CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Mulher 03/08/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ REALIZA REUNIÃO PARA FOMENTAR O EMPREENDEDORISMO FEMININO

No último dia 02 de agosto, a Prefeitura de Tauá promoveu uma significativa reunião com o objetivo de discutir e incentivar o Empreendedorismo Feminino no município. A reunião contou com líderes da gestão municipal, Secretaria de Agricultura, Secretaria da Mulher, Fundação de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, ASCOCI, Associação de Queijo de Leite de Cabra, ACET e representante da CMECs.

A reunião foi idealizada com o intuito de destacar a importância do papel da mulher no cenário empreendedor e impulsionar o protagonismo feminino no setor da agro economia local. Além disso, buscou-se criar um espaço de troca de experiências e conhecimentos, de modo a fortalecer a rede de apoio às empreendedoras e incentivar o surgimento de novos negócios.

A reunião sobre Empreendedorismo Feminino em Tauá representou um importante passo para estimular a participação ativa das mulheres no cenário econômico local, criando oportunidades para o crescimento pessoal e profissional e contribuindo para o fortalecimento da economia da cidade.

A Prefeitura de Tauá reafirma o compromisso de continuar promovendo ações e eventos que estimulem o empreendedorismo feminino, visando uma sociedade mais inclusiva, inovadora e próspera para todos os munícipes.

#Mulher 07/03/2023 GABINETE DA PREFEITA PROTEÇÃO À MULHER: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ALINHA AÇÕES DE PROTEÇÃO JUNTO AO JUDICIÁRIO

A prefeita, Patrícia Aguiar, recebeu a juíza do Fórum de Tauá, Carliete Palácio, na tarde desta terça-feira (07/03), para falar sobre ações que possam fortalecer a proteção de mulheres.

A reunião contou com representantes da Secretaria da mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Proteção Social, Procuradoria Geral, Secretaria de Segurança e Patrulha da Mulher. Todos esses setores fazem parte da rede de acolhimento e trabalho direto com o público feminino, que sofrem violência e estão em estado de vulnerabilidade.

O objetivo desta reunião é fortalecer políticas e ações que colaboram para proteger e assistir as mulheres tauaenses, que passam por situações de violência e estão em estado de vulnerabilidade.

#Mulher 27/04/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS DA MULHER, JUVENTUDE, IDOSO, DROGAS E FAMÍLIA SEGUNDA EDIÇÃO DA FEIRA DA MULHER EMPREENDEDORA DE TAUÁ ACONTECE NESTA QUIANTA (28)

Um sucesso em sua primeira edição, a Feira da Mulher Empreendedora de Tauá será realizada nesta quinta-feira (28), na praça Capitão Citó, a partir das 17h. Trazendo mulheres de diversos setores mercadológicos para exposição de produtos e serviços.

A primeira edição aconteceu na última quinta-feira de março (31/03), e ganhou a atenção da população tauaense, que participou de forma assídua durante todo o período de exposição. Reunindo empreendedoras do ramo alimentício, do artesanato, beleza, vestuário e diversas áreas.

A Feira tem como objetivo fomentar, fortalecer e promover as mulheres empreendedoras ou que desejam empreender no município de Tauá. Além, de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais.

Essa é mais uma ação realizada pelo Município de Tauá, através da Secretaria de Politicas da Mulher, Juventude, Idoso, Drogas e Família.

#Mulher 29/03/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS DA MULHER, JUVENTUDE, IDOSO, DROGAS E FAMÍLIA 1° FEIRA DA MULHER EMPREENDEDORA ACONTECE EM TAUÁ NESTA QUINTA-FEIRA (31)

O Munícipio de Tauá realiza, através da Secretaria Semujidf, a Primeira Feira da Mulher Empreendedora de Tauá. Que irá acontecer nesta quinta-feira (31/03), na Praça Capitão Citó, a partir das 17h. O evento deseja garantir um espaço propicio para que as empreendedoras tauaenses possam criar conexões de mercado.

A Feira tem como objetivo fomentar, fortalecer e promover as mulheres empreendedoras ou que desejam empreender no município de Tauá. Além, de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais.

Nesta perspectiva, a ação tem foco em três objetivos estratégicos: Promover feiras de negócios para exposição de produtos de mulheres tauaenses, apresentação de atrações artísticas para mobilização de público e também o acesso ao mercado através de rodadas de negócios.

A ação reunirá mulheres empreendedoras do munícipio, para exposição de seus trabalhos e ações. Representantes do ramo de alimentação, vestuário, beleza e produtos artesanais estarão presentes.

#Mulher 08/03/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS DA MULHER, JUVENTUDE, IDOSO, DROGAS E FAMÍLIA 8 DE MARÇO: VÁRIAS AÇÕES FORAM REALIZADAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES EM TAUÁ Uma terça-feira recheada de várias homenagens a mulher tauaense.
#Mulher 07/03/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS DA MULHER, JUVENTUDE, IDOSO, DROGAS E FAMÍLIA MUNICÍPIO DE TAUÁ REALIZA AÇÕES EM ALUSÃO AO DIA DA MULHER Semujidf promoverá ações em repartições públicas e na rua e avenidas da cidade, fazendo uma homenagem as mulheres do município.
#Mulher 24/08/2021 SECRETARIA DE POLÍTICAS DA MULHER, JUVENTUDE, IDOSO, DROGAS E FAMÍLIA AGOSTO LILÁS: MORADORES DO BAIRRO COLIBRIS PARTICIPAM DE ATIVIDADES PELO FIM DA VIOLENCIA CONTRA AS MULHERES Em alusão ao mês nacional de enfrentamento á violência contra mulher (Agosto Lilás) a Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Secretaria de Políticas da Mulher, Juventude, Idoso, Drogas e Família - SemujiDf programou uma Jornada e atividades que em torno do debate pelo fim da violência contra mulheres. A Jornada Lilás é um programa de mobilização social que percorre bairros de nossa cidade com objetivo de envolver todos e todas numa ampla campanha, pelo fim da violência contra mulher, por mais igualdade e justiça social. A jornada conta com palestras, rodas de conversa, oficinas, blitzes educativas, capacitações, panfletagens, visitas, apresentações artísticas e muito mais. Nesta segunda-feira, 23 de agosto, foi o momento dos moradores do Bairro Coloibris, paraticiparem desta programação. Caminharemos juntos em um percurso que se propõe a nos fazer pensar uma cidade mais igualitária e livre de violências contra mulheres. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Mulher 07/08/2021 SECRETARIA DE POLÍTICAS DA MULHER, JUVENTUDE, IDOSO, DROGAS E FAMÍLIA CAMPANHA JORNADA LILÁS: DIA 07 DE AGOSTO - ANIVERSÁRIO DA LEI MARIA DA PENHA Em homenagem a Lei, a Prefeitura de Tauá realiza por meio da Secretaria de Políticas da Mulher, Juventude, Idoso, Drogas e Família - SEMUJIDF a campanha JORNADA LILáS, que tem o objetivo de promover a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Muitas vítimas ainda têm dificuldades de identificar que estão vivendo um relacionamento abusivo ou desconhecem que determinada conduta é considerada crime. Daí a importância da conscientização sobre o tema. A Lei Maria da Penha prevê 5 tipos de violência doméstica e familiar. Saiba identificá-las! •Violência Física: é toda conduta que coloque em risco a integridade física ou saúde corporal da mulher. Ex: Causar ferimentos com armas de fogo, objetos cortantes ou perfurantes; Atirar objetos contra a vítima; Estrangular ou sufocar; Causar queimaduras, Torturar e Espancar. •Violência Psicológica: São condutas que causam danos emocionais e diminuição da autoestima da mulher, ou que controle suas ações, comportamentos, crenças e decisões. Ex: Ameaçar; Constranger; Humilhar; Ridicularizar; Proibir de estudar ou de viajar com amigos e familiares; Vigiar e perseguir; Chantagear; Distorcer fatos para deixar a vítima em dúvida sobre sua memória, percepção e sanidade mental. •Violência Sexual: São condutas que obrigue a mulher a presenciar, manter ou participar de atos sexuais não desejados, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso de força. Ex: Estuprar; Forçar atos sexuais que causam desconforto á mulher; Limitar ou anular os direitos sexuais e reprodutivos da mulher; Forçar gravidez, aborto ou prostituição; Impedir uso de contraceptivos. •Violência Moral: é toda conduta que configure calúnia, injúria ou difamação. Ex: Acusar de traição; Desvalorizar a mulher em razão do seu jeito de vestir; xingamentos que abale a índole da mulher. •Violência Patrimonial: é a retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos. Ex: controlar o dinheiro; deixar de pagar pensão alimentícia; Destruir objetos; extorquir ou causar danos materiais, etc. Confira a PROGRAMAçãO DA CAMPANHA JORNADA LILáS! NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Mulher 14/06/2021 SECRETARIA DE POLÍTICAS DA MULHER, JUVENTUDE, IDOSO, DROGAS E FAMÍLIA TAUÁ REALIZA COM SUCESSO A SUA PRIMEIRA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Realizada com sucesso a 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Tauá, foram dois dias (10 e 11 de junho) de intensas discursões sobre as garantias e avanços de direitos das mulheres: democracia, respeito, diversidade e autonomia. A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pela Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Secretaria de Mulher, Juventude, Idoso, Drogas e Família – Semujidf. No dia 10 de junho a Conferência contou em sua abertura com a palestra da Sra. Denise Moreira de Aguiar, Secretária Executiva Estadual de Politicas Públicas para as Mulheres -SPS - Ceará e Presidenta do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM, que de forma emocionante fez um relato das garantias conquistadas no decorrer da história pelas mulheres, para um público atento nas redes sociais e nas salas virtuais. No dia 11 de junho foram realizadas as Plenárias de forma virtual, onde os eixos temáticos foram discutidos, as participantes inscritas foram encaminhadas para debate e deliberação em três grupos de trabalho sendo que, cada grupo debateu e propôs em cima de um eixo temático específico. Ao fim dos trabalhos, as propostas foram submetidas á plenária de modo que as inscritas pudessem definir um conjunto de propostas a serem inseridas no plano municipal de politicas publicas, além de outras que serão encaminhadas paras conferências em âmbito estadual e federal. Alguns pontos se destacaram nos debates: empregabilidade, saúde da mulher, geração de renda, combate a violência, respeito á diversidade foram questões de ordem. Dentre as propostas aprovadas com destaque, encontramos as seguintes: - A construção de políticas de incentivo fiscal vinculado á programas de empregabilidade do público feminino; - A promoção de campanhas de publicidade (marketing institucional) para divulgar ações de apoio á mulher que já estão em andamento; - A implementação de centro de referência em atendimento á mulher (saúde e assistência psicossocial); - A implantação de casa de apoio a mulheres vítimas de violência; - Criação de programas de formação profissional para inserir mulheres no mercado de trabalho, além de outras. O evento promoveu ainda, a eleição de quatro delegadas que irão compor comitiva municipal de mulheres a representar as propostas deste município na conferência estadual. a relação de delegadas conta um representante do poder publico municipal e três representantes da sociedade civil organizada. Delegadas eleitas: Euday Tomé Nobre Ferreira (representante do poder público); Hosana Rodrigues Pereira Durate (representando a sociedade civil); Claudenira Cavalcante Melo (representando a sociedade civil); Leticia Kelly Jurema Barbosa (representando a sociedade civil). Nos próximos dias, a equipe da Semujidf irá trabalhar para compilar todas as propostas e fazer os encaminhamentos necessários para elaborar e publicar o Plano Municipal de Políticas para Mulheres. Os trabalhos dessa I Conferência Municipal de Mulheres foram fundamentais para se construir diretrizes seguras para elaboração desse documento. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
www.taua.ce.gov.br
Emitido dia 29/03/2024 às 12:49:53