. Aquisição de material estruturado complementar de alfabetização para 100% dos alunos e professores das turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.Material adquirido com recursos próprios e/ou em regime de colaboração com os Governos Estadual e Federal.
Material distribuído e trabalhado nas salas de aula.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem (CODEA) e da Coordenadoria de Procedimentos Administrativos (COPAD).Estruturação dos processos pedagógicos de alfabetização, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola com qualificação, valorização dos professores alfabetizadores e apoio pedagógico específico.Documento orientador elaborado e executado em 100% das escolas de Pré-escola e de anos inicias do Ensino Fundamental.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA e da Coordenadoria de Articulação Pedagógica (CAPED).Realização de acompanhamento contínuo referente ao desempenho dos alunos, por meio de diagnósticos e de observação direta nas salas de aula.Instrumentos de acompanhamento pedagógico definidos e implantados pela SME.
Calendários semanais de acompanhamento executados pela equipe pedagógica da SME.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenadoria da Gestão Escolar Pedagógica (COGEP).Expansão do Sistema Adaptativo de Fortalecimento da Aprendizagem (SAFA) para 100% das turmas do ciclo de alfabetização.Sistema com banco de questões elaboradas com as habilidades do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) utilizado cotidianamente pelos alunos de 100% das escolas que trabalham com o ciclo de alfabetização. 2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA.Fortalecimento contínuo do Núcleo de Mediação Socioescolar (NUMESE) e da equipe multiprofissional da SME.Plano de trabalho anual do NUMESE executado. 2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CAPED.Consolidação do Projeto de Educação Socioemocional em 100% das escolas de Ensino Fundamental.Aquisição e distribuição anual do material estruturado específico do projeto.
Cronograma anual do projeto executado de forma efetiva.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CAPED.Regulamentação das funções do auxiliar de serviços pedagógicos (cuidador) para alunos com deficiência.Lei Municipal implantada e regulamentada.2024-2025Gabinete da Prefeita.
Secretaria Municipal, por meio da Assessoria Jurídica.Universalização do atendimento educacional especializado (AEE) para os alunos com deficiência da rede municipal de ensino. Outras Salas de Recursos Multifuncionais implantadas, de acordo com o plano de expansão.
Plano de ação e de expansão anual executado
Novos equipamentos tecnológicos e pedagógicos adquiridos e implantados.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CAPED.Implantação dos novos currículos da educação municipal, adequados à BNCC e às especificidades locais, após processo de discussão e consulta pública.Resolução do Conselho Municipal de Educação aprovada e homologada.
Proposta curricular implantada em 100% das escolas municipais.2024-2025Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Articulação Interinstitucional (COPLAI), CAPED e CODEA.
Conselho Municipal de Educação.Aperfeiçoamento dos critérios de seleção pública para escolha dos profissionais do magistério e dos gestores escolares, incluindo os instrumentos de avaliação.Lei Municipal e Decretos Municipais aprovados.
Instrumentos e critérios de avaliação dos gestores escolares definidos e implantados.2024-2025Gabinete da Prefeita.
Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenadoria da Gestão Administrativa (CAD) e da Assessoria Jurídica.Consolidação do cardápio regionalizado e qualificado na alimentação escolar, assegurando 100% das receitas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) na aquisição de gêneros da agricultura familiar.Relatório anual (qualitativo e quantitativo) consolidado.
Cardápio e alimentação escolar avaliado(a) no âmbito de cada unidade escolar.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CAD, COPAD e Célula de Alimentação Escolar. Funcionamento de 100% do Projeto Rotas do Saber, garantindo o transporte escolar com segurança e conforto para os estudantes municipais, incluindo rotas específicas com transporte escolar inclusivo.Manutenção preventiva e corretiva dos veículos do transporte escolar.
Aquisição com recursos da União e/ou com recursos próprios de novos ônibus escolares.
Georreferenciamento, licitação e contratação, de acordo com a demanda anual, de veículos terceirizados, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro. 2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenadoria da Gestão do Transporte Educacional (COGETE).Consolidação do Programa de Monitores do Transporte Escolar.Seleção e contratação de monitores realizadas nos termos da Lei Municipal nº 2.736, de 16 de fevereiro de 2022.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da COGETE e Assessoria Jurídica.Implantação do Programa de Monitores de Aprendizagem Escolar. Seleção e contratação de monitores realizadas nos termos da Lei Municipal nº 2.777, de 30 de junho de 2023.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA e Assessoria Jurídica.Consolidação da cultura MAKER em 100% das Escolas de Ensino Fundamental e na Educação Infantil (pré-escola), por meio do Projeto e-LABorar.Laboratórios Makers requalificados anualmente, na estrutura de equipamentos, no material didático e nas práticas pedagógicas.
Indicadores de aprendizagem e premiações olímpicas impactados(as) positivamente pela educação maker.
2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA e CAPED.Realização de novo Concurso Público, conforme estudo de demanda.Edital de concurso publicado e candidatos classificados convocados e contratados.2024-2026Gabinete da Prefeita
Secretaria Municipal da Educação.
Secretaria Municipal de Gestão Organizativa e de Pessoas.META 2 – Reduzir o abandono e a evasão escolar para 0% nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
20242025202620270%0%0%0%AÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALConsolidação do Projeto “ESCOLA, SIM! NENHUMA CRIANÇA FORA DA ESCOLA”.
Ações desenvolvidas de forma intersetorial e integrada com os órgãos de controle social.
(Re)matrículas realizadas na rede municipal de ensino.
Evasão escolar eliminada no contexto das escolas municipais.
2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da COPLAI, COGEP, CAPED e CAD.
Outras secretarias municipais, tais como: Secretaria de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Saúde; Secretaria de Segurança Cidadã.Realização contínua da busca ativa de alunos fora da escola, por meio da Plataforma Busca Ativa, em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, adolescência e juventude.(Re)matrículas realizadas na rede municipal de ensino.
Evasão escolar eliminada no contexto das escolas municipais.
2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da COPLAI, CAPED e COGEP e CAD.
Outras secretarias municipais, tais como: Secretaria de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Saúde; Secretaria de Segurança Cidadã.Fortalecimento do acompanhamento e do monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, identificando motivos de ausência e baixa frequência.Frequência dos alunos fortalecida em números reais em 100% das escolas municipais.
Relatórios expedidos pela plataforma digital integrada da gestão educacional (Ponto iD Techonology).
2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da COPLAI e da CAD.Fortalecimento do Sistema Presença no âmbito municipal.
Frequência dos alunos fortalecida em números reais em 100% das escolas municipais.
Relatórios expedidos pela plataforma digital integrada da gestão educacional (Ponto iD Techonology).2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da COPLAI e da CAD.
Secretaria Municipal de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos.META 3 – Corrigir o fluxo escolar (distorção) nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
20242025202620271,7%0,850,4%0%AÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALElaboração de documento orientador e de institucional da rede municipal de ensino destinado a monitorar e intervir sobre as desigualdades de desempenho e fluxo escolar nos anos iniciais do ensino fundamental entre escolas, entre meninos e meninas, entre estudantes negros e não-negros e/ou entre estudantes de diferentes níveis socioeconômicos.Documento orientador publicado e posto em prática por 100% das escolas municipais.
Sistema digital de monitoramento e correção das desigualdades de desempenho e fluxo escolar implantado do contexto do Sistema Municipal de Ensino.
Relatórios expedidos pela plataforma digital integrada da gestão educacional (Ponto iD Techonology).2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da COPLAI, CODEA, CAPED e CITE.
Conselho Municipal de Educação.Mapeamento da demanda de alunos em distorção idade/ano e instituição, de forma regulamentada, integrado a programas e ações de correção de fluxo do Ensino Fundamental.Normas municipais para a correção da distorção idade/ano publicadas e socializadas com as escolas municipais.
Relatórios expedidos pela plataforma digital integrada da gestão educacional (Ponto iD Techonology).2024-2025Secretaria Municipal da Educação, por meio da COPLAI, CODEA, CAPED e CITE.
Conselho Municipal de Educação.Adoção de práticas pedagógicas, como aulas de recomposição de aprendizagem no tempo integral ou turno complementar, estudos de recuperação e progressão parcial, de forma a (re)posicioná-lo no ano escolar compatível com sua idade.Distorção idade/ano reduzida gradativamente.
Relatórios expedidos pelo sistema Educacenso e plataforma digital integrada da gestão educacional (Ponto iD Techonology).
2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da COPLAI, CODEA, CAPED e CITE.
META 4 – Implantar a jornada de tempo integral em 100% das escolas da rede municipal.
202420252026202750% das escolas65% das escolas85% das escolas100%AÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALConstrução de novas escolas no padrão MEC/FNDE, conforme a demanda de alunos para a jornada de tempo integral.Plano de trabalho executado em conformidade com as metas de expansão do tempo integral.2024-2027Secretaria da Educação, por meio da CAD, COPAD e Célula de Infraestrutura escolar.Ampliação da estrutura física das escolas para adequá-la ao funcionamento da jornada de tempo integral. Plano de trabalho executado em conformidade com as metas de expansão do tempo integral.2024-2025Secretaria da Educação, por meio da CAD, COPAD e Célula de Infraestrutura escolar.Implantação dos currículos para os níveis e modalidades de ensino, contendo a base comum e diversificada, após processo de discussão e consulta pública.Resolução do Conselho Municipal de Educação aprovada e homologada.
Proposta curricular implantada em 100% das escolas municipais.2024-2025Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Articulação Interinstitucional (COPLAI), CAPED e CODEA.
Conselho Municipal de Educação.Regulamentação da função de assistente de tempo integral.Lei Municipal aprovada e regulamentada.2024-2025Gabinete da Prefeita.
Secretaria Municipal da Educação, por meio da Assessoria Jurídica.4.2 METAS DO EIXO FORMAÇÃO
META 5 – Consolidar a Política de Formação Continuada e em Serviço para 100% dos Profissionais da Educação.
2024202520262027100%100%100%100%AÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALRealização de consecutivas formações continuadas e em serviço para 100% dos professores e profissionais de suporte direto à docência.Calendário de formação anual cumprido na sua integralidade.
Participação dos professores e profissionais de suporte direto à docência confirmada por meio das frequências e outros registros.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA e da CAPED.Realização de consecutivas formações continuadas e em serviço para 100% dos profissionais administrativos e operacionais.Calendário de formação anual cumprido na sua integralidade.
Participação dos profissionais administrativos e operacionais confirmada por meio das frequências e outros registros.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CAD. Renovação do regime de colaboração com a Secretaria da Educação do Ceará e 15ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, no âmbito do Paic Integral.Regime de colaboração formalizado entre as partes.
Formações do Paic Integral realizadas.2024-2027Gabinete da Prefeita.
Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA e da Assessoria Jurídica.
Reimplantação do Programa de Formação dos Gestores Escolares de Tauá (PROGET).Programa reimplantado e calendário de encontros formativos cumprido na sua integralidade.
Participação dos gestores escolares confirmada por meio das frequências e outros registros.2024-2027Secretaria da Educação, por meio da CODEA.Celebração de parcerias com instituições formadoras, incluindo instituições de ensino superior e outros órgãos governamentais e não governamentais.Regime de colaboração formalizado entre as partes.
Formações realizadas, tais como: Curso de Formação para Docentes do Ensino Fundamental (em parceria com a Unichristus) e Curso de Formação de Gestores Escolares para a Promoção da Aprendizagem (em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense).2024-2027Gabinete da Prefeita.
Secretaria Municipal da Educação, por meio de todas as Coordenadorias Técnicas.
Oferta de cursos de graduação e pós-graduação, por meio da Universidade Aberta do Brasil (polo de Tauá), com cotas destinadas aos profissionais da educação.Cursos aprovados no âmbito do Sistema UAB e implantados no polo de Tauá.
Profissionais da educação aprovados e frequentando cursos da UAB.2024-2027Gabinete da Prefeita.
Secretaria Municipal da Educação.
Polo da UAB de Tauá.
Construção do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Tauá.Espaço construído e inaugurado. 2025Secretaria da Educação, por meio da CAD, COPAD e Célula de Infraestrutura escolar.
4.3 METAS DO EIXO INFRAESTRUTURA
META 6 – Construir 18 novos prédios escolares (13 Escolas de Ensino Fundamental e 5 Centros de Educação Infantil) no padrão arquitetônico MEC/FNDE e/ou equivalente.
202420252026202704040505Obs.: O número em cada coluna da tabela refere-se à quantidade de prédios escolares que devem ser concluídos em cada ano.
AÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALCadastramento dos projetos no SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle).Análise e aprovação do FNDE.
Liberação gradual do recursos financeiros por parte do FNDE.2024-2025Secretaria da Educação, por meio da CAD, COGEP e Célula de Infraestrutura escolar.Elaboração de projetos arquitetônicos para execução da obra com recursos próprios ou outras fontes de receita. Projeto aprovado.
Fontes de receita definidas.
Licitação e contratação das empresas licitadas2024-2026Gabinete da Prefeita.
Secretaria da Educação, por meio da CAD, COPAD e Célula de Infraestrutura escolar.Execução das obras de escolas aprovadas e licitadas em 2024. Medição das obras pelo engenheiro fiscal da SME.2024-2025Secretaria da Educação, por meio da CAD, COPLAI e Célula de Infraestrutura escolar.Execução das obras escolas aprovadas e licitadas a partir de 2025. Medição das obras pelo engenheiro fiscal da SME.2025-2027Secretaria da Educação, por meio da COGEP, COPLAI e Célula de Infraestrutura escolar.META 7 – Implantar o Programa Metas (Monitoramento da Educação de Tauá por Sistemas), com estrutura de tecnologias digitais, em 100% das escolas municipais.
2024202520262027100%100%100%100%AÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALImplementação nas escolas municipais de equipamentos digitais, como: telas/lousas digitais interativas, tablets, notebooks, computadores, impressoras e kits tecnológicos.Equipamentos adquiridos e instalados em 100% das escolas.
Equipamentos utilizados com repercussão favorável no processo de ensino e aprendizagem.2024-2025Secretaria da Educação, por meio da CITE e COPAD. Viabilização permanente de conectividade à internet em banda larga de alta velocidade em 100% das escolas municipais.
Relatórios produzidos a partir das informações dos gestores escolares.
Contratação de serviços de internet em banda larga de alta velocidade para 100% das escolas municipais.
Programa de Inovação Educação Conectada, do Ministério da Educação, implantado nas escolas municipais.2024-2027Secretaria da Educação, por meio da CITE e COPAD.
Consolidação do sistema educacional informatizado e integrado da gestão educacional, incluindo frequência digital, matrículas on-line e o monitoramento das dimensões pedagógicas e administrativas concernentes à rede municipal de ensino.
100% dos módulos do sistema integrado da gestão educacional (Ponto iD Techonology) implantado e funcionando efetivamente.2024-2025Secretaria da Educação, por meio de todas as Coordenadorias Técnicas.Meta 8 – Consolidar o Projeto Tauá, Ler e Crescer e implantar Cantinhos de Leitura e em 100% das salas de aula do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
2024202520262027100% das escolas100% das escolas100% das escolas100% das escolasAÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALOrganização e consolidação dos espaços nas salas de aula de 1º e 2º ano, com livros adequados à faixa etária dos estudantes, incluindo obras de literatura infantil, fábulas, contos e textos informativos.Cantinhos de Leitura implantados no ano de 2024 em 100% das escolas de 1º e 2º ano, com práticas pedagógicas consolidadas nesses espaços nos anos subsequentes. 2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA e da CAPED.Aquisição de livros de literatura para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, fortalecendo as ações pedagógicas de leitura, escrita e produção literária dos alunos.Projeto Tauá, Ler e Crescer consolidado com política educacional estratégica na rede municipal de ensino, com resultados anuais alcançados em consonância com as ações previstas.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA e COPAD.
4.4 METAS DO EIXO AVALIAÇÃO
META 9 – Aplicar anualmente a avaliação externa do SPAECE, em regime de colaboração com Governo do Estado, e as avaliações diagnósticas do Sistema de Avaliação Municipal da Educação de Tauá (AMET) em 100% das turmas de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
2024202520262027100%100%100%100%AÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALRenovação do regime de colaboração com a Secretaria da Educação do Ceará e 15ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, no âmbito do SPAECE.Regime de colaboração formalizado entre as partes.
Provas do SPAECE aplicadas anualmente em 100% das turmas de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.2024-2027Gabinete da Prefeita.
Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA.
Fortalecimento do AMET, associado à Plataforma SAFA, à Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e à Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação do Ceará (Avalie CE).Calendário anual de avaliações diagnósticas executado em sua integralidade.2024-2027Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA.Estruturação da Célula de Avaliação Educacional.Profissionais selecionados e nomeados para essa finalidade.
Plano de trabalho anual de avaliação educacional executado no âmbito da rede municipal.2024-2025Secretaria Municipal da Educação, por meio da CODEA e COGEP.4.5 METAS DO EIXO BOAS PRÁTICAS.
META 10 – Reconhecer oficialmente, por meio de premiação, as boas práticas pedagógicas e da gestão escolar no contexto da rede municipal de ensino, com possibilidade de abrangência de 100% das escolas municipais de Ensino Fundamental.
2024202520262027100% das escolas100% das escolas100% das escolas100% das escolasAÇÃOINDICADOR PARA ACOMPANHAMENTOPERÍODO DE REALIZAÇÃORESPONSÁVEL(EIS) NO ÂMBITO MUNICIPALReimplantação e consolidação da política de gratificação por mérito educacional (GME), com destaque para os professores cujas turmas de alunos tenham as melhores proficiências.Lei Municipal aprovada e regulamentada.
Critérios socializados.
Professores e gestores escolares premiados.
2024-2027Secretaria Municipal da Educação.Ampliação e consolidação da política de premiação pelo mérito para alunos, com fundamento na Lei Municipal nº 2.770, de 30 de maio de 2022.Lei Municipal aprovada e regulamentada.
Critérios socializados.
Professores e gestores escolares premiados.2024-2027Secretaria Municipal da Educação.Fomento de projetos e programas educacionais inovadores e exitosos, de modo a repercutirem na alfabetização e no êxito escolar dos alunos. Projetos e programas avaliados e selecionados no âmbito das BOAS PRÁTICAS. 2024-2027Secretaria Municipal da Educação.Disseminação das boas práticas pedagógicas e da gestão escolar de Tauá.Boas práticas disseminadas entre as escolas municipais e em congressos educacionais.
Política de cooperação interescolar instituída, com escolas, professores alfabetizadores e gestores escolares premiados desenvolvendo ações de cooperação técnico-pedagógica com as unidades escolares que obtiverem os menores resultados de alfabetização.
Livros publicados com as boas práticas pedagógicas e da gestão escolar de Tauá.2024-2027Secretaria Municipal da Educação.
5.PRINCIPAIS DOCUMENTOS E SÍTIOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS.
Documentos:
BRASIL. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 20023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Diário Oficial (da República Federativa do Brasil), Brasília, 13 jun. 2023.
TAUÁ. Secretaria da Educação. Planejamento Estratégico Participativo (2021/2024). Tauá, CE, 2021. (Texto digitado).
______. Lei Municipal nº 2.685, de 22 de junho de 2022. Dispõe sobre a reestruturação do Sistema Municipal de Ensino do Município de Tauá e adota outras providências. Tauá, CE, Diário Oficial (do Município), Tauá, CE, 22 jun. 2022.
______. Secretaria da Educação. Planejamento Estratégico Participativo (2025/2028). Tauá, CE, 2025. (Texto digitado).
Sítios eletrônicos:
CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP).
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ (SEDUC).
(*) Republicada por conter inconsistência na original, publicada no DO - Eletrônico, Ano VII, Edição nº 1528, págs. 6 a 25, de 29/09/2025.