CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 21/03/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ DÁ POSSE AOS NOVOS DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM CERIMÔNIA DE RECONHECIMENTO

Na tarde desta quarta-feira, 20/03, um importante evento marcou o cenário educacional de Tauá, com a posse de 75 gestores, entre Diretores e Coordenadores Pedagógicos, das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Promovida pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Secretaria da Educação, a cerimônia foi realizada no Auditório do CECITEC, onde gestores e autoridades se reuniram para celebrar esse momento significativo.

Os novos gestores, aprovados no processo seletivo realizado no mês de fevereiro passado, agora assumem papéis fundamentais nas instituições educacionais do município, trazendo consigo um compromisso renovado com a qualidade e excelência no ensino.

Além disso, o evento foi enriquecido com a apresentação dos stands da "Estação Educação". Tivemos a oportunidade de conhecer de perto os diversos programas e projetos incríveis desenvolvidos pela Secretaria da Educação, todos voltados para o crescimento e desenvolvimento integral de nossos alunos.

Como parte da cerimônia, também foi prestada uma homenagem aos gestores escolares que dedicaram seu serviço as escolas, recebendo uma merecida Menção Honrosa em reconhecimento e gratidão ao trabalho desenvolvido por eles ao longo do período de 2020 a 2024.

Jornalista: Murilo Feitosa.

#Educação 04/01/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ ANUNCIA O ABONO DO FUNDEF PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNÍCIPIO

A Prefeitura de Tauá, através da Secretaria Municipal da Educação, anunciou, nesta quarta-feira (03), a concessão de abono salarial do Fundeb para os professores e servidores administrativos remunerados pela folha dos 70%.

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar explicou como ocorrerá o pagamento: "Pagaremos aproximadamente 800 mil reais de abono aos profissionais da educação, que será efetuado de forma proporcional à carga horária de trabalho, aos meses trabalhados em 2023 e à remuneração de cada servidor. São cerca de 1.600 profissionais beneficiados", afirmou prefeita.

Ela disse ainda que nos próximos dias encaminhará projeto de Lei para a Câmara Municipal dispondo sobre a concessão do abono do Fundeb, nos termos da legislação vigente.

Essa é mais uma ação da Prefeitura de Tauá com o objetivo de valorizar os profissionais da educação tauaense. Que já investiu em infraestrutura, programas de incentivo ao aprendizado e ações para fortalecer a educação do município.

#Educação 09/11/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ REALIZA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social foram os temas do evento
#Educação 14/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ ANUNCIA ENTREGA DE MATERIAIS PERMANENTES PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS

A Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria da Educação, anunciou nesta terça-feira (12/09), por meio de uma live, um investimento significativo na infraestrutura educacional. A entrega de materiais permanentes, que incluem brinquedos, materiais para tempo integral, equipamentos de informática e centrais de ar-condicionado que beneficiará 44 escolas e 4 unidades de atendimento educacional complementar.

O investimento total é de R$ 1.291.343,18, demonstrando o compromisso da administração municipal com a educação de qualidade. Essa iniciativa visa criar um ambiente propício para o aprendizado, tornando as escolas municipais mais equipadas e confortáveis para alunos e professores.

A entrega desses materiais também inclui equipamentos de informática, garantindo que alunos e professores tenham acesso às ferramentas tecnológicas necessárias para uma educação de qualidade. As centrais de ar-condicionado contribuirão para um ambiente mais adequado, promovendo o bem-estar de todos os alunos.

A Prefeita Municipal de Tauá, Patrícia Aguiar, ressaltou a importância desse investimento para a comunidade escolar: "A gente sempre tem trabalhado com a perspectiva de construir a cidade e trabalhar em todos os seus aspectos tendo sempre como a premissa de que a Educação é a base. Sem um grande programa condutor de educação nós não podemos ter grandes transformações. Quero lembrar que todos esses investimentos são de recursos do município que nós estamos investindo para dar essa condição das escolas e dos educadores desenvolverem o seu trabalho no dia a dia".

O Secretário Municipal da Educação, João Álcimo Viana Lima, afirmou que: "Vários desses investimentos dialogam diretamente com o Selo UNICEF nesse ciclo de 2021-2024. São investimentos que vão de encontro da dignidade humana, e que faz essa relação da educação com os resultados sistêmicos e as dimensões do selo".

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Tauá reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da comunidade, investindo no futuro e no bem-estar das gerações presentes e futuras do município.

#DignidadeMenstrualNaEscola 16/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DIGNIDADE MENSTRUAL NA ESCOLA BENEFICIA MAIS DE 1600 ADOLESCENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A Prefeitura Municipal de Tauá, através da Secretaria de Educação, tem o prazer de anunciar o sucesso do programa "Dignidade Menstrual na Escola", que está beneficiando mais de 1600 adolescentes da rede municipal de ensino. O programa visa garantir o acesso gratuito a produtos de higiene menstrual de qualidade, contribuindo para a saúde, bem-estar e dignidade das jovens estudantes.

O período menstrual é uma parte natural da vida de todas as mulheres e meninas, mas a falta de acesso a produtos de higiene menstrual pode criar barreiras significativas para a participação plena na educação e na vida cotidiana. Reconhecendo essa realidade, a Prefeitura de Tauá lançou o programa "Dignidade Menstrual na Escola", uma iniciativa que visa a redução das desigualdades de gênero e o apoio ao pleno desenvolvimento educacional e social das adolescentes do município.

A falta de acesso a produtos adequados de higiene menstrual pode levar não apenas a problemas de saúde, mas também à ausência nas aulas e ao isolamento social. O programa tem como objetivo quebrar esse ciclo, assegurando que todas as estudantes tenham acesso fácil e gratuito a absorventes de qualidade, promovendo a dignidade e permitindo que elas continuem frequentando a escola sem preocupações adicionais.

O sucesso do Programa Dignidade Menstrual na Escola ressalta o compromisso da Prefeitura de Tauá com a igualdade de gênero, a educação de qualidade e o bem-estar de seus cidadãos mais jovens. Com mais de 1600 adolescentes já beneficiadas, o programa está pavimentando o caminho para um futuro mais promissor e igualitário.

#fardamentoescolar 13/06/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ ENTREGA FARDAMENTO ESCOLAR NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

Farda completa, mochila, tênis e livros, essa é a imagem dos estudantes tauaenses. A Prefeitura Municipal de Tauá entrega o fardamento escolar para mais de nove mil alunos da rede municipal de ensino. Essa importante iniciativa visa garantir igualdade e dignidade aos estudantes, além de fortalecer a identidade e o senso de pertencimento de cada um.

O fardamento escolar é essencial para a organização e padronização das escolas, além de oferecer benefícios como a facilidade de identificação dos estudantes e a promoção de um ambiente mais acolhedor. O investimento foi pensado para levar até as famílias tauaenses dignidade.

A entrega do fardamento é apenas um dos muitos investimentos que estão sendo realizados no sistema educacional municipal, com o objetivo de promover melhorias significativas e valorizar o aprendizado. A prefeitura de Tauá investiu em infraestrutura, tecnologia, capacitação, equipamentos, movelaria, aprendizagem, entre tantos outros.

Confira a programação da entrega de fardamento:

- 12/06 (CARRAPATEIRAS E INHAMUNS)

7h30 - EEIF Raimundo Alves de Melo

10h00 - EEIF Francisco Ferreira de Sousa

13h30 - EEIF Ana Rosa do Bonfim e Anexo - Maria Salomé de Sousa

15h00 - EEIF José Caçula Pedrosa

16h30 - EEIF Francisco Julião de Sousa

- 13/06 (MARRUÁS E INHAMUNS)

13h00 - EEIF Francisco Cirilo de Araújo

14h30 - EEIF Francisco Alves de Oliveira

16h00 - EEIF Eneas Alves Mota

17h00 - EEIF Desiderio de Sousa Pedrosa

- 14/06 (CARRAPATEIRAS E BARRA NOVA)

7h30 - EEIF Prefeito Pedro Pedrosa de Castro Castelo

9h30 - EEIF José Ferreira de Sousa

10h30 - EEIF Francisca Cavalcante Fialho.

#fardamentoescolar 27/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ ENTREGA FARDAMENTO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A prefeitura de Tauá, através da Secretaria Municipal da Educação, inicia a entrega do fardamento escolar para os alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal, nesta terça-feira (28) e segue até a próxima sexta (31). Ao todo, serão beneficiados 2.278 estudantes, que receberão uniformes completos para frequentar as aulas.

A iniciativa tem como objetivo garantir a identidade visual das escolas e incentivar a participação dos alunos na vida escolar, além de valorizar o ambiente escolar e facilitar a vida de milhares de famílias.

A prefeita Patricia Aguiar destacou a importância do fardamento escolar para a identidade visual das escolas e para o fortalecimento da educação no município. "É importante porque é uma identidade da própria escola, e todas as fardas vem devidamente identificadas. As mães também não terão aquela preocupação de todos os dias está atras de uma roupa, e isso é importante, esse espaço de democrático dentro das nossas escolas" afirmou.

Nesta etapa a entrega será realizada em escolas da rede pública de ensino, sendo que cada unidade terá um dia específico para receber os uniformes. A previsão é que sejam entregues mais de nove mil uniformes completos para os alunos da rede municipal de ensino.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos e pela comunidade escolar, que ressaltaram a importância do fardamento escolar completo para a identidade visual das escolas e para a autoestima dos estudantes. O fardamento é composto por short-saia e camiseta para meninas e short e camiseta para meninos, além de um tênis e uma mochila.

Com essa ação, a Prefeitura de Tauá reforça o compromisso com a educação e o desenvolvimento da cidade, investindo em recursos para garantir um ensino de qualidade e uma formação completa para os alunos da rede pública municipal. A entrega do fardamento escolar completo é mais uma medida para garantir um ambiente escolar mais acolhedor e estimulante para todos os estudantes.

Confira as escolas que receberão fardamento:

28 De março

8hs - EEF Maria Mota Lima

9hs - EEF Maria Alexandrino Nogueira Marques

10hs - EEF Jorge Massilon Cavalcante

29 De março

15hs - EEF Júlio Rêgo

16hs - EEIF Centro Educacional Betesda

#Educação 01/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ CONCEDE REAJUSTE SALARIAL DE 14,95% AOS PROFESSORES

Os professores terão mais um motivo para comemorar nesse início de ano. A Prefeita Municipal de Tauá, Patrícia Aguiar, assinou lei de fixação do piso salarial anual na terça-feira (31/01). O município de Tauá concede o reajuste de 14,95% para os professores municipais.

O valor é linear e retroativo a 1° de janeiro deste ano, beneficiando os professores efetivos, concursados, temporários, aposentados e pensionistas da rede municipal de educação.

"Nós anunciamos o reajuste do piso salarial de 14,95%, que historicamente o município de Tauá sempre honrou, sempre nas nossas gestões, nós honramos e pautamos, dialogamos, mostramos aqui toda a linha do financiamento, o equilíbrio fiscal que o município vem tendo e com isso essa possibilidade de conceder mais uma vez o reajuste do piso retroativo ao mês de janeiro". Anunciou a Prefeita Municipal, Patrícia Aguiar, ao lado da equipe da Secretaria da Educação e dos representantes do sindicato APEOC.

"Nós trouxemos a nossa proposta que foi debatida na assembleia, trouxemos toda a nossa pauta, e na pauta principal que foi o reajuste salarial, e essa pauta foi atendida, de forma linear, ou seja, para toda a categoria" Comemorou o representante da APEOC de Tauá, Luiz Alcir Oliveira.

O Ministério da Educação anunciou um reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores, que passará de R$ 3.845, para R$ 4.420,55. A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro.

O piso salarial é definido pelo Governo Federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais, e no estão do Ceará, 82 municípios, incluindo Tauá, reajustaram o salário dos professores.

PROJETO DE LEI FOI APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Tauá, aprovou na sessão do dia 30/01, o projeto de lei que concedeu reajuste de 14,95% no salário base de todos professores da Rede Municipal de Ensino, com carga horária de 40h/semanais.

O projeto foi aprovado por 10 votos favoráveis e beneficia os professores efetivos, temporários, aposentados e pensionistas.

#Educação 29/11/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CERCA DE 2 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE DE ENSINO DE TAUÁ REALIZAM O SPAECE

As escolas do município de Tauá estão mobilizadas para a realização do SPAECE 2022. As provas estão sendo aplicadas nesta terça-feira (29) para os alunos do 2º ano, em 30 de novembro para os alunos do 5º ano e no dia 1 de dezembro para os alunos do 9º ano.

O SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) trata-se de uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas em cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

No total, irão participar 630 alunos no 2º ano, 588 do 5º ano e 709 do 9º ano.

O município também irá premiar os alunos que obtiverem os melhores resultados com um notebook, cada. Os critérios serão o seguinte:

- Os 7 alunos do 2º ano;

- Os 6 alunos do 5° ano;

- Os 7 alunos do 9º ano (nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática);

Para além da premiação aos alunos, o município também concederá o pagamento da Gratificação por Mérito Educacional (GME), aos professores de turmas do segundo ano, quinto ano e nono ano e aos respectivos diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares, e será aplicada após a divulgação dos resultados da prova.

#puragua 16/11/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PURÁGUA: ÁGUA LIMPA E PURA PARA TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE TAUÁ

Água pura, limpa e de qualidade para nossas crianças e adolescentes é prioridade. Dessa forma, o Município de Tauá, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nas quarenta e quatro escolas da rede municipal a instalação do purificador de água. Um equipamento moderno, eficaz e eficiente no dever de oferecer água pura.

O programa Purágua, já está em funcionamento em parte das escolas da rede Municipal e no dia 26 de outubro de 2022, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, deu ordem de serviço para instalação de mais 20 instituições de ensino do Município.

O sistema Purágua trata-se de estações compactas de tratamento e abastecimento de água. E sendo implantadas em todas as 44 escolas da Rede Municipal de Ensino, promovendo assim a purificação da água consumida por alunos e profissionais da educação.

Esta iniciativa faz parte das ações estratégicas de um dos resultados sistêmicos do Selo Unicef. São mais de 10 mil estudantes benefiados através do sistema Purágua.

VEJA A ESCOLAS QUE RECEBERÃO AS ESTAÇÕES PURÁGUA:

BARRA NOVA:

- EEIF José Ferreira de Sousa

CARRAPATEIRAS:

- EEIF Francisco Ferreira de Sousa

- EEIF Prefeito Pedro Pedrosa de Castro Castelo

-EEIF Raimundo Alves de Melo

INHAMUNS:

- EEIF Desidério de Sousa Pedrosa

- EEIF Francisco Julião de Sousa

- EEIF José Caçula Pedrosa

MARRECAS:

- EEIF Eliseu Meneses da Costa

- EEIF Francisco Miguel dos Santos (Vila Joaquim Moreira)

- EEIF Jesus Maria e José

- EEF Luiza Maria da Silva

MARRUÁS:

- EEIF Francisco Alves de Oliveira

- EEIF Francisco Cirilo de Araújo

SANTA TERESA:

- EEF Amâncio Cordeiro Júnior

- EEIF Francisca Gonçalves de Amorim

- EEF Josué Honório de Almeida

SEDE DISTRITAL:

EEIF Domingas Gomes de Aguiar

TRICI:

- EEF Cristina Liberalina Loiola

- EEIF Domingos Gomes de Aguiar

- EEIF Josefa Pereira de Sena

#Educação 05/09/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CENTRO MUNICIPAL DE IDIOMAS INICIA AS AULAS NESTE DIA 5 DE SETEMBRO E MANTÉM INSCRIÇÕES ABERTAS

O Município de Tauá, através do Centro Municipal de Idiomas de Tauá (CEMIT), irá reabrir as portas para atender a comunidade tauaense que deseje aprender a falar Inglês e Espanhol. A partir desta segunda-feira (05), têm início as aulas de idiomas na sede da instituição e as inscrições seguem abertas.

O domínio de uma língua estrangeira pode abrir diversas portas para quem busca uma vaga no mercado de trabalho. Companhias estão cada vez mais exigentes e a competitividade cada vez maior, portanto a adição de um segundo idioma no currículo é um grande diferencial, gerando mais oportunidades de emprego, ou até um aumento de salário.

Com durabilidade de 01 ano e 06 meses, o Centro oferece cursos de Inglês e Espanhol nos níveis básico, intermediário e avançado nos turnos da manhã, tarde e noite, com um total de 360 horas. Cursos que fortalece o currículo de todo de todo estudante, que posteriormente deseja ingressar no mercado de trabalho.

Quer se inscrever? As matrículas deverão ser feitas no próprio CEMIT, localizado na rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no bairro Tauazinho. As vagas são limitadas.

DOCUMENTOS

-1 Foto 3x4

-Declaração de matrícula em Instituição de Ensino (Fundamental, Médio ou Superior)

-Cópia do documento de Identificação (RG ou Certidão de Nascimento)

-Cópia do Comprovante de Endereço

-Pasta de Matrícula

#Educação 10/08/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ REALIZA ENTREGA DE CADEIRAS DE RODAS ADAPTADAS PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Tauá, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (09) a entrega de 4 cadeiras de rodas adaptadas para alunos da rede municipal de ensino. Contemplando alunos das escolas EEF Maria Alexandrino Nogueira Marques e Centro Educacional Betesda, na sede, e EEF Josué Honório de Almeida na Vila de Santa Teresa e EEF José Ferreira de Sousa na Vila de Bom Jesus, em Barra Nova.

Essas cadeiras foram direcionadas através de consultas médicas por especialistas ortopédicos, fisioterapeutas, com medição adequada de acordo com as crianças contempladas, como em relação ao seu desenvolvimento motor, a sua desenvoltura, a sua locomoção. Uma ação necessária para atender os alunos, contando com todo acompanhamento da Célula de Educação Especial.

A Prefeita Municipal, Patrícia Aguiar, acompanhou de perto a entrega do equipamento, nas escolas EEF Maria Alexandrino e Centro Educacional Betesda. A prefeita enfatizou que: "Os ensinamentos, do respeito, do afeto, do carinho, esses bons sentimentos que tem que ser despertados dentro de nós, então para além de Gestora, como mãe, como mulher, é um momento especial de poder contribuir para que os alunos tenham melhores condições e a escola tenha melhores formas de trabalhar", afirmou.

A diretora do EEF Maria Alexandrino, Marta Valéria, deixou o seu agradecimento especial e reforçou a importância do equipamento para a instituição de ensino, ""Em nome da Escola Maria Alexandrino, agradecemos a Prefeita Patrícia, esse investimento de dar esse suporte tanto para a família, quanto para nossa escola, no sentido de estar melhorando a vida do aluno no espaço escolar, porque sem a cadeira é muito difícil desenvolver as atividades pedagógicas e dar conforto para que ele passe 4 horas na escola desenvolvendo todas as habilidades que ele necessita de alfabetização, de socialização, então obrigado Prefeita, com certeza vai ser de muita valia esse equipamento", colocou a diretora.

Por fim, o Secretário Municipal da Educação, João Álcimo Viana, reforçou o compromisso da Gestão com a Educação e lembrou de outras ações que estão sendo desempenhadas pela Secretaria no atendimento a outras crianças especiais nas escolas da rede municipal, "Além dessa ação, nós temos um conjunto de outras atividades que requer a estrutura pedagógica, a estrutura física, o atendimento educacional especializado, a partir dos professores, das salas de recursos multifuncionais, nós temos mais de 250 alunos classificados como crianças especiais que estão com atendimento educacional especializado, além daqueles que conforme o laudo médico necessitam que a Secretaria providencie, como assim o fez o próprio Processo Seletivo que foi a contratação de cuidadores, que são os Auxiliares de Serviços Pedagógicos" disse o Secretário da Educação.

Esse é um investimento que totaliza R$15.058,00. Mas principalmente é um investimento na educação de qualidade e um investimento humano, acreditando que a educação é para todos.

#PRECATORIOS 29/07/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA PAGAMENTO DOS PRECATÓRIOS AOS PROFESSORES

O Município de Tauá, através da Secretaria de Educação, realiza o pagamento dos beneficiários do rateio dos recursos extraordinários proveniente dos precatórios do FUNDEF, que tem início nesta sexta-feira, 29 de julho.

A Câmara Municipal de Tauá, aprovou na última quarta-feira (27/07) o Projeto de Lei Municipal nº 83/2022, que autoriza ao Município a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 47.624.781,41. Do valor autorizado, R$ 28.884.581,41, serão utilizados para o rateio dos precatórios do Fundeb para o pagamento de profissionais do magistério ou que dão suporte à docência no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal e atuaram no período de 1998 a 2006.

Ainda no dia 27/07, o projeto foi sancionado pela Prefeita Patrícia Aguiar para na sexta-feira 29/07, o pagamento ser depositado na conta dos 1602 beneficiários dos Precatórios.

Dos 1602, 1485 beneficiários já estão totalmente cadastrados no sistema, porém ainda há nessa conta 58 falecidos que dependem de espólio dos herdeiros. Outros 59 estão com pendências cadastrais a ser resolvidas. A Secretaria da Educação juntamente com a Secretaria da Gestão e Planejamento, expedirão ato para que as pessoas com pendências referentes a conta bancária possam entregar a documentação necessária.

Também na sexta-feira 29/07, data do pagamento da folha de todo o município, será pago também o valor de 9.378.606,00, reforçando assim o compromisso da gestão municipal com os seus servidores.

Há uma grande variação em torno da lista dos 1602 beneficiários, por conta da proporcionalidade do tempo e dos valores recebidos nesse tempo de 1998 a 2006, então haverá um pequeno número de pessoas que receberá um valor abaixo de R$1000, enquanto haverá pessoas que ultrapassam o valor de R$100.000. Com base na faixa de alíquotas do imposto de renda retido na fonte e o próprio sistema de pagamento já prevê esse desconto tributário. O município seguirá o que a legislação federal determina.

O valor dos precatórios do Município Tauá gira em torno de R$87.177.69,00, do total desse valor, existe a interpretação da lei tanto por parte do Município, quanto por parte da APRECE (Associação dos Prefeitos do Ceará), além de outros juristas, que o valor de juro e mora não pode ser feito com rateio, somente o valor principal e a correção monetária. De acordo com a Prefeita Municipal, "Foi-se imaginado que o valor de 28.884.581,41 seria até maior pois os juros seriam só da parte do tempo que chegou o recurso do Banco do Brasil, porém a Procuradoria juntamente com a Secretaria de Finanças anunciaram a questão do juro, que foi uma interpretação do pleno do STF sobre a questão do juros de mora, portanto o Município só poderia aplicar para o rateio a parte da correção monetária, a gestão em todo momento procurou fazer as coisas dentro da lei".

De acordo com o secretário João Álcimo, está se fazendo um levantamento para saber se o Governo Federal deixou de repassar recursos referentes ao FUNDEB, no período de 1997 a 2020. Caso seja constatado que não foi feito esse repasse, assim como fez em 2016, a gestão municipal entrará nas instâncias judiciais no intuito de buscar a recuperação desse recurso. O Município de Tauá ainda está cobrando a outra parte do pagamento dos Precatórios ao Governo Federal, o valor total é de 123 milhões de reais, no entanto só foi reconhecido até o valor de 87 milhões.

O valor a ser rateado por tanto serão os 28.884.581,41, que compreende 60% do total do recurso que é destinado para a Educação, enquanto os demais 40% serão usados para investimentos dentro da própria área da Educação como na infraestrutura das escolas, formação dos professores e área tecnológica.

Sobre isso, a Prefeita Patrícia enfatizou a importância da educação para a sociedade tauaense. Segundo ela: "A educação é a base transformadora dentro de uma sociedade. Ninguém vira a chave e quebra esse ciclo de pobreza se não for através da formação, da qualificação de pessoas de uma educação bem-feita pelo serviço público. Então, são muitos os investimentos que serão feitos, especialmente esse tripé de infraestrutura, tecnologia e formação de alunos e professores será o grande investimento."

#precatóriosFUNDEF 28/06/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO TAUÁ PUBLICA RELATÓRIO COM BENEFICIÁRIOS DO RATEIO DE RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PROVENIENTES DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF


O Município de Tauá, através da Secretaria de Educação, publicou no Diário Oficial na última segunda-feira, 27 de junho de 2022, a relação dos beneficiários do rateio dos recursos extraordinários proveniente dos precatórios do FUNDEF.

O relatório apresenta a lista dos beneficiários oriundos do rateio dos Precatórios do FUNDEF, com a quantidade de meses e anos, no período de 1998 a 2006. bem como o total das remunerações recebidas pelo beneficiário no respectivo período, que serviram de base de cálculo para a definição do percentual e do valor bruto a ser rateado com cada beneficiário.

A ação cobrando o repasse dos valores repassados a menor para a Prefeitura de Tauá, foi protocolada no dia 1º de janeiro de 2016, pela então Prefeita Patrícia Aguiar, que contratou uma banca de advogados para recuperar os valores repassados a menor entre os anos de 1998 a 2006. A ação foi ajuizada em 14 de novembro de 2016.

Para eventuais contestações o interessado deverá apresentar requerimento, na sede da Secretaria da Educação, localizada na Av. Moacir Pereira Gondim, S/N, Planalto Colibris, Tauá-CE, para fins de correção, devidamente fundamentado no período de 28 a 30 de junho e 01 a 02 de julho, nos horários de 7h:30min às 11h:30min e de 13h:30min às 17h:30min.

Sendo analisadas e decididas pela Comissão Específica, no prazo de 05 (cinco) dias, iniciando em 04 de junho de 2022 e finalizando em 08 de julho de 2022. Após o decurso do prazo para as contestações será publicado ato administrativo, com a divulgação da tabela final do rateio, com seus respectivos valores para cada beneficiário.

#ProcessoSeletivo 14/05/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ LANÇA EDITAIS PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAREM EM PROGRAMAS FEDERAIS

A Secretaria da Educação do Município de Tauá lançou nesta sexta-feira (13/05) os Editais para a seleção e constituição de banco para os Programas Federais: Brasil na Escola e Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC), que serão executados em escolas da zona urbana e rural do Município de Tauá.

BRASIL NA ESCOLA

O programa irá oferecer inovação, valorização de boas práticas e apoio técnico e financeiro, de modo a assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental.

O Processo seletivo será destinado para o preenchimento de 6 (seis) vagas para monitores voluntários, sendo 3 (três) vagas para Língua Portuguesa e 3 (três) vagas para Matemática a serem distribuídas nas escolas Francisco Julião de Sousa, em Lagoa do Eufrasino; e Desiderio de Sousa Pedrosa, em Guaribas, no distrito de Inhamuns; e na escola Francisco Cirilo de Araújo, em Várzea da Serra, no distrito de Marruás.

As inscrições serão efetuadas na sede da Secretaria Municipal da Educação, localizada à Av. Moacir Pereira Gondim, S/N, bairro Planalto dos Colibris, na cidade de Tauá, nos dias 17 e 18 de maio de 2022, das 8h às 11h. O valor da bolsa mensal será entre R$ 400,00 e R$ 600,00 reais, para uma carga horária semanal de 8 a 10 horas.

TEMPO DE APRENDER

O objetivo do programa é melhorar a qualidade da alfabetização nas escolas públicas do país. Os voluntários atuarão como apoio ao professor alfabetizador,

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 12 (doze) vagas para assistentes voluntários de alfabetização do Programa Tempo de Aprender, a serem distribuídas nas escolas de Ensino Fundamental do Município de Tauá.

As inscrições serão efetuadas na sede da Secretaria Municipal da Educação, localizada à Av. Moacir Pereira Gondim, S/N, bairro Planalto dos Colibris, na cidade de Tauá, nos dias 16 e 17 de maio de 2022, das 8h às 11h. O valor da bolsa mensal será entre R$ 300,00 e R$ 900,00 reais, para uma carga horária semanal de 10 a 30 horas.

Confira maiores informações em nossa BIO no instagram ou através do Diário Oficial no link: https://bit.ly/3LiJ8PA

#ProcessoSeletivo 25/04/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NESTE DOMINGO (24) ACONTECEU A PRIMEIRA FASE DO PROCESSO SELETIVO DA EDUCAÇÃO DE TAUÁ

Aconteceu neste domingo (24), a primeira fase do processo seletivo para profissionais temporários da Secretaria Municipal de Tauá. Esta etapa conta com a realização da prova escrita com todos os profissionais que participaram do processo seletivo do Município.

Grande parte dos inscritos compareceram, isto é, mais de 90% dos inscritos compareceram ao local de prova. Mostrado que um grande interesse do público alvo pelas vagas disponíveis no seletivo.

O Processo Seletivo Público Simplificado, é destinado à contratação temporária de servidores públicos, bem como para a formação de cadastro de reserva. A fim de atender às necessidades temporárias de excepcional, decorrentes das carências existentes.

Conforme prevê o cronograma do certame, o gabarito de questões será divulgado nesta segunda-feira 25/04, confira o cronograma completo e maiores informações no site da empresa responsável.

Clique e veja o gabarito de questões: https://rhmais.se

#Educação 19/04/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E-LABORAR : PROJETO QUE PROPÕE REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO DE TAUÁ É LANÇADO NESTA TERÇA(19)

O Munícipio de Tauá, através da Secretaria da Educação, implantou no iniciou de 2022 o Projeto E-LABorar. O lançamento do Projeto aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Cine Teatro Maria Carmem, no Parque da Cidade.

O E-LABorar propõe levar a todas às escolas de educação fundamental, isto é, nas turmas de alunos de 6 a 14 anos, o ensino da educação e cultura Maker. Que se caracteriza pelo ensino de robótica como ferramentas pedagógicas, incluindo a recuperação de aprendizagem dos alunos nesse período pós-pandemia

O Laboratório Maker funciona como um centro de criatividade, invenção e inovação para qualquer tipo de conhecimento e propiciam que os estudantes criem protótipos, projetos, façam testes, invenções e aprendam de forma mais prática.

Cada Laboratório Maker possui uma impressora 3D, uma cortadora a laser e uma plotter de recorte. Além disso, os alunos recebem um livro didático com atividades makers que norteiam o trabalho pedagógico durante cada série/ano. As escolas também recebem todos os insumos para desenvolver as atividades, como: filamentos, placas de mdf, vinil, ferramentas, componentes eletrônicos, material de papelaria, entre outros.

Com o Projeto E-LABorar serão beneficiadas 34 Escolas (sendo 11 na sede do Município e 23 nos distritos), mais de 320 professores, 34 coordenadores pedagógicos, 34 diretores escolares e mais de 5.800 alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. Um programa ousado, que deseja revolucionar a Educação do Município de Tauá.

#Educação 06/04/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA (06) O MUNÍCIPIO DE TAUÁ REALIZOU CERIMONIA DE HOMENAGEM AOS SERVIDORES AFASTADOS PARA APOSE

O Munícipio de Tauá, nesta quinta-feira (06), realizou a entrega de certificados para os servidores da Secretaria da Educação que foram afastados para aposentadoria. Estes são servidores com 10, 20, 30 e quase 40 anos de serviço público a educação de Tauá.

A solenidade aconteceu no Cine Teatro Maria Carmem, Parque da Cidade, e contou com a participação de servidores da educação do ano de 2021 e início de 2022. O Município homenageou cerca de 37 funcionários públicos afastados.

A professora afastada Ana Maria Elias Loiola falou sobre a importância desse momento: "Trabalhei por mais de 25 anos para o Munícipio de Tauá e hoje participar de momento como esse é muito importante. Pois depois que você se afasta da sala de aula, a gente se sente desvinculada e sozinha, por isso acho que esse momento é muito importante para o Munícipio e para nós servidores afastados", explica.

Cada servidor recebeu uma carta de agradecimento da equipe da escola à qual fazia parte e também um certificado por todos os anos de trabalho ao Munícipio de Tauá. Essa ação propõe valorizar os profissionais que fizeram e fazem parte da construção de uma educação de excelência.

#Educação 06/04/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA LER E CRESCER É LANÇADO NESTA QUARTA (06) E CONTEMPLA 22 ESCOLAS DO MUNÍCIPIO

O Município de Tauá, através da Secretaria da Educação de Tauá, lançou na manhã desta quarta-feira (06) o Programa Ler e Crescer, no Parque da Cidade. Que chama atenção por propor incentivar a leitura e a produção textual ainda nos primeiros anos da educação infantil.

O evento reuniu professores, coordenadores, estudantes de escolas públicas municipais e privadas e também alunos da Educação Infantil. Um momento de apresentação dos objetivos do projeto e também da importância da ação.

O Programa propõe promover e incentivar à leitura e a produção textual, levando os alunos das escolas municipais a escrever sobre histórias singulares e próprias do povo tauaense. Valorizando a escrita dos estudantes do munícipio.

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, reforçou a importância do programa para a educação municipal e na formação das crianças e adolescentes: "A leitura, a produção de texto e a compreensão da escrita, vai formando a criança desde a primeira idade", afirma.

Através do Programa mais de 20 escolas serão contempladas, recebendo livros paradidáticos, para estudantes do 6° ao 9° ano. Todas as Unidades da Educação Infantil, creche e pré-escola, também fazem parte dos beneficiados pelas ações.

#Tecnologia 17/03/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ REALIZA LANÇAMENTO DO PROGRAMA METAS

Nesta quinta-feira, 17 de março, a partir da 9h, no CineTeatro Maria Carmem, no Parque da Cidade, acontecerá o lançamento do Programa de Monitoramento a Educação de Tauá por Sistema - o Programa METAS. Idealizado para garantir toda uma modernização da gestão educacional da rede municipal de educação que possibilita um acompanhamento em tempo real de todas as escolas. Munido de uma diversidade de relatórios para avaliação de resultados e tomada de decisão. O programa tem 6 linhas de ações, sendo elas:

-
SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: com módulos de diário on-line, pessoal, patrimônio, merenda e transporte escolar, possibilitando o acesso rápido às informações e automatizando processos que anteriormente eram manuais;

- 100% DE CONECTIVIDADE: fornecimento de internet em todas as escolas e órgãos da Secretaria Municipal da Educação, para uso pedagógico e administrativo;

- EQUIPAMENTOS PARA PROFESSOR E SECRETÁRIO ESCOLAR: equipando com computadores/notebooks e mobiliário, a totalidade das secretarias escolares e salas de professores;

- KITS TECNOLÓGICOS: para as 7 maiores escolas dos distritos, com a finalidade de uso pedagógico e apoiar reuniões e capacitações on-line;

- EQUIPAMENTOS PARA A GESTÃO DA REDE: computadores e impressoras para suprir as necessidades de processos administrativos e formativos da secretaria municipal, bem como propiciar o monitoramento da rede pelo sistema;

- FREQUÊNCIA POR RECONHECIMENTO FACIAL: projeto piloto em 10 escolas, nas quais a frequência é feita por câmeras especiais que identificam o rosto do aluno e posteriormente avisam aos pais dos faltosos por mensagem de celular.

É o maior investimento já feito em recursos tecnológicos para a Educação de Tauá, garantindo inovação, celeridade nos processos administrativos e ampliando as possibilidades pedagógicas. O aparato tecnológico é composto por:
- 1 Sistema de gestão educacional (software on-line)
- 48 links de internet para escolas e órgãos municipais;
- 25 computadores/notebooks para as secretárias escolares;
- 32 computadores para as salas dos professores;
- mobiliários para os equipamentos;
- 7 kits tecnológicos ( TVSmart e notebook);
- 16 computadores/notebooks, 8 impressoras lazer/jato de tinta, 2 TVSmart e 1 copiadora/duplicadora.

#OrdemdeServiço 16/03/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ REALIZA SOLENIDADE DE ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DE ESCOLAS

Na tarde desta quarta-feira, 16 de março, a prefeita do munícipio de Tauá, Dra. Patrícia Aguiar, em seu gabinete, assina a ordem de serviço para reformas e ampliações das escolas da sede e distritos da cidade. Um investimento de mais de 3 milhões de reais.

As reformas visam melhorar as estruturas escolares das unidades do munícipio. Os principais serviços a serem executados com esta ordem são: a reforma completa dos telhados, com a substituição de madeiramento danificado; substituição e pintura de portas e janelas danificadas.

Ainda acontecerá a substituição de pontos elétricos, reforma completa de banheiros, pintura completa das escolas e a construção de casa de gás, seguindo as recomendações de segurança do Corpo de Bombeiros. Além das reformas, as obras incluem a ampliação das escolas, a partir da construção de novas salas de aula.

Todo o município será beneficiado com está ação. Na sede as escolas a receberem reformas e novas construção são:
EEF Dondon Feitosa;
EEF Joaquim Pimenta;
CEI Professora Maria Gomes;
CEI Vovó Clarinda;
CEI Aurelio Rodrigues Loiola e a
EEI Sossego da Mamãe.

Além da sede, as escolas dos distritos de Marrecas e Santa Tereza também serão beneficiadas com as obras das escolas e centros de ensino infantil. A escola E.E.I.F. Francisco Miguel dos Santos em Marrecas e Santa Tereza receberá reformas na escola E.E.F. Josué Honório de Almeida e no C.E.I. Adelaide Coutinho de Loiola.

#ProcessoSeletivo 11/03/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ DIVULGA EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO O Periodo de inscrição para o Processo será de iniciado na próxima segunda-feira, 14 de março, apenas através do site https://rhmais.selecao.net.br
#ReajusteSalarial 18/02/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REAJUSTE SALARIAL DOS PROFESSORES 2022 EM TAUÁ AGORA É LEI Professores tiveram aumento linear de 33,24% (trinta e três vírgula vinte e quatro por cento)
#ContrataçãodeEmpresa 16/02/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PUBLICA AVISO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS As empresas serão responsáveis pela Realização de Processo Seletivo Simplificado e pelo Controle e eliminação de pragas em unidades educacionais
#Educação 05/10/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO RETORNO DAS AULAS: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ACOMPANHA DE PERTO A VOLTA DOS ALUNOS ÀS ESCOLAS E A ENTREGA DO MATERIAL Na manhã desta quarta-feira, dia 6 de outubro, a prefeita Patrícia Aguiar esteve na Escola Municipal Dondon Feitosa, no Bairro Planalto dos Colibris, para acompanhar o retorno dos alunos de forma presencial ás aulas, dialogar com a equipe e vistoriar as dependências da instituição de ensino ao lado do secretário municipal de Educação, Professor álcimo Viana Lima. As unidades municipais de ensino foram todas adaptadas para a volta dos estudantes, indo ao encontro de todos os protocolos sanitários, parte das escolas municipais foram reformadas na primeira etapa do Programa EducaTauá, proporcionando melhores condições de salubridade, conforto, segurança e acessibilidade aos professores, funcionários, alunos e a comunidade. a nova realidade das aulas em tempos de pandemia. “Estou muito feliz com o que estou vendo. Espaços arejados e bem equipados para garantir a proteção das pessoas. é muito bom ver os nossos estudantes de volta. Estudando, aprendendo, recuperando o tempo perdido. Estou ansiosa para que em breve possamos reencontrar as unidades com corredores cheios”, comentou a prefeita. álcimo Viana, secretário da pasta, fez um balanço positivo do retorno gradual. “Foi uma retomada muito leve e com pé no chão. Todo um planejamento foi feito e continuará sendo feito para o retorno total dos alunos com segurança”, enfatizou. Na visita foram também entregues os kits de material escolar composto por diversos itens, num total de 9.500 kits serão distribuídos de forma gratuita. Retornaram desde o dia 04 de outubro, os alunos do Ensino Fundamental (1º a 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Já no dia 03 de novembro será promovido o retorno para os alunos da Educação Infantil (creche e pré-escola). NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 27/09/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO VOLTA ÀS AULAS EM TAUÁ: SEGUNDA-FEIRA 04 DE OUTUBRO DE FORMA HÍBRIDA: REMOTA E PRESENCIAL A Prefeitura de Tauá, através da Secretaria da Educação, anuncia para a próxima segunda-feira, 04 de outubro, retomada das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino, adotando o modelo híbrido: atividades presenciais alternadas com atividades remotas. O retorno presencial seguirá duas etapas e será promovido de forma escalonada, por agrupamentos, considerando as dimensões das salas de aulas e os alunos matriculados em cada turma. Retornarão na Primeira etapa, no dia 04 de outubro, alunos do Ensino Fundamental (1º a 9º anos) e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); Na segunda etapa, prevista para o dia 03 de novembro será promovido o retorno para os alunos da Educação Infantil (creche e pré-escola). O município está desenvolvendo uma série de ações para preparar as escolas e os profissionais para o momento da retomada das aulas presenciais: auxiliares de serviços gerais, merendeiras e motoristas do transporte escolar estão recebendo formações específicas; escolas municipais estão passando por reformas, demarcações no piso e ambientes, reorganização das salas com distanciamento das cadeiras e instalação de dispensadores de álcool em gel; a Secretaria da Educação está realizando a aquisição/locação de equipamentos e solução de transmissão (para aulas-lives do ensino híbrido); também está sendo providenciada a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI); dentre outras. Ressalte-se que, visando garantir um ambiente educacional seguro, serão seguidas, rigorosamente, as diretrizes sanitárias orientadas pelo Governo do Estado e pela Secretaria de saúde de Tauá. #PrefeituradeTaua #VoltaAsAulas #EnsinoHibrido #Educacao #Aprendizagem NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 27/09/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO POESIA: JOVEM ESTUDANTE TAUAENSE CONQUISTA O SEGUNDO LUGAR NA ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO PETECA A tauaense Lara Hellen Teixeira Lima, aluna do 6º ano da EEIF Desidério de Sousa Pedrosa – Loc. de Guaribas – Distrito de Inhamuns, conquistou o 2º Lugar na Etapa Estadual do Prêmio Peteca 2021, no grupo 2 - Profissionalização do adolescente / aprendizagem profissional. A poesia intitulada Jovem Aprendiz, escrita pela aluna, se destacou nas etapas Municipal e Estadual, do prêmio que selecionou os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas dos municípios cearenses que participam do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Peteca (Projeto MPT na Escola). Além de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, o Prêmio Peteca/MPT na Escola 2021 reconhece e divulga os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções á violação dos direitos de crianças e adolescentes. Confira e aprecie a Poesia Jovem Aprendiz, por Lara Hellen, 2º Lugar na Etapa Estadual do Prêmio Peteca 2021: JOVEM APRENDIZ O jovem aprendiz é um projeto popular Onde o jovem que ingressa Só tem a ganhar Além do aprendizado uma nova missão para buscar O jovem estuda trabalha e recebe remuneração Ajuda na renda familiar trazendo muita gratificação Saindo da vulnerabilidade Para a superação No dia a dia de muitos jovens A criminalidade é presente O jovem aprendiz traz um futuro diferente Trazendo a esperança De um mundo melhor do que temos atualmente Por meio desse projeto O jovem recebe capacitação O que ajuda no desenvolvimento Pessoal e também na profissão E o mais importante: O torna um bom cidadão é comum a história de muitos Que ingressa no jovem aprendiz E hoje conquistaram O emprego que sempre quis Construindo assim, Uma história feliz NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 17/09/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETÁRIO REPRESENTA O MUNICÍPIO DE TAUÁ EM BRASÍLIA NO 18º FÓRUM NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO O Secretário Municipal da Educação de Tauá, Professor João álcimo Viana Lima, está em Brasília para participar 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que traz como tema “35 anos da Undime como protagonista na construção de políticas públicas educacionais”. O evento, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro, está sendo realizado de maneira híbrida. No formato presencial, participam apenas Dirigentes Municipais de Educação que compõem o colégio eleitoral da instituição: membros titulares do Conselho Nacional de Representantes (CNR), como é o caso do Secretário da Educação de Tauá, e, delegados titulares. No formato virtual, participam dirigentes e técnicos de secretarias municipais de educação de todo o país. Dentre os temas pautados no Fórum, estão: o novo Fundeb, implementação dos novos currículos, cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de educação, processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia, os desafios e as demandas para o Dirigente Municipal de Educação (DME). NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 30/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DIVULGA A RELAÇÃO DE ALUNOS VENCEDORES DA FASE MUNICIPAL E CLASSIFICADOS PARA A FASE ESTADUAL DO PREMIO PETECA A Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Secretaria da Educação divulga a relação dos alunos da rede municipal de Ensino de Tauá vencedores da etapa municipal, classificados para a etapa estadual do Prêmio Peteca/MPT na Escola 2021. O Prêmio Peteca/MPT na Escola 2021 consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas dos municípios cearenses que participam do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Peteca (Projeto MPT na Escola). Os trabalhos inscritos no Prêmio Peteca/MPT na Escola 2021 abordaram obrigatoriamente os seguintes temas, conforme o seu respectivo grupo: GRUPO 1: Trabalho infantil; GRUPO 2: Profissionalização do adolescente / aprendizagem profissional. GRUPO 3: Trabalho infantil e Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional. O Prêmio Peteca/MPT na Escola 2021 tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções á violação dos direitos de crianças e adolescentes. Confira a relação dos alunos vencedores da etapa municipal do Prêmio Peteca 2021: GRUPO 1: ALUNOS DO 4º E 5º ANO CONTO - Aluna: Maria Clarisse da Silva Sousa EEIF FRANCISCO JULIãO DE SOUSA - 5º ano POESIA - Aluna: Nadja Natália de Souza EEF JOSUé HONóRIO DE ALMEIDA - 5º ano DESENHO - Aluno: James André Marques de Lacerda EEF MARIA MOTA LIMA - 5º ano GRUPO 2: ALUNOS DO 6º A 7º ANO CONTO - Aluna: Cláudia Maria da Silva Sousa EEF CRISTINA LIBERALINA LOIOLA - 7º ano POESIA - Aluna: Lara Hellen Teixeira Lima EEIF DESIDéRIO DE SOUSA PEDROSA - 6º ano DESENHO - Aluna: Priscila Vital Morais Nascimento EEF JOAQUIM PIMENTA - 7º ano GRUPO 3: ALUNOS DO 8º E 9º ANO CONTO - Aluna: Victória Cristina de Lima EEIF FRANCISCO JULIãO DE SOUSA - 9º ano POESIA - Aluna: Maria Geovane Rodrigues do Nascimento EEF CRISTINA LIBERALINA LOIOLA - 9º ano DESENHO - Aluna: Antonia Gabrieli Oliveira da Silva EEIF ENéAS ALVES MOTA - 9º ano MúSICA - Aluna: Lavinya Avila Lima Sena EEF JOAQUIM PIMENTA - 8º ano NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 30/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MERENDA ESCOLAR: EDUCAÇÃO DIVULGA CHAMAMENTO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS A Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Secretaria Municipal da Educação está realizando Chamamento Público para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, para suprir a demanda da merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Serão adquiridos itens, como: filé de peixe, carne de carneiro, queijo coalho, feijão, banana, tomate, cheiro verde, alface, polpa de frutas e mel. O investimento total será de R$ 656.815,00. Poderão participar do Chamamento Público os agricultores, isoladamente ou organizados em grupo formais e informais, integrantes do Programa Nacional da Agricultura Familiar – PRONAF. Ainda no primeiro semestre, a Prefeitura de Tauá, com recursos do PNAE, o valor de R$ 729.533,49 para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar. As compras realizadas junto á agricultura familiar totalizaram cerca de R$ 259.533,49, o equivalente a 35,57% do valor total liberado pelo FNDE. Para maiores obter maiores, os interessados devem procurar a Secretaria de Educação, localizada na Av. Moacir Pereira Gondim, S/N, Colibris até a próxima sexta-feira, 3 DE SETEMBRO ou acessar o Chamamento Público no link: https://bit.ly/3zoEn21 NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 26/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE TAUÁ ADERE AO PACTO PELA APRENDIZAGEM DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Na manhã desta quinta-feira, 26 de agosto, na Escola Profissionalizante Mons. Odorico de Andrade, a Prefeita Patrícia Aguiar participou do lançamento do PACTO PELA APRENDIZAGEM, projeto do Governo do Estado do Ceará que tem o objetivo fortalecer o regime de colaboração com os 184 municípios cearenses para a recuperação da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) diante do contexto de pandemia. No ato do lançamento, através das redes sociais do Governo do Estado, o Governador Camilo Santana sancionou a lei que cria o pacto, e junto com os demais prefeitos da Região dos Inhamuns, participaram além da Prefeita Patrícia Aguiar, os prefeitos dos municípios de Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis e Arneiroz, que assinaram o termo de compromisso para a execução das ações. PACTO PELA APRENDIZAGEM Nos anos de 2021 e 2022 o projeto beneficiará 6.062 escolas municipais, 910.445 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 97.849 professores e 184 equipes técnicas das redes municipais de ensino. Serão investidos 50 milhões de reais em insumos tecnológicos para as escolas municipais; Plataformas de Aprendizagem e Material de apoio á recuperação dos alunos. E mais 80 milhões destinados ao repasse aos municípios calculado pela proporção de indicadores de vulnerabilidade social e aprendizagem para: Reforma e aquisição de equipamentos para as escolas; Aquisição de veículos de transporte escolas; Reforço na conectividade: aquisição de tablets, computadores e outros equipamentos tecnológicos; e a Implementação de tempo integral na rede municipal e apoio ás atividades extracurriculares para atuar na recuperação das aprendizagens dos alunos e alunas. Assinou o termo junto á Prefeita Patrícia Aguiar o Secretário da Educação de Tauá, Professor João álcimo Viana Lima. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 24/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DIVULGA O RESULTADO DO FESTIVAL CULTURA VIRTUAL: ESCOLA QUE PROTEGE 2021 | TAUÁ-CE A Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Secretaria da Educação divulga o resultado do Festival Cultural Virtual ESCOLA QUE PROTEGE 2021. O Festival Cultural Virtual é um concurso promovido pela Secretaria Municipal da Educação, que consiste na seleção e certificação dos melhores trabalhos artísticos, culturais e literários produzidos por alunos e professores das escolas municipais da Sede e Distritos de Tauá. Os alunos concorreram nas modalidades: desenho, poesia/cordel, música e conto, com os temas: trabalho infantil; violência sexual contra crianças e adolescentes; e, violência doméstica. Os melhores trabalhos farão parte da Cartilha Municipal “Escolas tauaenses no combate á violência doméstica”. Confira o resultado abaixo: CATEGORIA: DESENHO 1 º lugar - Iandra Helena Cavalcante Sousa EEF Joaquim Pimenta - 7º Ano 2 º lugar - Kelvin Gonçalves Ferreira EEF Cristina Liberalina Loiola - 6º Ano CATEGORIA: CONTO 1 º lugar - Aluna: Lavínia Lima Loiola EEF Cristina Liberalina Loiola - 8º Ano 2 º lugar - Maria Emilly Sales Gomes Escola Cantinho do Saber - 7º Ano 3 º lugar - Aluna: Lorrany da Silva Pinheiro Escola Cantinho do Saber - 9º Ano CATEGORIA: POESIA/CORDEL 1 º lugar – Rian Gonçalves Lima EEF Cristina Liberalina Loiola - 6º Ano 2 º lugar - Damaris Vital Morais EEF Joaquim Pimenta - 7º Ano 3 º lugar – Nathália Rodrigues de Sousa EEF Joaquim Pimenta - 7º Ano NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 23/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 30 NOVOS LICENCIADOS: PÓLO DA UAB COMPLETA 15 ANOS DA SUA IMPLANTAÇÃO EM TAUÁ O Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) comemora 15 anos de implantação em Tauá. Através de parceria entre o Governo Federal, instituições públicas de ensino superior e o a Prefeitura Municipal de Tauá, mais de 800 pessoas já concluíram cursos de extensão, aperfeiçoamento, graduação e especialização, gratuitamente, por meio de convênio com a UFC (Universidade Federal do Ceará), o IFCE (Instituto Federal do Ceará) e a UECE (Universidade Estadual do Ceará). Para celebrar esse momento tão importante, nesta quarta-feira, dia 25 de agosto de 2021, ás 9 horas, no Cine Teatro Maria Carmem, acontecerá a Diplomação dos recém-graduados, licenciados em História e em Geografia do Polo UAB de Tauá. O evento será realizado de forma presencial, contando com a presença da Prefeita Patrícia Aguiar, do Secretário da Educação Prof. João álcimo, do Coordenador da UAB Alexciano Martins, e dos 30 graduados; cada concludente poderá levar 1 familiar. No evento serão entregues os diplomas de 30 novos licenciados, 22 em História e 8 em Geografia, pela Universidade Estadual do Ceará, cuja colação de grau, ocorreu de forma online no dia 4 de maio de 2021. Ao longo desses 15 anos, já foram ofertados cursos de: licenciaturas em Matemática, Física, Computação, História, Geografia, Letras-Português, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, Bacharelado em Administração Pública; especializações em Gestão Pública, Gestão da saúde Pública, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; e, ainda, cursos de extensão em Língua Inglesa, e Espanhol. Em 2021 a Prefeitura renovou o convênio de estágios com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com vigência até 21/05/2026. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 09/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ALUNOS DAS ESCOLAS MUNCIPAIS DE TAUÁ SÃO DESTAQUE NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) A edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada nos dias 27 e 28 de maio, teve formato diferente dos anos anteriores. Os alunos realizaram as provas de forma virtual. Foram mais de 900 mil inscritos, o maior número desde o lançamento da OBA, em 1998. Mais de duas mil cidades estiveram representadas. A OBA tem por objetivos: fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, entre outras instituições voltadas ás atividades aeroespaciais. O Município de Tauá, superando as dificuldades, obteve um bom desempenho com a participação de suas escolas: EEF Joaquim Pimenta, EEF Dondon Feitosa, Colégio Antônio Araripe, EEF Cristina Liberalina Loiola e EEIF Josefa Pereira de Sena. São 18 alunos medalhistas, sendo: 04 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e 04 medalhas de bronze. Confira a relação dos nossos alunos e alunas medalhistas na postagem. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 04/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDUCA TAUÁ: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR VISITA AS OBRAS DE REFORMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS Na manhã desta quarta-feira, 4 de agosto, cumprindo sua agenda a Prefeita Patrícia Aguiar, acompanhada do Secretário da Educação João álcimo Viana, visitaram as escolas municipais que estão sendo reformadas. Os reparos gerais nos estabelecimentos de ensino proporcionarão melhores condições de salubridade, conforto, segurança e acessibilidade aos professores, funcionários, alunos e a comunidade, integrando assim um conjunto de ações planejadas para o retorno gradual das atividades escolares presenciais, neste segundo semestre de 2021. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 30/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO WEBCONFERÊNCIAS INAUGURAIS DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO 2021/2 A Secretaria Municipal da Educação realizará nos dias 02 (segunda-feira) e 03 (terça – feira) Webconferências Inaugurais do Segundo Semestre Letivo – ano 2021 que tem como tema: Tempo de Aprender: A Educação Frente aos Desafios Atuais, que visa refletir sobre os desafios impostos pelo período de pandemia e os impactos gerados na educação, pensando estratégias que auxiliem o retorno ao trabalho com qualidade, garantindo o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Trata-se de percursos formativos, voltados para a construção de saberes referentes ao uso da mediação do processo de ensino e aprendizagem, o currículo, avaliação e a tecnológica na educação. Os participantes receberão certificado de participação do evento. CONFIRA NOSSA PROGRAMAçãO ONLINE NOS CARDS. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 29/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO COMUNICADO DO INÍCIO DO 2º SEMESTRE LETIVO 2021/2 A Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria da Educação COMUNICA que o 2º Semestre Letivo de 2021 terá início no dia 2 de agosto, com as Webconferências Inaugurais do Semestre, que ocorrerão nos dias 2 e 3 (próxima segunda e terça-feira), conforme programação em anexo. As aulas para os alunos terão início no dia 4 de agosto (próxima quarta-feira), ainda no modelo exclusivamente remoto. Esclarecemos que, conforme planejamento desta Secretaria, a retomada das aulas presenciais, de forma híbrida e escalonada, deverá ocorrer no mês de setembro. Posteriormente, esta Secretaria emitirá comunicado com o detalhamento dos protocolos pedagógicos, administrativos e sanitários, bem como acerca do escalonamento de anos/séries, turmas e turnos para cada etapa de retorno das aulas presenciais/híbridas. Tauá (CE), 29 de julho de 2021. Prof. João álcimo Viana Lima Secretário da Educação de Tauá/CE NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 27/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BUSCA ATIVA: ASSINATURA DE CONVÊNIO COM A ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE Nesta segunda-feira, 26 de julho, a Prefeita Patrícia Aguiar assinou convênio com a Associação dos Agentes Comunitários de saúde de Tauá. Essa iniciativa faz parte de uma das ações previstas no projeto Escola, Sim: Nenhuma criança fora da escola, lançado pela Secretaria da Educação no primeiro semestre deste ano. O projeto vem trabalhando com diversas estratégias de busca ativa escolar, haja vista a constatação, por meio de diagnóstico elaborado pela atual gestão, de que um percentual expressivo de crianças e adolescentes tauaenses em situações de abandono e evasão escolar. O convênio tem por finalidade a colaboração com as despesas dos Agentes Comunitários de saúde no trabalho de mapeamento e identificação de crianças e adolescentes de 01 (um) a 17 (dezessete) anos de idade que estão fora da escola, cooperando, com o projeto “Escola, Sim! Nenhuma Criança Fora da Escola”. Com efeito, a Secretaria da Educação fará um repasse, em parcela única, de R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais) para a Associação dos Agentes Comunitários de saúde. O Projeto “Escola, Sim: Nenhuma criança fora da escola”, atuará na prevenção ao abandono escolar e na inserção no sistema educacional de crianças e adolescentes que se encontrem ausentes das unidades de ensino, por meio de ações envolvendo parceiros, tais como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Associações, pais de alunos, sociedade e, especialmente, gestores escolares e professores. A finalidade será evitar que os alunos abandonem os estudos e que os que estão fora retornem. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 23/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDUCA TAUÁ: ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA REFORMA DE 19 ESCOLAS MUNICIPAIS Nesta segunda-feira, 26 de julho, ás 15h, a Prefeita de Tauá Patrícia Aguiar e o Secretário da Educação João álcimo Viana, assinarão a ordem de serviço para a reforma de 19 escolas municipais na sede e nos distritos. O evento será transmitido na fanpage da Prefeitura Municipal de Tauá no facebook: www.facebook.com/tauaprefeituraoficial. Programa EDUCA TAUÁ, é constituído de ações voltadas para aprimorar e fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos tauaenses. As ações serão desenvolvidas integrando educação básica, profissional, tecnológica e superior, tendo como foco a inovação educacional e a superação dos desafios com o intuito de promover as transformações necessárias á educação. Os reparos gerais nos estabelecimentos de ensino proporcionarão melhores condições de salubridade, conforto, segurança e acessibilidade aos professores, funcionários, alunos e a comunidade, integrando assim um conjunto de ações planejadas para o retorno gradual das atividades escolares presenciais, neste segundo semestre de 2021. Nesta primeira etapa de reforma de escolas serão investidos 2,5 milhões de reais, as escolas selecionadas foram classificadas pelo setor de engenharia da Secretaria da Educação como as mais críticas em sua estrutura física. As demais escolas farão parte da 2ª etapa de reformas. A empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras é a JL Empreendimentos e Construções. “Após vários anos sem qualquer reforma, nos deparamos com a infraestrutura da rede escolar muito deteriorada, as obras visam melhorar substancialmente o resultado das ações voltadas para a educação dos alunos facilitando pelo meio ambiente acolhedor de bem-estar a ser proporcionado. O investimento para realização das obras é de 2,5 milhões de reais”, ressalta Patrícia Aguiar. Confira as escolas que serão reformadas nesta 1ª etapa: SEDE: 1. EEF Tereza Aragão Serra 2. EEF Maria Alexandrino Nogueira Marques 3. EEF Joaquim Pimenta 4. EEIF Jorge Massilon Cavalcante 5. EEF Maria do Livramento Barreto da Costa Leitão 6. EEIF Dondon Feitosa 7. CEI Vovó Clarinda BARRA NOVA 8. EEIF Francisca Cavalcante Fialho - Cachoeirinha do Pai Senhor 9. EEIF José Ferreira de Sousa - Vila de Bom Jesus CARRAPATEIRAS 10. EEIF Raimundo Alves de Melo - Vila de Altamira INHAMUNS 11. EEIF Francisco Julião de Sousa - Lagoa do Eufrazino 12. EEIF Desidério de Sousa Pedrosa - Vila de Guaribas MARRECAS 13. EEF Luiza Maria da Silva - Vila Joaquim Moreira 14. EEIF Jesus, Maria e José - Vila de Marrecas MARRUáS 15. EEIF Francisco Cirilo de Araújo - Várzea da Serra NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 23/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SOLENIDADE DE ASSINATURA DE CONVÊNIO COM A ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA A REALIZAÇÃO DA BUSCA ATIVA Nesta segunda-feira, 26 de julho, ás 15h30, a Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria da Educação e com a interveniência da Secretaria da saúde, assinará convênio com a Associação dos Agentes Comunitários de saúde de Tauá. O convênio foi autorizado pela Leiº 2.599, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela Prefeita Patrícia Aguiar em 12 de julho último. Essa iniciativa faz parte de uma das ações previstas no projeto Escola, Sim: Nenhuma criança fora da escola, lançado pela Secretaria da Educação no primeiro semestre deste ano. O projeto vem trabalhando com diversas estratégias de busca ativa escolar, haja vista a constatação, por meio de diagnóstico elaborado pela atual gestão, de que um percentual expressivo de crianças e adolescentes tauaenses em situações de abandono e evasão escolar. O convênio tem por finalidade a colaboração com as despesas dos Agentes Comunitários de saúde no trabalho de mapeamento e identificação de crianças e adolescentes de 01 (um) a 17 (dezessete) anos de idade que estão fora da escola, cooperando, com o projeto “Escola, Sim! Nenhuma Criança Fora da Escola”. Com efeito, a Secretaria da Educação fará um repasse, em parcela única, de R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais) para a Associação dos Agentes Comunitários de saúde. O Projeto “Escola, Sim: Nenhuma criança fora da escola”, atuará na prevenção ao abandono escolar e na inserção no sistema educacional de crianças e adolescentes que se encontrem ausentes das unidades de ensino, por meio de ações envolvendo parceiros, tais como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Associações, pais de alunos, sociedade e, especialmente, gestores escolares e professores. A finalidade será evitar que os alunos abandonem os estudos e que os que estão fora retornem. A Solenidade será transmitida na fanpage da Prefeitura Municipal de Tauá no facebook: www.facebook.com/tauaprefeituraoficial. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 13/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NOTA DE PESAR - ANTONIOA ARLEIDE ROSENA DE AMORIM A Secretaria de Educação do municipio de Tauá manifesta profundo pesar pelo falecimento da Professora Antonia Arleide Rosena de Amorim.
#Educação 29/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ALUNOS DAS ESCOLAS DOS DISTRITOS DE BARRA NOVA E CARRAPATEIRAS RECEBEM HOJE OS KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR A Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria de Educação continua a distribuição de mais de 8 mil kits de alimentação escolar e higienização para todos os alunos matriculados nas escolas municipais, nesta terça-feira, 29 de junho, será a vez das escolas dos Distritos de Barra Nova e Carrapateiras. O kit beneficiará 8.306 estudantes e o investimento total realizado pelo poder público, com recursos do PNAE, foi de R$ 522 mil, sendo R$ 385 mil, para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar, R$ 137 mil, 35% do valor total, para as compras realizadas junto á agricultura familiar. Além do kit de alimentação escolar estará sendo distribuído ao público de crianças de 1 e 2 anos, matriculadas nas escolas da Sede do Município, fraldas descartáveis, lenço umedecido e creme para assaduras. Os kits estão sendo entregue aos alunos e/ou pais e responsáveis, nas escolas. Já receberam os alunos das escolas da Sede e Sede Distrital (25 e 28 de junho) e dos distritos de Inhamuns e Marruás (28 de junho). Confira o calendário de distribuição por territórios pedagógicos das escolas restantes: 29/06: Escolas dos Distritos de Barra Nova e Carrapateiras; 30/06: Escolas dos Distritos de Marrecas, Santa Teresa e Trici. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 29/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ACOMPANHA A ENTREGA DOS KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS DO INTERIOR Nesta terça-feira, 29 de junho, a Prefeita Patrícia Aguiar ao lado do Secretário de Educação João álcimo Viana Lima acompanharam a entrega dos kits de alimentação escolar nas escolas do interior. Hoje receberam o kit as escolas dos distritos de Barra Nova e Carrapateiras, a visita foi realizada na Escola Prefeito Pedro Pedrosa de Castro Castelo, localizada na Vila de Santo Antônio – Carrapateiras. O kit beneficiará mais de 8 mil estudantes e o investimento total realizado pelo poder público, com recursos do PNAE, foi de R$ 522 mil. Além do kit de alimentação escolar está sendo distribuído ao público de crianças de 1 e 2 anos, matriculadas nas escolas de educação infantil do Município, fraldas descartáveis, lenço umedecido e creme para assaduras. Já receberam os kits os alunos das escolas da sede e sede distrital (25 e 28 de junho), dos distritos de Inhamuns e Marruás (28 de junho), dos distritos de Barra Nova e Carrapateiras (29 de junho) e nesta quarta-feira será a vez das escolas dos distritos de Marrecas, Santa Teresa e Trici. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 28/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ CONTINUA NESTA SEMANA A DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS DA SEDE E INTERIOR DOS KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Nesta segunda-feira, 28 de junho, a Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria de Educação continua a iniciou a distribuição de mais de 8 mil kits de alimentação escolar e higienização para alunos matriculados nas escolas da sede e inicia nos Distritos de Marruás e Inhamuns. O kit beneficiará 8.306 estudantes e o investimento total realizado pelo poder público, com recursos do PNAE, foi de R$ 522 mil, sendo R$ 385 mil, para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar, R$ 137 mil, 35% do valor total, para as compras realizadas junto á agricultura familiar. Além do kit de alimentação escolar estará sendo distribuído ao público de crianças de 1 e 2 anos, matriculadas nas escolas da Sede do Município, fraldas descartáveis, lenço umedecido e creme para assaduras. Os kits serão entregue aos alunos e/ou pais e responsáveis, nas escolas, confira o calendário de distribuição por territórios pedagógicos: 28/06: Continuação das Escolas da Sede e Sede Distrital; 28/06: Escolas dos Distritos de Inhamuns e Marruás; 29/06: Escolas dos Distritos de Barra Nova e Carrapateiras; 30/06: Escolas dos Distritos de Marrecas, Santa Teresa e Trici. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 25/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MAIS DE 8 MIL: PREFEITURA DE TAUÁ INICIA A DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS DE KITS DE ALIMENTAÇÃO E HIGIENE PARA ALUNOS Nesta sexta-feira, 25 de junho, a Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria de Educação iniciou a distribuição de mais de 8 mil kits de alimentação escolar e higienização para alunos matriculados nas escolas da sede. O kit beneficiará 8.306 estudantes o investimento total realizado pelo poder público, com recursos do PNAE, foi de R$ 522 mil, sendo R$ 385 mil, para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar, R$ 137 mil, cerca de 35% do valor total, para as compras realizadas junto á agricultura familiar. Além do kit de alimentação escolar estará sendo distribuído ao público de crianças de 1 e 2 anos, matriculadas nas escolas da Sede do Município, fraldas descartáveis, lenço umedecido e creme para assaduras. Os kits serão entregue aos alunos e/ou pais e responsáveis, nas escolas, confira o calendário de distribuição por territórios pedagógicos na próxima semana: 28/06: Escolas da Sede e Sede Distrital; 28/06: Escolas dos Distritos de Inhamuns e Marruás; 29/06: Escolas dos Distritos de Barra Nova e Carrapateiras; 30/06: Escolas dos Distritos de Marrecas, Santa Teresa e Trici. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 24/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ INICIA A DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR A Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria de Educação inicia a distribuição nesta sexta-feira, 25 de junho, dos kits de alimentação escolar para alunos matriculados nas escolas da sede. O kit beneficiará 8.306 estudantes, 7.340 de tempo parcial, 655 de tempo integral e 307 da Educação de Jovens e Adultos. Segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) o valor per capita, é de R$ 0,32 para alunos de EJA, R$ 0,36 para alunos de tempo parcial do ensino fundamental e de R$ 1,07 para alunos de tempo integral, referente ao período de 50 dias letivos. O kit contém produtos da licitação convencional e da agricultura familiar. O investimento total realizado pelo poder público, com recursos do PNAE, foi de R$ 522 mil, sendo R$ 385 mil, para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar, R$ 137 mil, cerca de 35% do valor total, para as compras realizadas junto á agricultura familiar. Os kits serão entregue aos alunos e/ou pais e responsáveis, nas escolas, confira o calendário de distribuição por territórios pedagógicos: 25 e 28/06: Escolas da Sede e Sede Distrital; 28/06: Escolas dos Distritos de Inhamuns e Marruás; 29/06: Escolas dos Distritos de Barra Nova e Carrapateiras; 30/06: Escolas dos Distritos de Marrecas, Santa Teresa e Trici. Confira a composição dos Kits: TEMPO INTEGRAL: - 2 peitos de frango; - 2 pacotes de cuscuz; - 1 pacote de biscoito; - 1 bebida láctea; - 2 pacotes de arroz; - 1 pacote de pão; - 1 kg de feijão; - 1 kg de poupa de fruta; - 1 litro de leite e - 1 kg de batata doce. TEMPO PARCIAL: - 2 pacotes de cuscuz; - 1 pacote de macarrão; - 1 pacote de biscoito; - 1 bebida láctea; - 2 kg de arroz; - 500g de polpa de fruta; - 1 kg de açúcar; - 1 kg de banana. EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS: - 1 kg de filé de peixe; - 1 pacote de cuscuz; - 1 pacote de macarrão; - 1 pacote de biscoito; - 1 bebida láctea; - 1 kg de arroz; - 500g de poupa de fruta. Será entregue o item macarrão aos alunos que, por falha da empresa vencedora da licitação. não receberam no kit anterior. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 20/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MACHADO DE ASSIS MÊLTIPLO: ONTEM, HOJE, AQUI, AGORA, LIVE CELEBRA ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO ESCRITOR BRASILEIRO Nesta segunda, 21 de junho, ás 16h a Secretaria de Educação realiza uma LIVE em homenagem ao escritor Machado de Assis, celebrando o seu 182º aniversário de nascimento. Conduzida pelo Secretário de Educação, Prof. João álcimo Viana com a participação do advogado e crítico literário Paulo Sérgio Vasconcelos e da Coordenadora da área de Língua portuguesa da Secretaria de Educação, Professora Rejane Alves, debaterão sobre a obra e o legado de Machado de Assis. A transmissão será realizada através do Youtube da Secretária de Educação: Aula na Tela e na fanpage da Secretaria de educação no Facebbok. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 18/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ INICIA NA PRÓXIMA SEMANA A DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR A Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria de Educação distribuirá entre os dias 25 e 30 de junho, os kits de alimentação escolar para alunos matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O kit beneficiará 8.306 estudantes, 7.340 de tempo parcial, 655 de tempo integral e 307 da Educação de Jovens e Adultos. Segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) o valor per capita, é de R$ 0,32 para alunos de EJA, R$ 0,36 para alunos de tempo parcial do ensino fundamental e de R$ 1,07 para alunos de tempo integral, referente ao período de 50 dias letivos. O kit contém produtos da licitação convencional e da agricultura familiar. O investimento total realizado pelo poder público, com recursos do PNAE, foi de R$ 522 mil, sendo R$ 385 mil, para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar, R$ 137 mil, cerca de 35% do valor total, para as compras realizadas junto á agricultura familiar. Os kits serão entregue aos alunos e/ou pais e responsáveis, nas escolas, confira o calendário de distribuição por territórios pedagógicos: 25 e 28/06: Escolas da Sede e Sede Distrital; 28/06: Escolas dos Distritos de Inhamuns e Marruás; 29/06: Escolas dos Distritos de Barra Nova e Carrapateiras; 30/06: Escolas dos Distritos de Marrecas, Santa Teresa e Trici. Confira a composição dos Kits: TEMPO INTEGRAL: - 2 peitos de frango; - 2 pacotes de cuscuz; - 1 pacote de biscoito; - 1 bebida láctea; - 2 pacotes de arroz; - 1 pacote de pão; - 1 kg de feijão; - 1 kg de poupa de fruta; - 1 litro de leite e - 1 kg de batata doce. TEMPO PARCIAL: - 2 pacotes de cuscuz; - 1 pacote de macarrão; - 1 pacote de biscoito; - 1 bebida láctea; - 2 kg de arroz; - 500g de polpa de fruta; - 1 kg de açúcar; - 1 kg de banana. EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS: - 1 kg de filé de peixe; - 1 pacote de cuscuz; - 1 pacote de macarrão; - 1 pacote de biscoito; - 1 bebida láctea; - 1 kg de arroz; - 500g de poupa de fruta. Será entregue o item macarrão aos alunos que, por falha da empresa vencedora da licitação. não receberam no kit anterior. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 16/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE EJA: CONFIRA O RESULTADO PRELIMINAR Nesta terça-feira, 15 de junho, a Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria de Educação, divulgou no Diário Oficial do Município, o Edital do Resultado Preliminar do Chamamento Público para Professor do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste chamamento público foram disponibilizadas 40 (quarenta) vagas, no âmbito municipal (Sede e Distritos), para o 1º segmento (turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e para o 2º segmento (turmas de 6º e 7º ano e turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental). As turmas de alunos poderão funcionar nos turnos diurno e noturno. A remuneração mensal prevista é de R$ 1.333,98 (um mil trezentos e trinta e três reais e noventa e oito centavos), para a jornada de trabalho de 20h/s (vinte) horas semanais. Os recursos, previstos no subitem 11.4.3 do Edital do Chamamento Públicoº 27.05.001/2021 – SME, deverão ser interpostos, por meio de requerimento elaborado pelo proponente, com as devidas justificativas, no período de 16 a 18 de junho e de 21 a 22 de junho de 2021, no horário de 8 ás 12 horas, na Sede da Secretaria Municipal da Educação, situada á Av. Moacir Pereira Gondim, S/N, Bairro Planalto dos Colibris, na cidade de Tauá-CE. Clique no link https://bit.ly/3gzfzw4 para ter acesso ao Diário Oficial, com a relação dos Candidatos Credenciados por ordem de classificação. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 16/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE EJA: CONFIRA O RESULTADO PRELIMINAR Nesta terça-feira, 15 de junho, a Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria de Educação, divulgou no Diário Oficial do Município, o Edital do Resultado Preliminar do Chamamento Público para Professor do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste chamamento público foram disponibilizadas 40 (quarenta) vagas, no âmbito municipal (Sede e Distritos), para o 1º segmento (turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e para o 2º segmento (turmas de 6º e 7º ano e turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental). As turmas de alunos poderão funcionar nos turnos diurno e noturno. A remuneração mensal prevista é de R$ 1.333,98 (um mil trezentos e trinta e três reais e noventa e oito centavos), para a jornada de trabalho de 20h/s (vinte) horas semanais. Os recursos, previstos no subitem 11.4.3 do Edital do Chamamento Públicoº 27.05.001/2021 – SME, deverão ser interpostos, por meio de requerimento elaborado pelo proponente, com as devidas justificativas, no período de 16 a 18 de junho e de 21 a 22 de junho de 2021, no horário de 8 ás 12 horas, na Sede da Secretaria Municipal da Educação, situada á Av. Moacir Pereira Gondim, S/N, Bairro Planalto dos Colibris, na cidade de Tauá-CE. Clique no link https://bit.ly/3gzfzw4 para ter acesso ao Diário Oficial, com a relação dos Candidatos Credenciados por ordem de classificação. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 16/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE UNEM FORÇAS PARA A BUSCA ATIVA, GARANTINDO QUE NENHUMA CRIANÇA FIQUE FORA DA ESCOLA Nesta terça-feira, 15 de junho, foi realizada reunião na Secretaria de saúde com as equipes técnicas das pastas da saúde e Educação, tendo como pauta o Projeto: ESCOLA SIM NENHUMA CRIANçA FORA DA ESCOLA. Projeto que busca identificar, acompanhar e (re) matricular crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono escolar. Foi articulado na reunião que os(as) Agentes Comunitários(as) de saúde irão auxiliar na Busca Ativa Escolar, onde a Prefeitura de Tauá terá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 14/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ATENÇÃO: UNICEF LANÇA O SELO UNICEF - EDIÇÃO 2021-2024 NESTA TERÇA 15 DE JUNHO Convidamos você para o lançamento da edição 2021-2024 do Selo UNICEF nesta terça-feira dia 15 de junho de 2021, ás 10h da manhã, pelo canal do UNICEF no YouTube pelo link: www.youtube.com/unicefbrasil e na fanpage da Prefeitura Municipal de Tauá no facebook. O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem o objetivo de unir esforços em muitas áreas públicas para que a infância e a adolescência sejam prioridade nas políticas públicas. Por meio de ações Intersetoriais, planeamento participativo por resultados e a mobilização de adolescentes facilitamos compromissos dos gestores, dos profissionais e da sociedade para melhorar a vida das crianças e dos adolescentes nos seus municípios. HISTóRICO DE TAUÁ O Município de Tauá foi certificado nas edições (2006 e 2008), (2009-2012) e (2013-2016), já na edição (2017 a 2020) não logrou êxito. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 10/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE TAUÁ LANÇA PROJETO PARA COMBATER O ABANDONO ESCOLAR A Prefeitura de Tauá, lança o nesta sexta-feira, 11 de junho, as 8h em live o Projeto Escola Sim! Nenhuma criança fora da escola, uma estratégia intersetorial, envolvendo a Secretaria da Educação, Secretaria de saúde e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que juntamente com as escolas identificam, acompanham e (re)matriculam crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono escolar. Por meio da Busca Ativa Escolar, a Prefeitura terá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. A Live será transmitida na página oficial da Prefeitura de Tauá no Facebook e na plataforma da Secretaria de Educação no YouTube, Aula na Tela. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 04/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA A Secretaria de Educação preparou um material para auxiliar aos candidatos que desejam participar do Chamamento Público para fins de credenciamento de professores para Educação de Jovens e Adultos, no período de 7 a 10 de junho de 2021, no horário de 8:00 ás 11:00h e de 14:00 ás 17:00h. PERGUNTA 1: Existe quantidade definida de vagas por distritos? RESPOSTA: Não. Conforme o item 4.1 do Edital são disponibilizadas 40 (quarenta) vagas para o Município (Sede e Distritos), sem quantidade específica por distrito. Ou seja, a concorrência é no âmbito municipal. Mas, o item 4.2 do Edital enfatiza que: “O número de vagas poderá ser acrescido, em conformidade com a apresentação de demanda confirmada pela Secretaria Municipal de Educação, e desde que exista disponibilidade orçamentária, dentro do prazo de vigência do Chamamento Público, que se estenderá até o encerramento do exercício em curso”. PERGUNTA 2: Quem é servidor da Prefeitura Municipal de Tauá poderá participar do credenciamento? RESPOSTA: Não. Como se trata de um Edital de Chamamento Público, a Lei Federalº 8.666/1993 não permite a participação de servidores vinculados ao órgão público contratante. Conforme o subitem 10.1.6.1 do Edital, o candidato deverá entregar uma declaração devidamente assinada, de inexistência de vínculo empregatício com o Município de Tauá-Ceará, conforme o modelo constante no Anexo IV PERGUNTA 3: Como as turmas de alunos deverão ser formadas? RESPOSTA: a) Com alunos com idade mínima de 15 (quinze) anos, que não tenham concluído o ensino fundamental e que ainda não estejam matriculados na Rede Municipal de Ensino de Tauá; b) Com turma específica de acordo com a escolaridade do jovem ou adulto, ou seja: turma para o primeiro segmento da EJA (equivalente do 1º ao 5º ano) ou turma para o segundo segmento equivalente ao 6º e 7º ano ou para o segundo segmento equivalente ao 8º e 9º ano do ensino fundamental. c) Não serão aceitas turmas que contenham alunos do 1º e 2º segmentos juntos. d) O candidato deverá informar a relação nominal dos alunos que comporão a turma, conforme o Formulário de Matrículas, constante no Anexo III deste Edital. e) O candidato deverá identificar a localidade e a Escola onde deseja prestar serviços como professor de Educação de Jovens e Adultos. PERGUNTA 4: Onde o candidato tem acesso aos formulários solicitados pelo Edital? RESPOSTA: O Formulário de Inscrição (Anexo I), o Modelo de Curriculum Vitae (Anexo II), o Formulário de Matrículas (Anexo III), o Modelo de Declaração de que não possui vínculo empregatício (Anexo IV), o Modelo de Declaração de disponibilidade de tempo (Anexo V), o Modelo de Carta Proposta (Anexo VI) estão disponíveis no próprio Edital e no site da Prefeitura Municipal de Tauá (www.taua.ce.gov.br). Compete ao candidato fazer as informações exigidas nos modelos disponibilizados. PERGUNTA 5: Quais documentos referentes ao currículo profissional o candidato deverá comprovar? RESPOSTA: a) Deverão ser apresentados os documentos de habilitação profissional constantes nos subitens 10.1.5.2, 10.1.5.3, 10.1.5.4 e 10.1.5.5 do Edital, ou seja: cópia do Diploma de conclusão de Curso Superior de Licenciatura ou Diploma de Curso de Nível Médio na Modalidade Normal; b) Na falta do Diploma, será aceita a Certidão de conclusão do curso, expedida por Instituição de Ensino, acompanhada do histórico escolar do candidato; c) Não serão aceitas Declarações como alternativa para a substituição do Diploma; d) Nos casos necessários, de acordo com o disposto no subitem 10.1.5.6, o candidato deverá apresentar cópia de certificado de formação continuada em Educação de Jovens e Adultos, com carga horária de no mínimo 120 (cento e vinte) horas. PERGUNTA 6: Onde os documentos de regularidade fiscal, constantes no subitem 10.1.4, podem ser expedidos? RESPOSTA: a) A Prova de regularidade com a Fazenda Federal (Certidão Negativa) pode ser expedida pela internet, através do site: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/.../INFORMANICERTI... b) A Prova de regularidade com a Fazenda Estadual (Certidão Negativa) pode ser expedida pela internet, através do site: https://www.pge.ce.gov.br/certidao-negativa-e-de.../ c) A Prova de regularidade com a Fazenda Municipal (Certidão Negativa) pode ser expedida no Setor de Tributos da Prefeitura de Tauá, localizado no Av. Odilon Aguiar, 174, em frente á sede da Secretaria de saúde, no horário de 8:00 ás 14:00h. Para tanto, o candidato deverá comparecer com as cópias do comprovante de residência, da Cédula de Identidade e do CPF. PERGUNTA 7: Como os documentos exigidos pelo Edital deverão ser entregues pelo candidato? RESPOSTA: a) Os documentos deverão ser entregues pelo candidato no período de 7 a 10 de junho de 2021, nos horários de 8:00 ás 11:00h e de 14:00 ás 17:00h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Moacir Pereira Gondim, S/N, no Bairro Planalto dos Colibris, na Cidade de Tauá; b) Os documentos serão recebidos, obedecendo a ordem de chegada dos candidatos, pela Comissão Especial de Avaliação e Credenciamento; c) Os documentos deverão estar reunidos num único envelope, no qual deverá constar o nome do candidato; d) No ato do recebimento, a Comissão Especial de Avaliação e Credenciamento não poderá fazer a análise dos documentos. Essa etapa de análise ocorrerá na data prevista no Edital; e) As cópias dos documentos deverão ser autenticadas por cartório competente. Na ausência da autenticação, o candidato deverá levar as cópias acompanhadas dos documentos originais para a conferência por parte da Comissão Especial de Avaliação e Credenciamento. PERGUNTA 8: As aulas da EJA serão ministradas de forma presencial ou remota? RESPOSTA: O formato das aulas dependerá do comportamento da pandemia da COVID-19. Na presente data, as aulas da Rede Municipal de Ensino, incluindo as turmas de EJA já constituídas, estão sendo ofertadas por meio remoto. Em qualquer cenário ou situação, o início das aulas será precedido por um encontro de orientações, a ser realizado pela Secretaria Municipal de Educação. PERGUNTA 9: Como o candidato poderá tirar suas dúvidas? RESPOSTA: Recomenda-se, em primeiro lugar, a leitura do Edital na íntegra. Além disso, a Comissão Especial de Avaliação e Credenciamento criou uma conta específica de e-mail para responder ás indagações dos interessados. A conta de e-mail é: ejasmetaua@gmail.com. CLIQUE NOS LINKS PARA TER ACESSO AOS DOCUMENTOS ANEXOS: EDITAL NA INTEGRA: https://bit.ly/3yZL5LR ANEXOS: https://bit.ly/3yUmFU5 ANEXO I - Formulário de inscrição ANEXO II - Modelo curriculum vitae ANEXO III - Formulário de matrículas com a relação dos alunos. ANEXO IV - Modelo de declaração de que não possui vínculo empregatício ANEXO V - Modelo de declaração disponibilidade de tempo ANEXO VI - Modelo de carta proposta ANEXO VII - Minuta do contrato NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 02/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ATENÇÃO: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA TURMAS DE EDUCAÇÃO ATENçãO: SECRETARIA DE EDUCAçãO LANçA EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA TURMAS DE EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS - EJA A Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria da Educação, publicou Edital de Chamamento Público para fins de credenciamento de professores para Educação de Jovens e Adultos, no período de 7 a 10 de junho de 2021, no horário de 8:00 ás 11:00h e de 14:00 ás 17:00h. Pelo Edital, estão sendo disponibilizadas 40 (quarenta) vagas, no âmbito municipal (Sede e Distritos), para o 1º segmento (turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e para o 2º segmento (turmas de 6º e 7º ano e turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental). As turmas de alunos poderão funcionar nos turnos diurno e noturno. A ampliação da oferta de Ensino Fundamental para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada ou que o abandonaram precocemente ou que não obtiveram êxito escolar sintoniza-se com as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação (Leiº 2.167, de 17 de junho de 2015), com o princípio da inclusão social e com o cumprimento da legislação educacional. A remuneração mensal prevista é de R$ 1.333,98 (um mil trezentos e trinta e três reais e noventa e oito centavos), para a jornada de trabalho de 20h/s (vinte) horas semanais. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar a formação de turmas com no mínimo de 15 (quinze) alunos, conforme o Formulário de Matrículas constante no Edital. Para o credenciamento são necessários os seguintes documentos: Documentos pessoais: - Cópia autenticada de Documento de Identificação; - Cópia autenticada do CPF (Cadastro de Pessoa Física); - Comprovante de endereço, devidamente atualizado. Regularidade fiscal: - Prova de regularidade com a Fazenda Federal, por meio da apresentação da certidão Conjunta Negativa ou certidão Conjunta Positiva com efeitos de Negativa de Tributos e Contribuições Federais e Dívida Ativa da União, com base na Portaria Conjunta RFB/PGFNº 1.751, de 02/10/2014; - Comprovação de regularidade para com a Fazenda Estadual, mediante apresentação de Certidão Negativa de Débitos inscritos na Dívida Ativa Estadual; - Prova de regularidade com a Fazenda Municipal - CND Municipal do domicílio ou sede da Licitante, ou outra equivalente, na forma da Lei. Qualificação Profissional: - Preenchimento do currículo profissional, conforme modelo constante em anexo ao Edital; - Para os candidatos com turmas formadas para o 1º segmento de EJA (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental): Comprovar, por meio de diploma, ter concluído Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia ou de Licenciatura em Formação de Professores (ou nomenclatura equivalente) ou de Curso de Nível Médio na Modalidade Normal; - Para os candidatos com turmas formadas para o 2º segmento de EJA (6º e 7º ano; 8º e 9º ano do Ensino Fundamental): Comprovar, por meio de diploma, ter concluído Curso Superior de Licenciatura em áreas específicas ou de Licenciatura em Formação de Professores (ou nomenclatura equivalente), com abrangência da docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental; - Na falta do Diploma, será aceita a Certidão de conclusão do curso, expedida por Instituição de Ensino, acompanhada do histórico escolar do candidato; - Admitir-se-á para os candidatos com turmas formadas para o 1º e 2º segmentos de EJA, a comprovação, por meio de diploma, de conclusão de Licenciatura diferente das constantes nas alíneas “e” e “f” deste subitem, desde que sejam acompanhadas de cópia de certificado de formação continuada em Educação de Jovens e Adultos, com carga horária de no mínimo 120 (cento e vinte) horas. Declarações: - Declaração, devidamente assinada pelo candidato, de inexistência de vínculo empregatício com o município de Tauá-Ceará. - Declaração, devidamente assinada pelo candidato, de disponibilidade de tempo para a prestação dos serviços previstos no Edital. CLIQUE NOS LINKS PARA TER ACESSO AOS DOCUMENTOS ANEXOS: EDITAL NA INTEGRA: https://bit.ly/3yZL5LR ANEXOS: https://bit.ly/3yUmFU5 ANEXO I - Formulário de inscrição ANEXO II - Modelo curriculum vitae ANEXO III - Formulário de matrículas com a relação dos alunos. ANEXO IV - Modelo de declaração de que não possui vínculo empregatício ANEXO V - Modelo de declaração disponibilidade de tempo ANEXO VI - Modelo de carta proposta ANEXO VII - Minuta do contrato PERGUNTAS E RESPOSTAS: https://bit.ly/3vJcwaM COMISSãO EJA: https://bit.ly/34K7Q8A NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 30/05/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INTELIGENTES: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA EM LIVE PROGRAMA QUE SERÁ DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS A Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), passa a contar com o Programa ‘Inteligentes’, que desenvolve Competências Socioemocionais e Múltiplas Inteligências no Fundamental, por meio de parceria com o Instituto Aliança. O programa será lançado nesta segunda-feira, 31 de maio, ás 16 horas, com a palestra “Educação socioemocional: reflexões sobre a dinâmica de sala de aula e o contexto da aprendizagem”, feita pelo professor Francisco Rogério Gomes Barros, pós-graduado em Inteligências Humanas e Construção da Cidadania e Mestre em Educação. E contará também com as participações do secretário da Educação, João álcimo; dos coordenadores Jeane Noronha, Micilene Oliveira e Dellmo Torres, e da formadora do eixo de competências socioemocionais, Elaine Sâmia Mota. O Programa ‘Inteligentes’ chega ao Município através do Regime de Colaboração do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) com o Governo do Estado, pactuado pelos municípios. Em Tauá será iniciado na Escola de Ensino Fundamental Dondon Feitosa, nos anos finais. As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e a ser. O ‘Inteligentes’ atua na formação integral e no desenvolvimento do ser humano. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 11/05/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BOA NOTÍCIA: SETE NOVOS ÔNIBUS ESCOLARES VÃO REFORÇAR TRANSPORTE DOS ALUNOS DE TAUÁ O município de Tauá recebeu sete novos ônibus escolares para reforçar o transporte de alunos, além de dar mais qualidade e segurança na locomoção dos estudantes. São três tipos de veiculos. Cinco deles com capacidade para 23 passageiros adultos sentados ou 29 estudantes sentados mais o condutor, um com capacidade para 16 adultos sentados ou 21 alunos sentados mais o condutor e uma unidade com capacidade para 32 adultos sentados ou 44 estudantes sentados mais o condutor. Todos eles são equipados com dispositivo para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 29/04/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO HOJE (29/04) SERÃO ENTREGUES OS KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E HIGIENIZAÇÃO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE BARRA NOVA A Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, continua a distribuir os kits da merenda escolar nesta quinta-feira (29/04), serão entregues os kits das escolas dos DISTRITOS DE BARRA NOVA E CARRAPATEIRAS. BARRA NOVA EEIF Francisca Cavalcante Fialho EEIF José Ferreira de Sousa CARRAPATEIRAS EEIF Francisco Ferreira de Sousa EEIF Raimundo ALves de Melo EEF Josué Honório de Almeida EEIF Prefeito Pedro Pedrosa de Castro Castelo Todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, serão contemplados, totalizando 8.272 alunos, sendo: 7.617 de tempo parcial e 655 de tempo integral. O Município investiu, com recursos do PNAE, o valor global de R$ 285.938,97 para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar, sendo que as compras realizadas junto á agricultura familiar totalizaram R$ 68.325,90, o equivalente a 31,40% do valor total. Já foram entregues seguindo todas as normas sanitárias, os kits das escolas da Sede e da Sede Distrital, Trici, Santa Tereza e Marrecas e amanhã dia 30/04, das escolas de Marruás e Inhamuns NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 29/04/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ERRATA: ENTREGA DOS KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E HIGIENIZAÇÃO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE BARRA NOVA E CARRAPATEIRAS A Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, continua a distribuir os kits da merenda escolar nesta quinta-feira (29/04) e sexta-feira (30/04), serão entregues os kits das escolas dos DISTRITOS DE BARRA NOVA E CARRAPATEIRAS. 29/04 BARRA NOVA EEIF Francisca Cavalcante Fialho EEIF José Ferreira de Sousa CARRAPATEIRAS EEIF Francisco Ferreira de Sousa EEIF Raimundo ALves de Melo EEF Josué Honório de Almeida 30/04 CARRAPATEIRAS EEIF Prefeito Pedro Pedrosa de Castro Castelo NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 27/04/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA DE KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E HIGIENIZAÇÃO AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEGUINDO NORMAS A Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a distribuir os kits da merenda escolar nesta terça-feira (27/04) e segue até sexta-feira (30/04). Serão contemplados todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, totalizando 8.272 alunos, sendo: 7.617 de tempo parcial e 655 de tempo integral. Os alimentos serão entregues na própria unidade escolar do aluno e o responsável aluno deverá levar um documento com foto para o recebimento do kit. Todos os cuidados sanitários estão sendo tomados. Os alunos da creche de tempo integral, de 1 e 2 anos, recebem também o kit higiene. O Município investiu, com recursos do PNAE, o valor global de R$ 285.938,97 para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar, sendo que as compras realizadas junto á agricultura familiar totalizaram R$ 68.325,90, o equivalente a 31,40% do valor total. Confira o calendário da distribuição dos kits da merenda escolar: - 27 e 28/04: Sede e Sede Distrital - 28/04: Trici, Santa Tereza e Marrecas - 29/04: Barra Nova e Carrapateiras - 30/04: Marruás e Inhamuns Todas as normas sanitárias estão sendo seguidas, com a distribuição dos horários por turmas de alunos, o que evitou qualquer aglomeração. Além disso, os pais, mães ou responsáveis seguiram o horário pré-estabelecido. Cada unidade escolar recebeu equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, toucas e álcool em gel. Como forma de prevenção á Covid-19, apenas uma pessoa por família deverá comparecer á escola de seu filho para receber o kit de alimentação. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 22/04/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA DE KITS DE MERENDA ESCOLAR PARA MAIS DE 8 MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA ENTREGA DE KITS DE MERENDA ESCOLAR PARA MAIS DE 8 MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COMEçA NESTA TERçA-FEIRA (27/04) A Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começa a distribuir os kits da merenda escolar na próxima terça-feira (27) e segue até sexta-feira (30). Serão contemplados todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, totalizando 8.272 alunos, sendo: 7.617 de tempo parcial e 655 de tempo integral. Os alimentos serão entregues na própria unidade escolar do aluno e o responsável aluno deverá levar um documento com foto para o recebimento do kit. Todos os cuidados sanitários estão sendo tomados. O Município investiu, com recursos do PNAE, o valor global de R$ 285.938,97 para a aquisição dos gêneros que compõem os kits de alimentação escolar, sendo que as compras realizadas junto á agricultura familiar totalizaram R$ 68.325,90, o equivalente a 31,40% do valor total. Confira o calendário da distribuição dos kits da merenda escolar: - 27 e 28/04: Sede e Sede Distrital - 28/04: Trici, Santa Tereza e Marrecas - 29/04: Barra Nova e Carrapateiras - 30/04: Marruás e Inhamuns CLIQUE NOS LINKS PARA ACESSAR A DOCUMENTAçãO: ORIENTAçõES PARA ENTREGA DOS KITS DE ALIMENTAçãO ESCOLAR PUBLICAçãO NO DIáRIO OFICIAL DO MUNICíPIO NUMERO DE ALUNOS POR ESCOLA ALUNOS DO DISTRITO DE BARRA NOVA ALUNOS DO DISTRITO DE CARRAPATEIRAS ALUNOS DO DISTRITO DE INHAMUNS ALUNOS DO DISTRITO DE MARRECAS ALUNOS DO DISTRITO DE MARRUáS ALUNOS DO DISTRITO DE SANTA TEREZA ALUNOS DO DISTRITO DE TRICI ALUNOS DO DISTRITO DA SEDE E SEDE DISTRITAL NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 04/03/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NOTA PÚBLICA: REUNIÃO DISCUTE OS PRECATÓRIOS DO FUNDEF NOTA PúBLICA: REUNIãO DISCUTE OS PRECATóRIOS DO FUNDEF Na tarde desta quinta-feira, 04 de março, a Prefeitura Municipal de Tauá, realizou uma reunião com as entidades/representações dos seguimentos dos profissionais do magistério, acompanhadas de suas assessorias jurídicas para tratar da pauta específica dos precatórios do FUNDEF. A Prefeita Patrícia Aguiar manifestou o posicionamento favorável ao rateio de 60% dos precatórios para os profissionais do magistério, no entanto, precisa da segurança jurídica junto aos órgãos de controle (TCU/TCE) para dar seguimento ao acordo realizado no dia 20 de outubro de 2020. Foram deliberados os seguintes encaminhamentos: 1. A realização de reunião entre as bancas advocatícias representantes da categoria e a Procuradoria Geral do Município de Tauá, para a formalização de consulta conjunta junto aos órgãos de controle (TCU/TCE); 2. A Procuradoria Geral do Município e as bancas advocatícias representantes da categoria solicitarão audiência com o Juiz da Primeira Vara da Comarca de Tauá, Dr. Tadeu Trindade, a respeito do acordo celebrado em outubro de 2020. 3. Após o retorno dos encaminhamentos, a Gestão do Município de Tauá agendará reunião com representantes da categoria para socializar resultados e novas deliberações. Estiveram presentes á reunião os representantes das seguintes entidades/representações: - Comissão de Formação do SINDIPROTA (Marina Monteiro da Silva); - Associação dos Professores do Município de Tauá – APROFE (Manoel Siqueira de Sousa); - Representação dos Professores Aposentados e Afastados (Sandra Maria dos Santos Gonçalves); - Associação dos Professores e Professoras do Estado do Ceará – APEOC (Luiz Auci Oliveira Souza); - Representante dos professores efetivos do ensino fundamental, período 2001 a 2006 (folha unificada) (Jonatas Vital de Oliveira); - Representante dos professores efetivos da educação infantil, período 2001 a 2008 (Maria Silvana Gomes Parente); - Representante dos professores efetivos, período 2007 a 2018 (Leandro Alexandre Feitosa Antunes); - Representante dos Professores temporários, período 2001 a 2018 (Darliane Gaspar de Loiola). Representando a gestão municipal estiveram presentes a Prefeita Patrícia Aguiar, o Secretário de Educação, Professor João álcimo Viana Lima, o Secretário Executivo, Glayd-jones Feitosa, a Chefe de Gabinete, Luzia Pereira, e de forma virtual a Procuradora Geral do Município de Tauá, Dra. Séfora Loiola. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Educação 26/02/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONECTADOS: PESQUISA VAI DIAGNOSTICAR A CONECTIVIDADE DOS ALUNOS, PROFESSORES E ESCOLAS DE TAUÁ CONECTADOS: PESQUISA VAI DIAGNOSTICAR A CONECTIVIDADE DOS ALUNOS, PROFESSORES E ESCOLAS DE TAUÁ A Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria de Educação, está realizando ampla pesquisa para diagnosticar a real situação de conectividade (acesso á internet e aparelhos tecnológicos disponíveis) de cada um dos três segmentos escolares: alunos/famílias, professores e escolas. Para tanto, com a articulação dos gestores das escolas municipais, está sendo aplicado um questionário (instrumental de coleta) no período de 24 de fevereiro a 05 de março. A pesquisa tem caráter censitário, ou seja tem o objetivo de alcançar todos os alunos e professores da rede municipal de ensino, e foi planejado pela Coordenadoria de Planejamento, com o apoio intersetorial das Coordenadorias do Ensino e da Gestão e com a consultoria do professor Alexciano de Sousa Martins, do IFCE. Através de link próprio que foi disponibilizado pela Secretaria de Educação, o questionário deverá ser respondido até o próximo dia 5 de março. Com base nos resultados coletados, com a realidade de cada escola e localidade, a prefeita Patrícia Aguiar pretende realizar os investimentos necessários para fazer frente aos desafios postos nesse período pandêmico e de ensino remoto. O Secretário de Educação, professor João álcimo Viana, salienta que “esta iniciativa integra o Programa Municipal de Educação Conectada (PMEC), lançado recentemente pela prefeita Patrícia, que prevê várias dimensões e frentes de atuação, incluindo a inclusão tecnológica, uma plataforma de videoaulas, a gestão pedagógica e a formação continuada dos professores”, explica João álcimo.
#Educação 08/02/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO AULAS DE TAUÁ INICIARÃO DE FORMA REMOTA NO PRÓXIMO DIA 9 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA) A Rede Municipal de Ensino de Tauá iniciará seu ano letivo no próximo dia 9 de fevereiro (terça-feira), em suas 43 escolas. Ao todo, são aproximadamente oito mil alunos, matriculados da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na próxima segunda-feira (dia 8), acontecerão as Conferências Inaugurais do Ano Letivo, por meio virtual, destinadas aos profissionais da educação. Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas de 2021 iniciarão de forma remota, mas a Secretaria Municipal de Educação está planejamento um conjunto de iniciativas e ferramentas tecnológicas e pedagógicas, que serão anunciadas nas próximas semanas, de modo a favorecer a atuação docente e a aprendizagem dos alunos.
#Educação 05/02/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA SERÃO REALIZADAS AS CONFERÊNCIAS INAUGURAIS DO ANO LETIVO 2021 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO. As Conferências Inaugurais do Ano Letivo 2021, tendo como tema: Refletindo Experiências, Transformando Práticas, consistirá na culminância da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Tauá, que teve início nas escolas no dia 3 de fevereiro. Trata-se do início de um ciclo de debates e formações continuadas, planejado especialmente para os profissionais da educação de Tauá, com abordagens pertinentes sobre o contexto atual, incluindo os desafios do ensino remoto. Será uma grande oportunidade para ampliar conhecimentos, com o compartilhamento de experiências, visando promover o melhor aproveitamento dos conteúdos escolares e ferramentas utilizadas. Os participantes receberão um certificado de participação do evento. PROGRAMAçãO 08/02/2021 8:00h – Abertura oficial do Ano Letivo 2021 e acolhimento dos profissionais da educação. - Drª Patrícia Aguiar (Prefeita Municipal de Tauá). - Drª Fátima Veloso (Vice-Prefeita de Tauá). 8:30h – Organização da Rede Municipal de Ensino de Tauá em 2021. - Prof. Ms. João álcimo Viana Lima (Secretário da Educação de Tauá). 9:00h – Conferência I – Os desafios da educação em tempos de pandemia. Conferencista: Prof. Dr. Thomaz Edson Veloso da Silva (Consultor educacional; Doutor em Engenharia da Teleinformática e Science, pela UFC e Universidade de Copenhagen). . 10:30h - Conferência II – A Base Nacional Comum Curricular e a construção do currículo escolar. Conferencista: Prof. Dr Valdriano Ferreira do Nascimento (Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutor em Educação pela UECE). 12:00h – Encerramento. Inscrição: Clique no link www.taua.ce.gov.br/formularioconvencoes2021 Transmissão: Tauá - Prefeitura Municipal
#Educação 15/01/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENEM 2021: PREFEITURA DE TAUÁ DISPONIBILIZARÁ TRANSPORTE PARA OS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO A Prefeitura de Tauá, em parceria com a Crede 15, disponibilizará transporte para os alunos da rede pública estadual de ensino para a prova do Enem que será realizada nos próximos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Serão nove ônibus com nove rotas á disposição dos estudantes. Todos os cuidados sanitários serão tomados para garantir a saúde dos alunos nesta época de pandemia. A organização, a definição de rotas e o credenciamento dos estudantes foram feitos pela Crede 15. AS ROTAS SãO AS SEGUINTES: ROTA 01: Santa Luzia (Trici), Santa Tereza, Santo Antônio, Massapê, e São João a Tauá; ROTA 02: Calumbi, Flores, Tapera, Lustal e Junco a Tauá; ROTA 03: Assentamento Bonifácio, Cococá, Vila Marrecas e Castelo a Tauá; ROTA 04: Missão, Cacimba do Fogo, Cajazeiras, Belo Alto, Riacho dos Cavalos e Vila Joaquim Moreira a Tauá; ROTA 05: Serra Nova, Sitio Lagoa, Ingá, São Domingos, Santana e Poço da Onça a Tauá; ROTA 06: Bom Jesus, Cachoeirinha, Altamira a Tauá; ROTA 07: Vila de Marruás, Santa Maria, Bom Nome, Conceição, Alto Vistoso, Guaribas e Açudinho a Tauá; ROTA 08: Salgado, Pau de Fogo, Palmeiras, Campo Preto, Barra dos Cândidos, Assentamento São Martins, Várzea da Serra e São Braz a Tauá; ROTA 09: Lagoa do Eufrasino, Queimadas, Riacho Verde, Vera Cruz, Açudinho e Alferes a Tauá.
#Educação 14/01/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PRORROGADA A MATRÍCULA DE ALUNOS NOVATOS E VETERANOS ATÁS O DIA 22 DE JANEIRO PRORROGADA A MATRíCULA DE ALUNOS NOVATOS E VETERANOS ATÉ O DIA 22 DE JANEIRO A Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), prorrogou até o dia 22 de janeiro a matrícula de alunos novatos e veteranos. O ano letivo de 2021 começará no início do mês de fevereiro. As matrículas incluem as séries da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e devem ser realizadas na unidade de ensino mais próxima á residência do aluno de segunda-feira a sexta-feira das 7 horas ás 11 horas e das 13 horas ás 17 horas. A SME, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, está buscando a melhor maneira de assegurara saúde dos alunos durante a pandemia e a qualidade do ensino.
#Educação 28/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: RESOLUÇÕES CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAçãO: RESOLUçõES - RESOLUçãO 09. 2012. AUTORIZAçãO TEMPORáRIA_LICENçA PROVISóRIA http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-bbf728ac5786061c2544bc600051cec4.pdf - RESOLUçãO 12. 2015. CREDENCIAMENTO, AUTORIZAçãO E RECONHECIMENTO http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-626c1a9c299ffe448c44745a29b5f9b4.pdf - RESOLUçãO 13.2018. SELEçãO DE GESTORES http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-c02eb6f376f1a1900374dca5c7bc05fe.pdf - RESOLUçãO 14.2019. EDUCAçãO INFANTIL http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-29accb848f16c24a6137de85ea920c75.pdf - RESOLUçãO 15.2019. ESCRITURAçãO ESCOLAR http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-68d7337106d3271ee9634c0074564cb3.pdf - RESOLUçãO 16.2020 CME http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-b9f22e9c4a7c0e2d7c4565e40fefafc4.pdf RESOLUçãO 16/2020 - EMENTA - Orienta a adesão Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC, através do Regime de Colaboração como documento normativo obrigatório ao longo das etapas e respectivas modalidades na Educação Básica para o Sistema Municipal de Ensino de Tauá - Ceará. https://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-cd48046bc8919bde4d58e8252ce6a395.pdf
#Educação 28/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: PARECERES CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAçãO: PARECERES - PARECER 01. 2020 CME http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-c2551dc2e58cfe9f4042d038404311e9.pdf - PARECER 04.2019. VALORIZAçãO DO MAGISTéRIO http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-9d49384b42d0d9cad7a6e9999ab5ed7e.pdf - PARECER 09.2019. REORDENAMENTO DA REDE http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-7582dec010e56e10a1d88c9f4a1b03b4.pdf - PARECER 68. 2018. CORTE ETáRIO http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-325ce897e4b6eece00198dead5c87f56.pdf PARECER 01/2020 - EMENTA - Orienta sobre o processo de atualização das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Tauá. https://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-336b8274162a4810d584855059acbef4.pdf PARECER 03 - Dispõe sobre a proposta Proposta Curricular dos Componentes Curriculares de História do Município de Tauá e História do Ceará para análise e parecer do Conselho Municipal de Educação de Tauá https://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-8df1dbbb3a1c6b8100001cae7fa9030e.pdf OFICIO PARECER 03 - https://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-fafd369557a35c3ae4768f2aa2c2e619.pdf.
#Educação 28/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ESTRUTURA DO SISTEMA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAçãO: ORGANIZAçãO DO SISTEMA - ESTRUTURA E ORGANIZAçãO DO SISTEMA DE ENSINO http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-274b6bc8f556d443ce3400160ad1516a.pdf
#Educação 28/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ESCOLAS LEGALIZADAS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAçãO: ESCOLAS LEGALIZADAS - CAA RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-f88c2ee6db64f604f8358e3d1706c001.pdf - CEI MARIA GOMES. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-3c2f62ad17b9619c09d2a8603334d4af.pdf - EEF AMâNCIO CORDEIRO JúNIOR http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-2b187c13c870412686b19ae9ea58b333.pdf - EEF JESUS MARIA JOSé. RECREDENCIAMENTO E RENOVAçãO DOS CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-b8eadfb22f3b6a444699e984f3ab78ae.pdf - EEF JOAQUIM PIMENTA. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-cf712e36acf395699b7d9e7a8e1edb1e.doc - EEF JORGE MASSILOM. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-357327c9751012cbac37f0bb7cea20c4.pdf - EEF LUIZA MARIA DA SILVA. RENOVAçãO DE CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-04f1b067ea7a8c7fa749bd94cb4ff592.pdf - EEF MARIA ALEXANDRINO. RENOVAçãO DA AUTORIZAçãO DOS CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-5866f98e4b4bdfad45ac261cf448d685.pdf - EEF MARIA DO LIVRAMENTO. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-9804bcf0084d770dade25ec1d43251ae.pdf - EEF MARIA MOTA LIMA. RENOVAçãO DOS CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-de5461d323cbffc2c2e898239092647f.pdf - EEF TEREZA ARAGãO SERRA. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-c4e37c8b6030733ddc5e70779dca6065.pdf - EEI áUREA JATAí MOTA. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-9b95a5be19fd461c313e3e3c8b551787.doc - EEI JOãO FIRMINO DE ARAúJO. RENOVAçãO DE CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-8f0854676d5f786daad73f022dea1dc4.doc - EEI MARIA CELESTE. RECREDENCIAMENTO E RENOVAçãO DOS CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-d160af6e2cb582c1309625c6ffc1751d.pdf - EEI SEBASTIãO CéSAR RêGO. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-29823bb167142bc0bd3cab62a3a527d6.doc - EEI SOSSEGO DA MAMãE. RECREDENCIAMENTO E RENOVAçãO DOS CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-77a32e1c6241d9e18cf8298498c76b5c.pdf - EEIF CANTINHO DO SABER. RECREDENCIAMENTO E AUTORIZAçãO DOS CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-69bbed9942e0de0017746fa6d8346344.pdf - EEIF ELIZEU MENESES DA COSTA. CREDENCIAMENTO E RECONHECIMENTO DE CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-e36c52881e4b721090fa614ba53ff756.doc - EEIF ENéIAS ALVES MOTA. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-ab3c8b454969b86d06cf870d2337325c.doc - EEIF FRANCISCO FERREIRA DE SOUSA. CREDENCIAMENTO E RECONHECIMENTO DE CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-bb6fe37c5e416c653fa01882229c2a41.doc - EEIF FRANCISCO MIGUEL DOS SANTOS. RENOVAçãO DO CREDENCIAMENTO E CURSOS http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-81d97ae5a824b5465444998e584c0075.pdf LINK GERAL: http://www.taua.ce.gov.br/documentos&pageID=1
#Educação 28/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: CIRCULARES CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAçãO: CIRCULARES - CóPIA DE CIRCULAR 01. 2019 http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-0da2d98c5fde7e95ce03e47504a7c8c8.txt - CóPIA DE CIRCULAR 02.2019. PDF http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-01289b2fa9f06eded4bb942431993cc1.pdf - CóPIA DE CIRCULAR 03. 2019 http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-3180577370dd30ee986790a4f04d373b.txt - CóPIA DE CIRCULAR 04. 2019 http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-6af26c3b79b4d1f3a2bf3cd3022c1986.txt CóPIA DE CIRCULAR 05. 2019 http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-2e68710ac35482b90093c44c47fcd89b.txt Obs: Clique em ACESSE, na segunda aba clique no link do documento.
#Educação 28/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: CERTIDÕES CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAçãO: CERTIDõES 2020 - CERTIDãO DE PUBLICAçãO DA RESOLUçãO 15.2019 http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-5a3ab3b68678a3bfacafbe56cb6de8b6.pdf 2020 - CERTIDãO DE PUBLICAçãO. PARECER 04.2019 http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-ae825a377f9351858e97ae22b0cfcdea.pdf 2020 - CERTIDãO DE PUBLICAçãO. RESOLUçãO 14.2019 PDF http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-d581e436bb04fbcbe2119e54d723bb97.pdf 2020 - CERTIDãO. NORMATIVAS. DCRC http://www.taua.ce.gov.br/legislacao/2020/file-12cf6ef95058383995791e250fec1f06.txt
#Covid 19/03/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUSPENSÃO DE AULAS NÃO ÁS FERIAS: MEDIDAS PREVENTIVAS NO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS A Prefeitura de Tauá orienta a população sobre as medidas que estão sendo tomadas para a prevenção e combate ao novo CoronaVirus (Covid-19). Uma dessas medidas é esclarecer aos pais ou responsáveis que a suspensão das aulas não é férias, e que evitem locais com aglomeração de pessoas. Os educadores também estão sendo orientados a não tomarem medidas isoladas e a seguirem as orientações determinadas pelo Decretoº 0317001/2020 de 17 de março de 2020, do Governo do Estado. Com o proposito de evitar aglomerações e prevenir a disseminação do CoronaVirus. Fique atento as orientações das autoridades em relação ao combate ao CoronaVirus. SUSPENSãO DE AULAS NãO é FéRIAS. Prefeitura Municipal de Tauá
www.taua.ce.gov.br
Emitido dia 18/04/2024 às 08:33:15