CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Limpeza 27/03/2023 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ MUTIRÃO DE LIMPEZA DAS MARGENS DO AÇUDE DE SANTA TEREZA TEM PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

A Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a população local, realizou mutirão de limpeza das margens do açude de Santa Tereza. A iniciativa com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da necessidade de cuidar dos recursos hídricos do município, aconteceu no dia 24 de março, às 08h da manhã.

O açude de Santa Tereza é um dos mais importantes de Tauá e sua preservação é fundamental para garantir o abastecimento de água na região. O mutirão de limpeza das margens irá contribuir para a conservação do açude e para a promoção de uma cidade mais limpa e saudável.

O evento aberto contou com o apoio de diversas entidades, moradores de Santa Tereza, estudantes da Escola Amâncio Cordeiro, SUPERMATA e a Secretaria de Infraestrutura. Durante o mutirão, foram realizadas atividades de coleta de lixo, varrição das margens, capinação e outras ações de limpeza.

Juntos, podemos fazer a diferença e promover ambientes mais limpos e saudáveis para todos.

#MeioAmbiente 17/05/2022 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ CENTRO DE RECICLAGEM DE TAUÁ RECEBE PRENSA HIDRAÚLICA QUE VAI BENEFICIAR CERCA DE 60 CATADORES

Este mês de maio foi de novidade no Centro de Reciclagem do Município de Tauá. Os trabalhados receberam uma nova prensa hidráulica, máquina que vai facilitar e agilizar o trabalho de prensa de materiais sólidos.

Hoje o Centro de Reciclagem tem o número de 40 catadores, mas cerca de 60 catadores passam pelo local todos os dias. E estes irão se beneficiar com a chegada desta nova aquisição do Município para os profissionais da área da reciclagem.

Mas e afinal, o que é Reciclagem? O processo de reciclar tem como base a conversão do desperdício em materiais e produtos que têm potencial de utilidade. E esse processo permite que reduzir o consumo de matérias primas e os impactos ambientais.

O Município de Tauá tem crescido de forma exponencial quando o assunto é reciclagem e também educação ambiental. Com projetos educacionais, desenvolvimentos de palestras e ações que conscientiza a população sobre o papel como cidadão e ser humano.

#MeioAmbiente 17/03/2022 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022 O Município de Tauá, por meio da Superintendência do Meio Ambiente do Município de Tauá (Supermata), realiza entre os dias 17 a 25 de março, a Festa Anual das Árvores.
#AuxilioCatador 21/02/2022 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ AUXÍLIO CATADOR: EM TAUÁ 16 FAMÍLIAS SÃO BENEFICIADAS COM O BENEFÍCIO ESTADUAL

Na última semana a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), divulgou os resultados de recursos e o resultado final do Programa Auxílio Catador. Do Município de Tauá 12 catadores foram aprovados para receber o auxílio, totalizando 16 famílias.

Para receber o benefício os catadores de material reciclável devem exercer a atividade e residir no município de Tauá, pertencer a associação ou cooperativa de catadores de resíduos sólidos ou que ser independentes com cadastro no CADÚNICO. O Programa Auxílio Catador irá repassar o valor financeiro diretamente aos catadores, através de um cartão bancário personalizado. Em contrapartida a esse apoio, o Governo do Estado busca incentivar atividades de reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos. Em breve, a SEMA irá informar o início dos pagamentos e as orientações aos catadores sobre o recebimento do benefício.

Desde 2021 a Superintendência do Meio Ambiente do Município de Tauá (SUPERMATA) vem fazendo uma força tarefa junto a Associação de Catadores de Tauá, para a regularização dos profissionais, e o acompanhamento dos processos, para que os mesmos possam ter o direito ao benefício.

Confira a relação dos novos beneficiários:

Antonia Rita de Sousa
Antonio Luís Lira de Sousa
Benedito Bento da Silva
Delian Rodrigues do Nascimento Montes
Francisca Leonarda de Souza
Francisco Eliezer Guedes
José Lima de Amarante Junior
Luciene Rosa de Medeiros
Luisa Maria de Sousa
Margarida Gonçalves Felipe
Nicolau Pereira de Queiroz

#MeioAmbiente 21/10/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ MUNICÍPIO DE TAUÁ REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICíPIO DE TAUÁ REALIZA A 1ª CONFERêNCIA MUNICIPAL DE RESíDUOS SóLIDOS O consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns realiza entre os dias 22/10 a 10/12, a sua 1ª. Conferência Regional. São cinco etapas on-line, sendo uma Conferência Municipal em Parambu, Tauá, Arneiroz, Quiterianópolis e Aiuaba e uma etapa presencial em Parambu. A abertura da Conferência de Tauá será na segunda-feira (25), ás 14 horas, e pode ser acompanhada na página do Instagram do Consórcio Publico de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns – CPMRS: www.instagram.com/cpmrssi. Para participar da Conferência do Município de Tauá, preencha o formulário de inscrição disponibilizado no link: https://bit.ly/3vsBOdR. Será aberta uma sala virtual ás 14h30 pelo aplicativo Zoom, através do link: https://us06web.zoom.us/j/86084263973 Serão debatidos os seguintes eixos temáticos: EIXO I: UNIVERSALIZAR A COLETA REGULAR E IMPLANTAR A COLETA SELETIVA MúLTIPLAS. Palestrante: Luana Ferreira, especialista em gestão ambiental. EIXO IV: GESTãO DAS CMRs E DESATIVAçãO DE LIXõES NO SERTãO DOS INHAMUNS. Palestrante: Tarcísio de Paula Pinto, urbanista e arquiteto. EIXO VII: INCLUSãO SOCIAL E CAPACITAçãO DOS CATADORES BEM COMO FORMALIZAçãO DOS MESMOS EM ASSOCIAçõES OU COOPERATIVAS. Palestrante: Flora Lyn Fujiwara, engenheira ambiental. #conferênciamunicipal #conferencia #conferenciaresiduos #residuossolidos #meioambiente #conferenciaregional #consorcio #educacaoambiental #sustentabilidade #manejo #sertao #inhamuns #taua #ceara
#MeioAmbiente 04/10/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ PREFEITURA PROMOVE A SEMANA ESTADUAL DE PROTEÇÃO ANIMAL NO MUNICÍPIO DE TAUÁ A Prefeitura de Tauá por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente de Tauá - Supermata, promove de 4 a 9 de outubro, a Semana Estadual de Proteção Animal. Tendo como objetivo sensibilizar a população tauaense sobre a importância da proteção e do cuidado com animais silvestres e domésticos. “O objetivo da Semana é conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os animais e ampliar a discussão sobre o tema. Dentre as diversas ações que serão realizadas teremos: Blitz, lives, mutirão de doação de ração, bazares e etc.” ressaltou Emilson Moreira titular da Supermata. PROGRAMAçãO Dia 4 de outubro (segunda-feira) 12h40 - Diálogo na Rádio Trici FM sobre Proteção Animal. Dia 5 de outubro (terça-feira) 07h00 - Blitz de proteção animal e adesivação em frente a Supermata 10h00 - Diálogo na Rádio Cultura sobre Proteção Animal. 12h50 - Diálogo na Rádio Difusora sobre Proteção Animal. Dia 6 de outubro (quarta-feira) 19h00 - Live sobre Proteção Animal com o delegado Dr. Danilo Távora. Transmissão no Instagram da Supermata (@supermataoficial) e Projeto Animal (@projetoanimal.taua). Dia 7 de outubro (quinta-feira) 07h30 - Dia D: ‘Seja um doador de ração’ para gato e cachorro com a participação do Médico Veterinário Dr. Cícero Rodrigues Feitosa Nunes. Local de entrega na sede da Supermata - R. Cel. Lourenço Feitosa, 107 - Centro. Dia 8 de outubro (sexta-feira) 07h00 - Blitz de proteção animal e adesivação no Parque da Cidade. Dia 9 de outubro (sábado) 07h00 - Bazar Animal na Feira Livre. A realização Semana Estadual de Proteção Animal é uma ação conjunta da Supermata, do Conselho Municipal do Meio Ambiente, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Projeto Animal, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE e conta com o apoio de empresas do município: Agropet Boa Safra, Farmácia Moderna, Espaço Animal e Agronobre. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#MeioAmbiente 27/09/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ VEM AÍ! A SEMANA ESTADUAL DE PROTEÇÃO ANIMAL DO MUNICÍPIO DE TAUÁ! AGUARDEM A PROGRAMAÇÃO! Vem ai! A semana estadual de proteção animal do município de Tauá! aguardem a programação!
#MeioAmbiente 18/09/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ SEMANA DA ÁRVORE: SUPERMATA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS A Prefeitura de Tauá por meio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente – SUPERMATA, divulga a Programação que será realizada em alusão a Semana da Arvore no Município de Tauá. De 20 a 24 de setembro serão realizadas diversas ações como coleta de sementes, plantio de mudas, adubação de canteiros públicos, dentre outras em alusão a comemoração da Semana da árvore em Tauá. O Dia da árvore é comemorado em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Confira a programação completa: PROGRAMAçãO DA SEMANA DA áRVORE EM TAUÁ 20 de setembro (SEG) Coleta de sementes de árvores nativas 21 de setembro (TER) Plantio de mudas nativas na Praça Maria Helena Cordeiro Cavalcante (Bairro Tauazinho) e na Praça Gerardo Feitosa (Bairro Gerardo Feitosa) e a Visita de Técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) ao Viveiro Florestal de Tauá, localizado as margens da BR 020. 22 de setembro (QUA) Entrega de Selo Seja um doador de Sementes no Centro de Educação Infantil Maria Gomes (Bairro Bezerra e Sousa) e a adubação dos canteiros de praças. 23 de setembro (QUI) Plantio de mudas nativas na Praça Francisco Misael Cavalcante (Bairro José ózimo) e na Praça Clotildes Ferreira de Medeiros (Bairro Aldeota). 24 de setembro (SEX) Plantio de mudas nativas na Praça Astrogilda Feitosa Lima (Bairro Cohab) e na Praça João de Deus Victor Lima (Bairro Prourb) e a participação no evento dos moradores do Bairro Sabuji, com ponto de coleta de sementes e divulgação do trabalho da SUPERMATA. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#MeioAmbiente 07/07/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ ATENÇÃO: A SUPERMATA ESTARÁ REALIZANDO DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS NESTA QUINTA FEIRA (8/7) A Superintendência Municipal do meio ambiente estára distribuindo mudas de plantasnesta quinta-feira (08) no período das 8h ás 11h e das 13h ás 17h junto da Secretaría de saúde que estará atuantono dia D de vacinação contra a Covid-19 na EEEPMonsenhor Odorico de Andrade. No período da manhã a distribuição será para a faixa etaria de 40 a 41 anos (pessoas nascidas em 1980 e 1981). Já no período da tarde a distribução serápara pessoas de 42 e 44anos (pessoas nascidas em 1977, 1978 e 1979). NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#MeioAmbiente 07/06/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ SEMANA DO MEIO AMBIENTE: SUPERMATA REALIZA A DISTRIBUIÇÃO DE 2 MIL MUDAS DE PLANTAS A Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente SUPERMATA, distribui mudas de plantas do nosso bioma, através de sistema de drive thru no Viveiro Municipal de Tauá, localizado nas margens da BR 020, ao lado do Detran. Aproveite a distribuição continua amanhã, 08 de junho, de 8h ás 12h. A distribuição de mudas é uma ação integrante das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#MeioAmbiente 03/06/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ SEMANA DO MEIO AMBIENTE: SUPERMATA DIVULGA AÇÕES REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE TAUÁ A Prefeitura de Tauá, por meio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente, divulga a programação de ações em alusão a Semana do Meio Ambiente, que acontece de 1 a 11 de junho. PROGRAMAçãO: 1º de junho (Segunda-feira) Foram doadas mudas de plantas de nosso bioma em parceria com Banco do Nordeste. 2 de junho (Quarta-feira) Realização das Palestras: Importância das árvores e Arborização com alunos do quinto ano do Colégio Antônio Araripe, e a continuidade de doações de mudas. 4 de junho (Sexta-feira) 08h - Palestra: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos com alunos do oitavo ano do Colégio Antônio Araripe; 09h - Palestra: Resíduos sólidos no Município de Tauá com alunos do sétimo ano do Colégio Antônio Araripe; 14h - Palestra: Coleta Seletiva com alunos do sétimo ano do Colégio Antônio Araripe. 7 e 8 de junho (Segunda e Terça-feira) 07h as 11h - Doação de mudas no Viveiro Municipal de Tauá localizado as margens da BR 020 ao lado do Detran 9 de junho (Quarta-feira) 07h - Visita ao Serrote do Quinamuiú com a equipe da SUPERMATA 08h - Palestra Importância das árvores com alunos da Escola Cantinho do Saber 09h - Palestra Resíduos Sólidos no Município de Tauá com alunos da Escola Cantinho do Saber 14h - Palestra Arborização com alunos da Escola Cantinho do Saber 10 de junho (Quinta-feira) 08h - Palestra Gerenciamento dos Resíduos Sólidos com alunos da Escola Cantinho do Saber 09h - Palestra sobre Importância das árvores com alunos da Escola Cantinho do Saber 13h - Palestra Arborização com os alunos da Escola Técnica Monsenhor Odorico 14h - Palestra Coleta Seletiva com alunos da Escola Cantinho do Saber 11 de junho (Sexta-feira) 07h - Plantio de mudas no Parque da Cidade 08h - Palestra Importância das árvores com alunos do Colégio Farias Brito 09h - Palestra Gerenciamento do Resíduos Sólidos no Município de Tauá com alunos do Colégio Farias Brito 14h - Palestra Importância das árvores com alunos do Colégio Farias Brito NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#MeioAmbiente 19/04/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ PREFEITURA ENTREGA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO PARA A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DO MUNICÍPIO DE TAUÁ Foram 15 catadores beneficiados com entrega dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). Cada catador recebeu dois kits, totalizando 30 kits. São materiais de ótima qualidade e que vão proporcionar segurança para esses profissionais que fazem um serviço essencial. Cada catador recebeu os seguintes itens de segurança: 2 calças compridas; 2 blusões manga longa; 2 botas; 2 respiradores purificador de ar (máscara); 2 óculos de segurança e 2 chapéus. Os EPIs foram conquistados pela Prefeitura de Tauá, através da Superintendência do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades (SCidades) e o Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#MeioAmbiente 10/02/2021 SUPERINTENDÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ TAUÁ + VERDE: SUPERMATA INICIA PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS EM NOSSO MUNICÍPIO O Projeto Tauá + Verde tem como objetivo fazer o plantio de árvores nativas em locais estratégicos do município, buscando proporcionar um visual mais agradável para a cidade, fornecendo sombra para quem circula pelas ruas e abrigo para pequenos animais. Além disso, as árvores também elevam a permeabilidade do solo e ajudam a controlar a temperatura e a umidade do ar. A Supermata fará o plantio de aproximadamente 200 árvores em praças, ruas, avenidas e canteiros do município de Tauá, promovendo a educação ambiental permanente, proporcionando maior conforto térmico, através da criação de corredores verdes para a população, ampliando assim os amigos da natureza, através de adoções de árvores. Nesta primeira etapa, fizemos o plantio de cerca de 10 mudas na proximidade da sede da Supermata (localizada na Rua Silvestre Gonçalves, centro de Tauá), contando com o apoio dos estudantes do curso de tecnico em agropecuária, da Escola Profissionalizante Monsenhor Odorico de Andrade e da ambientalista Irlanda Feitosa, ressaltou o Superitendente Emilson Moreira. Além do plantio, as mudas são protegidas por um cercado de madeira, todos os bairros e localidades no interior serão contemplados. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
www.taua.ce.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 20:33:48